segunda-feira, 6 de outubro de 2014

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (64)


QUEM SERIAM OS CARVANISTAS DE BAURU - NÃO SE PREOCUPE, NADA VAI DAR CERTO!

Antes de desligar meu computador e dar uma espairecida, queria escrever uma coisinha. Senti muito a perda ontem do HUGO CARVANA. Toda vez que o vejo relembro de cara do seu filme, “Vai trabalhar vagabundo”, um épico dentro do cinema brasileiro. Impossível não ver nele figuras como Antonio Pedro, Paulo Betti, Maurício do Valle, Tonico Pereira, Wilson Grey (o ator que mais participou de filmes no Brasil nos anos 70 ao começo dos 90) e Paulo Cesar Pereio. Acho até que todos eles são meio que irmãos no meio cinematográfico. Carvana encarna algo de uma geração diferenciada, uma malemolência vivenciada nas ruas, boêmia explícita e declarada. Quando um cara assim vai embora eu adoeço assim do nada. Quando o via com seus problemas de saúde, ele e todos os dessa lista que ainda estão tentando sobreviver, acabo me colocando na mesma situação que eles, dores aqui e ali, causadas pelas intempéries todas de uma vida meio desregulada. Está faltando gente desregulada nesse mundo, gente vivendo marginalmente, não só os que fingem viver assim, mas os que vivem de fato, gostam disso e retratam isso nas suas ações. Carvana foi grande no que fez. Olho para Bauru hoje e vejo tão poucos com essa característica. Assim de bate pronto, tento lembrar alguns na Bauru de hoje: Silvio Selva, Paulo Neves, Sivaldo Camargo, Marcos Comunista Paulo, José Laranjeira, Emiliano... Quem mais mesmo? Ajudem a lembrar mais nomes de carvanistas juramentados por essas bandas..
.
ESSE É O MEU SENADOR E ME REPRESENTA MUITO BEM. Imagina que teremos outro senador cantando BOB DYLAN tão bem e tão atuante. Fiquei sabendo que dentro do partido queriam que ele respondesse aos ataques de Serra e do Kassab, que usasse das mesmas armas agressivas contra os adversários e ele em nenhum momento aceitou. Preferiu manter a sua campanha dentro da maior lisura possível. Só com propostas. Como deixar de gostar de um sujeito assim? Trocá-lo por Serra é pura sacanagem depaulista quatrocentão e ressentido. VIVA SUPLICY!!!
https://www.youtube.com/watch?v=s6ZokrJyRwc&feature=youtu.be


O MEU MODO DE "CARVANALIZAR" MINHAS RELAÇÕES...
Escrevi um curto texto ontem antes de desligar essa máquina de fazer doido e ir ler um pouco antes de nanar. O resultado das eleições ainda estava entalado na garganta e escrevi sobre o que achava da morte do HUGO CARVANA. Quero continuar. Só mais um pouco. Sei que o Carvana enquanto pessoa humana pode ter deixado a desejar em alguns momentos. Mas quem é tão perfeito assim?, pergunto eu. Ninguém, respondo. Quero distância dos perfeitos, pois diante de um mundo cada vez mais nebuloso, votando cada vez mais tendo em vista dogmas e preconceitos, opção declarada e escancarada pelo lado mais conservador, privilegiando a propriedade privada e seus asseclas ao invés de uma vida livre, leve e solta, quero mais é “carvanalizar” minha vida. O que quis dizer com isso? Nem eu sei ao certo. Sei é que prefiro continuar andando pelas vicinais, fugindo dos pedágios, bebendo em botequins imundos, andando com gente suspeita, devendo na praça, fugindo dos credores, desdizendo dos poderosos de plantão, abominando as convenções, repudiando os clubes de serviço, protelando andar na linha, regateando com os donos da verdade, latindo para as vaquinhas de presépio, ironizando com o convencionalmente aceito pela maioria, digladiando com o stabelichiment e assim por diante.
A geração pela qual Carnava fez parte tinha um pouco disso (e todos estão morrendo) e me espelhei em muito do que fizeram para tocar meu barco. Entre erros e acertos, quem mais erra no frigir dos ovos é o merecedor dos meus efusivos aplausos. E mais, confesso: Estarei de pavio mais curto nessa baboseira que virá pela frente nesses dias de segundo turno. Veio com algo babão, repetitivo (insoso, inodoro e insípido), perderei logo a paciência, pois ela já ultrapassou os limites do tolerável. No mais eu até deixo passar a mão na minha bunda, mas desde que com muita licenciosidade e sem discursinho babo ovo. Acho que nem eu sei direito o que quis dizer com tudo isso, mas dito está e assim será publicado.

No avatar abaixo, a reprodução de uma antiga foto minha, dos meus 13 anos, mostrando a língua para o mundo, montagem feita pela também "carvanista" Tatiana Calmon:

6 comentários:

Anônimo disse...

A MILITÂNCIA QUE SE FOI

Hoje após mais um período passado das eleições burguesas, encontro pelas ruas algumas pessoas que me questionaram dos motivos que levaram ao rompimento e deixar a militância do PT.

Primeiro que foi o PT que ao se igualar aos demais rompeu com sua histórica militância, os bons quadros que havia se dissiparam, é preciso entender o que aconteceu e acontece para não se perder numa análise rasa e sectária. Vamos olhar para o estado de SP, leio de um petista dizendo que este é o estado mais conservador da nação e que as oligarquias desde a constitucionalíssima de 32 vem querendo dominar o estado, um grande equívoco e apenas um olhar de torcedor de arquibancada.

Conservador, todo o país é, afinal nenhum lugar demonstra uma reação contra a ordem capitalista, e São Paulo é berço histórico do grande movimento sindical, das grandes greves, do surgimento do outrora partido das massas, mas como explicar a sova que o partido levou no chamado cinturão vermelho de SP, no ABC e nas áreas como Campo Limpo e periferias antes tomadas pela estrela vermelha??

O principal problema foi o rompimento do PT com essa base, essa gente que era o pilar de sustentação, o PT se aproximou das oligarquias e se afastou totalmente da base dos movimentos, ele tem as direções nas mãos para massa de manobra, mas como sempre digo, não confundam o movimento com o indivíduo, veja no caso dos campesinos sem terra, o Stédile é um safado, ganha muito dinheiro e faz o meio campo entre governo e movimento, proibiram as invasões de terras e hoje vemos uma imensidão de campesinos em beiras de estrada esperando sabe-se quando o assentamento, a reforma agrária desacelerou brutalmente depois disso. Recentemente na ocupação dos sem teto em SP, o prefeito petista Haddad preferiu ficar ao lado da polícia, prefeito este que meses atrás estava em Paris tomando café com o tucano Geraldo Alckimin.

O partido retirou de sua pauta questões fundamentais para a sociedade como a descriminalização das drogas, o aborto, questões trabalhistas, previdenciária, tributária, coisas que sempre pontuaram os programas do PT e hoje não existe um programa de nação, somente um projeto de eleição como nos outros partidos onde não vemos os candidatos e sim personagens criados pelos publicitários, ninguém que vejo nesse meio está apto para pensar tão profundamente questões sérias para este país, a militância se foi e ficou uma micareta, essa "flaflumização" do debate trouxe um retrocesso nas ideias, aliás elas deixaram de existir, quem conseguir passar a maior rasteira vence, vejo muita superficialidade nos discursos dos torcedores de partidos que se tentar aprofundar o tema simplesmente não sabem, não sabem por puro afastamento do conhecimento e bom senso, no caso petista também desconhecimento do idealismo que leva a bizarras incoerências.

Basta ver que pessoas do naipe do sociólogo Chico de Oliveira, cada vez mais raras, pularam fora do barco petista, e não é defender o partido ao qual ele entrou o Psol, pois este vai acabar fazendo o mesmo caminho do PT, mas reparem que mesmo com tempo e estrutura desproporcional, tem aumentado sua representatividade a cada eleição, justamente por colocar em pauta coisas que o PT fazia, o PT com a tal carta aos brasileiros, onde se colocou ao lado da política econômica vigente e rompeu com seus princípios, iniciou ali seu calvário, continuou com superávit primário, bolsa banqueiro, bolsa empreiteiro, inventou um Marco Feliciano na comissão de DH, trouxe os fundamentalistas evangélicos para perto do governo, dentre outras aberrações, o campo majoritário está tomado por corruptos, e nutridos de uma arrogância sem igual, incapazes de enxergarem as cagadas, perderam sua maior base na região onde nasceu a luta do partido. Fora lançar candidatos que nunca tiveram a cara do partido e as seguidas lambanças em SP do Haddad, principalmente na mobilidade urbana, dispensa comentários.



CONTINUA...

Anônimo disse...

CONTINUAÇÃO...
As pessoas precisam entender que verdadeiros comunistas jamais apoiarão este tipo de conduta traíra e tacanha que o PT tomou para si, choram hoje também a derrota do Suplicy, mas não choraram quando este recebeu a bonequinha imperialista Yoani Sanchez e atacou o governo cubano, depois não sabem o motivo de perderem tantos militantes, e um adendo ao Suplicy, fico só preocupado quando ele diz que agora sem mandato vai cantar mais, espero que não, porque aquela atrocidade que ele faz com a clássica música Blowing in the Wind do mestre Bob Dylan ninguém merece, desafinado e totalmente fora do ritmo, exatamente o que ele e o partido tem feito com a ideologia, desafinaram e saíram do ritmo.

As pessoas precisam entender que verdadeiros comunistas jamais apoiarão este tipo de conduta traíra e tacanha que o PT tomou para si, choram hoje também a derrota do Suplicy, mas não choraram quando este recebeu a bonequinha imperialista Yoani Sanchez e atacou o governo cubano, depois não sabem o motivo de perderem tantos militantes, e um adendo ao Suplicy, fico só preocupado quando ele diz que agora sem mandato vai cantar mais, espero que não, porque aquela atrocidade que ele faz com a clássica música Blowing in the Wind do mestre Bob Dylan ninguém merece, desafinado e totalmente fora do ritmo, exatamente o que ele e o partido tem feito com a ideologia, desafinaram e saíram do ritmo.

Mas aí alguém pode perguntar, mas como continua em SP um governo que sucateou as universidades, que falta água, o transporte é um caos, a saúde e tudo o mais?? Aí que é preciso ir na base para entender, primeiro que as massas, o povão, não compreende as atribuições de cada governo, o estadual fica entre os governos municipais e federal, no que tange a infra-estrutura, o cidadão olha primeiro para a prefeitura e na parte financeira olha para o federal, são os dois mais expostos aos olhares críticos do povo, o estadual fica ali escondidinho entre dois e aparece mesmo na hora de colher os louros com obras luxuosas que enganam mas não resolvem a vida das pessoas e os programas assistencialistas do estado de SP que também iludem bem as pessoas. Diante disso, o PT se fosse aquele velho partido, não só teria a sua base do cinturão vermelho, como conseguiria levar para as pessoas programas pontuais para debater coisas tão vitais no cotidiano do sofrido trabalhador, mas não tem como fazer isso diante deste quadro atual, e muitas questões foram abordadas de forma pífia pelo PT no estado, as pessoas que convivem com as mazelas do dia a dia percebem o desconhecimento de quem discursa sobre um específico tema, quando este se mostra inocente e fora da realidade. O PT acabou dando espaço até para uma cobra como o Skaf, e na sua corrupção e arrogância de seus torcedores e micaretas, não enxergam isso, é mais fácil culpar sempre os outros e ofendê-los. Mesmo alguns resistentes dentro do partido, que não apoiam este tipo de rumo tomado pelo partido, se enroscam em clichês que não colam nas pessoas, não estão sabendo tocar em pontos fundamentais para entrarem nos cidadãos, chega a ser infantil demais esses repetitivos e manjados clichês, uma reflexão e auto-crítica é urgente e necessária, pois os trabalhadores assim como a velha militância estão rompendo ano após ano com o partido, e o Brasil vai afundar totalmente se algo novo não surgir.

CONTINUA...

Anônimo disse...

CONTINUAÇÃO...

Vejam o exemplo de Chiapas no México, a EZLN é o movimento que mais cresce no mundo, pessoas de várias partes do planeta viajam ao México para colaborar com os zapatistas, um grupo que mostrou-se para o mundo em Janeiro de 1994 em meio a ascensão neoliberal, quando todos achavam que estas lutas estavam derrotadas, mas isso foi possível porque seus líderes entenderam e aproximaram das bases populares e nenhum discursa em cima de clichês, todas as suas falas são bem fundamentadas em pontos de extrema importância para os rumos da vida daquele sofrido povo mexicano, assim como nas selvas da Colômbia e países que ainda respiram o comunismo. O Brasil perdeu a chance de aproveitar a chegada do Chávez na Venezuela, a América do Sul só poderá ser impulsionada à esquerda se o Brasil, o maior país do continente sul-americano, o fizer, mas perdeu o bonde da história, não por atraso, mas por pura safadeza mesmo.

Já acampei na frente do antigo Banespa contra sua privatização, já gritei em assentamentos, briguei muito nas ruas, tenho bagagem e idealismo suficiente para ver o que fizeram, se muitos ainda querem viver na mentira e dar rasas justificativas para o injustificável, que continuem negligenciando a razão, mas ao menos assumam que abraçaram o lado do capital, o qual o PT se entregou com gosto.



"Pioneiros para o Comunismo, seremos como Che Guevara"

"Comandante, Ordem!
ordem sobre esta terra,
nós faremos guerra,
se o imperialismo vier"

"Ódio e Morte para o Imperialismo Norte Americano!"
Hasta La Victoria Siempre

Camarada Insurgente Marcos Galeano "Stalin III"
Comunismo em Ação - A RETOMADA

Mafuá do HPA disse...

comentários da militância que se foi via facebook:

7 de outubro às 14:24 · Descurtir · 1

Renato Secco · Amigo de Marta Caputo e outras 10 pessoas
então devemos abandonar a luta e se entregar ao psdb?
7 de outubro às 14:37 · Curtir · 2

Jorge Antonio Soriano Moura Claro que não Renato Secco é apenas uma constatação da intolerancia na disputa, mas ainda assim temos o melhor projeto para o Brasil e vamos lutar para que ele permaneça em curso! abs
7 de outubro às 15:18 · Curtir · 2

Adriano Coelho Hernandes burguesa é a Dilma q nasceu em berço de ouro e hj torra milhões no cartão corporativo ... Dilma pro incrivel q pareça, gasta mais q a rainha da Inglaterra.
7 de outubro às 15:45

Pedro Pomar Prezado Henrique Perazzi de Aquino, este texto do seu amigo é muito desqualificado e superficial. Não posso aceitar coisas do tipo "o Stédile é um safado" ou "[o PT] inventou um Feliciano na Comissão de DH" e coisas quetais.
7 de outubro às 16:57 · Descurtir · 3

Marcia Nuriah Hum...olha se o problema foi esse distanciamento do PT das bases e do seu projeto original pq esse povo votou logo no psdb??? Pois eu digo: numa democracia cada povo tem o governo que merece. E pobres dos pensantes...
7 de outubro às 17:40 · Curtir · 1

Adriano Coelho Hernandes Psdb hj tem uma politica ecomica seria, bem diferente da farra do lulopetismo, qq dona de casa sabe o que isto significa
7 de outubro às 17:48 · 1

Renato Secco · Amigo de Marta Caputo e outras 10 pessoas
a politica de mão de vaca de fechar a torneira e cobrar o msm imposto essa é beleza de ´politica economica do psdb
7 de outubro às 17:59 · Curtir · 1

Marcia Nuriah Entao pq perdeu em MG??
7 de outubro às 18:02 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino É claro que o texto do Marcão não é definitivo, nada o é. As pisadas na bola o Pomar já citou, mas em nenhum momento alguém em são consciência aceitaria deixar a luta e se apegar a algo tão nefasto como o programa tucano. Ir com aqueles é sinal de aceitar o neoliberalismo como solução e sabemos que ele é o fim de tudo o que sonhamos. Corrigir as falhas, união na reta final e construir a vitória, para na sequencia rediscutir o país que queremos, mas sempre adelante e nunca recuando ou retrocedendo. Não existe outra via para quem acredita realmente num país livre e soberano, é com Dilma.
7 de outubro às 18:25 · Curtir · 1

continua...

Mafuá do HPA disse...

comentários da militância que se foi via facebook:

7 de outubro às 14:24 · Descurtir · 1

Renato Secco · Amigo de Marta Caputo e outras 10 pessoas
então devemos abandonar a luta e se entregar ao psdb?
7 de outubro às 14:37 · Curtir · 2

Jorge Antonio Soriano Moura Claro que não Renato Secco é apenas uma constatação da intolerancia na disputa, mas ainda assim temos o melhor projeto para o Brasil e vamos lutar para que ele permaneça em curso! abs
7 de outubro às 15:18 · Curtir · 2

Adriano Coelho Hernandes burguesa é a Dilma q nasceu em berço de ouro e hj torra milhões no cartão corporativo ... Dilma pro incrivel q pareça, gasta mais q a rainha da Inglaterra.
7 de outubro às 15:45

Pedro Pomar Prezado Henrique Perazzi de Aquino, este texto do seu amigo é muito desqualificado e superficial. Não posso aceitar coisas do tipo "o Stédile é um safado" ou "[o PT] inventou um Feliciano na Comissão de DH" e coisas quetais.
7 de outubro às 16:57 · Descurtir · 3

Marcia Nuriah Hum...olha se o problema foi esse distanciamento do PT das bases e do seu projeto original pq esse povo votou logo no psdb??? Pois eu digo: numa democracia cada povo tem o governo que merece. E pobres dos pensantes...
7 de outubro às 17:40 · Curtir · 1

Adriano Coelho Hernandes Psdb hj tem uma politica ecomica seria, bem diferente da farra do lulopetismo, qq dona de casa sabe o que isto significa
7 de outubro às 17:48 · 1

Renato Secco · Amigo de Marta Caputo e outras 10 pessoas
a politica de mão de vaca de fechar a torneira e cobrar o msm imposto essa é beleza de ´politica economica do psdb
7 de outubro às 17:59 · Curtir · 1

Marcia Nuriah Entao pq perdeu em MG??
7 de outubro às 18:02 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino É claro que o texto do Marcão não é definitivo, nada o é. As pisadas na bola o Pomar já citou, mas em nenhum momento alguém em são consciência aceitaria deixar a luta e se apegar a algo tão nefasto como o programa tucano. Ir com aqueles é sinal de aceitar o neoliberalismo como solução e sabemos que ele é o fim de tudo o que sonhamos. Corrigir as falhas, união na reta final e construir a vitória, para na sequencia rediscutir o país que queremos, mas sempre adelante e nunca recuando ou retrocedendo. Não existe outra via para quem acredita realmente num país livre e soberano, é com Dilma.
7 de outubro às 18:25 · Curtir · 1

continua...

Mafuá do HPA disse...

continuação...

Almir Ribeiro https://www.facebook.com/photo.php?fbid=778885735501475&set=a.104857472904308.3149.100001401665199&type=1&theater
Você que justificou as concessões ao agronegócio, aos banqueiros, aos fundamentalistas em nome da governabilidade.
Você que faz de conta que não está em curso um verdadeiro massacre da população indígena.
Você que não notou a paralisia da reforma agrária.
Você que chamou de 'coxinhas', 'fascistas', os manifestantes de junho.
Você que chamou de "esquerda que a direita gosta" as organizações de esquerda que não temeram as ruas de junho.
Você que aplaudiu os 10% para educação, fazendo vista grossa ao fato que boa parte de dinheiro será para sustentar os lucros dos empresários da educação.
Você que acha que as políticas (ou ausência delas) do governo federal nada tem a ver com a criminalização dos movimentos sociais, ao massacre cotidiano da população jovem, pobre e negra.
Você que consegue realmente ver a diferença entre 'concessão' e 'privatização', inclusive do pré-sal.
Você que acha mesmo que o engavetamento das medidas que facilitariam o aborto pelo SUS foi devido a um 'erro técnico'.
Você que acha que é justificável vetar o kit "Escola sem Homofobia" porque seria "propaganda de opção sexual".
Você que chorou junto com o hino na 'Copa das Copas', mesmo tendo se esquecido dela nas eleições...

Não me pergunte por que a direita cresce.
Ela cresce por ti.
Almir Ribeiro
Você que justificou as concessões ao agronegócio, aos banqueiros, aos fundamentalistas em nome da governabilidade.
Você que faz de conta que não está em curso u...
Ver mais
7 de outubro às 18:33 · Curtir · 1 · Remover visualização

Severino Leite Diniz Diniz em parte esta analise está correta no entanto comete uma grande injustiça ao classicar o camarada estedeli como um safado ele é uma grande liderança e o mst não é um movimento que nasceu com ideais militarista que pregue a luta armada nunca convocou o ...Ver mais
8 de outubro às 07:36 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Concordo com sua análise padre Severino Leite Diniz Diniz. Escreves com conhecimento de causa, Promissão é um exemplo vivo de como a reforma agrária é algo mais do que ncessário, justo e sadio para nossa insipida democracia. Trasmito isso ao e o que Pedro Pomar disse ao tal do Marcos Paulo.
8 de outubro às 07:49 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Marcos respondeu a alguns ataques após publicação do texto, eis abaixo sua resposta (ele não possui facebook): "Alguns trechos extraídos dos emails em resposta ao meu último escrito, depois farei uma observação disso tudo.

"Quem é vc pra falar do pt?"...Ver mais
8 de outubro às 07:50 · Curtir