terça-feira, 21 de outubro de 2014

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (65)


O FACE, FRIDA, SIVALDO, ARILTON E A CIA ESTÁVEL DE DANÇA SURFANDO NISSO TUDO

Eu sou um desses caras que tem rodinhas nos pés. Rueiro por natureza, gosto mesmo é de colocar o bloco na rua. E ontem, segunda, 20/10 não foi diferente. Não tinha mesmo como permanecer quietinho lá no recesso do lar, pois lá no Teatro Municipal estava acontecendo a abertura do 3º FESTIVAL DE ARTES CÊNICAS DE BAURU, o já popular FACE (www.facebauru.art.br), que de ontem até dia 26 (o dia da eleição), movimenta essa modorrenta cidade com apresentações variadas, teatro, dança, música, literatura, performance e muito mais. São sete dias de uma bagunça generalizada na cidade, algo para fazer com que tiremos a bunda da poltrona e circulemos mais e mais pelos cantos mais diferenciados (e sórdidos) dessa cidade. Na abertura de ontem, a possibilidade de assistir, segundo meu ponto de vista, o melhor espetáculo do ano na cidade, FRIDA, da Cia Estável de Dança.

Primeiro escrevo sobre o sujeito por detrás desse maravilhamento que é a Cia Estável de Dança, capitaneada e comandada pelo competente amigo SIVALDO CAMARGO. Eu sei como é difícil tocar um projeto cultural a contento dentro de qualquer tipo de hoste pública, pois já estive do lado de lá. Os entraves são muitos, os percalços a cada dobrada de esquina, os obstáculos intransponíveis, os problemas surgindo de todos os lados e poros, mas existem pessoas realmente abnegadas dentro desse negócio dito “serviço público”. Existem aqueles que insistem em dar murro em ponta de faca, que fazem mesmo diante de tudo conspirando contra. Conheço muitos aqui em Bauru com esse perfil e um desses é o Sivaldo. Ele é o diretor dessa Cia de Dança e sua vida está enfiada nisso dos pés à cabeça. Ele não faz isso para ganhar dinheiro, para tirar proveito próprio, para levar vantagem, faz por querer ver a coisa andando, funcionando e nem olha para os lados. Vai lá faz o que tem que ser feito e faz bem feito demais da conta. O que esse cara tem feito junto a essas meninas (quase não existem meninos por lá, infelizmente) é algo merecedor de efusivos aplausos. Se querem constatar isso que aqui escrevo é muito simples, é só ir lá assistir a algum ensaio ou mesmo os espetáculos dessa Cia.

Ontem fui ver com a Ana Bia, a professora Ana Maria Daibem e a diretora teatral Regina Ramos, juntando-se a nós Mariza Basso e Kyn Junior, além do diretor e ator teatral Manuel Hernandez, Alexandra Aiello, Neli Viotto e outros. Sentadinhos ficamos todos de boca mais do que aberta, babando a cântaros com o que esse explicito torturador consegui fazer com suas (sic) meninas. O espetáculo é um primor e só fui entendê-lo na sua plenitude, quando no seu final tive o prazer de participar de uma entrevista com Ana Bia (para um trabalho seu lá na Unesp) junto do ARILTON ASSUNÇÃO, o coreógrafo, um cara muito envolvido com essa questão da dança, mantendo sua Cia lá em Salto, também interior de SP. Ele dá detalhes dos motivos de ter usado isso e aquilo durante o espetáculo e quando você consegue ir além do que observa lá assistindo, tudo se amplia na sua cabeça. Melhor que tudo, foi ter tido a oportunidade de estar ao lado da mestra Ana Daibem, eterna esposa do querido e saudoso Isaías Daibem, encantadora pessoa humana, cheia de luz e vê-la saindo radiante dali, fazendo questão de não ir embora enquanto não desse um abraço no Siva.

Fomos todos abraçá-lo e mais que isso, conheci a salinha lá deles, da direção da Cia. Um lugar bem com a cara da dança, cheia de pequenos e ricos detalhes, cada um mais encantador que outro. Cada coisinha ali tem uma história mais que própria, uma riqueza impar. Me encantei em ver como tudo é bem feito por lá. Siva tem uma preocupação tão grande com suas pupilas, que a cada apresentação cuida ele mesmo do que elas vão comer após a estenuante apresentação. Tinha uma bela de uma massinha as esperando lá nos fundos do teatro, algo muito cheiroso e feito com muito amor e carinho. Aquele jantar, para quem conhece esse outro lado do também cozinheiro Siva, tem a sua cara, um esmero só seu. O cara pensa essa Cia nas 24h do dia e faz de tudo por elas. Tenham certeza, deve colocar granasua do bolso nesse negócio. Na seqüência fui jantar com Siva, o Arilton, o assistente de coreografia Alex Gonçalves e minha Ana ali no Baby Buffalo e mais papos dos mais agradáveis. Foi uma noitada e tanto. Finalmente vi Frida, conheci as entranhas da Cia Estável (não vi por lá nem Rodrigo Agostinho, nem Elson Reis, nem Jair Marangoni, nem Suzana Libório, mas vi Nilson Junior, Minae e Valter Tomaz Ferreira) e posso escrever agora muito mais abalizado. FRIDA É TUDO DE BOM. O Face continua e com ele eu continuo na rua.

E como é gostoso demais da conta ir ao teatro e lá encontrar na portaria uma pessoa competentíssima como esse GIBA, uma das mais antenadas com tudo o que acontece por lá. Ele é um lindo cartão de apresentação da nossa Casa de Espetáculos, do tipo que se não lhe dão a informação para ser repassada ao visitante, corre em busca dela, tudo para poder estar bem informado e poder repassar a coisa certa. Adoro gente dessa laia. Eu poderia, deveria e tenho muito mais para escrever disso tudo, mas meu dia hoje está mais do que cheio. Preciso ganhar meu dia, preciso continuar dando meu quinhão, minha modesta contribuição para Dilma chegar lá, preciso cuidar dessa dor nas costas que acaba comigo, de tanta coisa mais e o tempo urge. Daí me despeço e agradeço aos amigos por vivenciar esse algo mais que poucos conhecem dessa ainda oculta Bauru. Eu gosto é dessa Bauru e diante de tantas outras, não quero arredar meus pés dessa, uma a recarregar minha vida.

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

ALGUNS DOS COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK HOJE:

9 h · Curtir · 1

Kyn Junior NÃO SOU ADVOGADO DAS AUTORIDADES CITADAS, PORÉM ENTENDO QUE TODOS ESSES NOME ACIMA CITADO ESTAVAM TRABALHANDO E MUITO NA REVIRADA CULTURAL, SERIA UMA INJUSTIÇA CRÍTICA-LOS... ORA NOBRE AMIGO TODOS NÓS MERECEMOS DESCANSAR, NÃO ACHA??? POIS POSSO AFIRMAR...Ver mais
9 h · Editado · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Gosto de todos eles, caro Kyn e não so critico, pois sei do árduo trabalho, principalmente do querido amigo Elson Reis. Só citei que não estavam lá. Sei que todos estiveram à frente da bela Revirada, que não consegui presenciar. Queria muito ter ido rever Lu Lu Nóbrega, mas infelizmente ficou para outro dia. Ninguém consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. O Elson eu sei que gosta e muito do que faz, vive intensamente a questão cultural e assim como Siva, faz e acontece dentro das hostes públicas.
9 h · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Que mais Kyn, gostou do Frida? Vc que é um necessário crítico de algumas manifestações culturais ocorrendo por aí, gostou do que viu? Conte para n´po
9 h · Curtir · 1

Kyn Junior Manu Saggioro, Tio Crush, Samba de A a Z - Sambera, Banda Connect4 - Show Gospel “A última esperança”
9 h · Curtir · 1

Kyn Junior E MUITOS OUTROS
8 h · Curtir · 1

Neli Maria Fonseca Viotto espetáculo maravilhoso
7 h · Curtir · 2

Anônimo disse...

Sivaldo Camargo e Cia Estável de Dança, foi emocionante e maravilhosa a apresentação do espetáculo FRIDA, ontem na abertura do Face... planejamento, perseverança e trabalho em equipe estão presentes na apresentação de vcs... nós como membros da sociedade temos que agradecer por vcs nos apresentarem FRIDA que muito nos engrandece e nos orgulha... PARABÉNS E MUITO, MUITO OBRIGADO...
Neli Viotto

Anônimo disse...

Henrique
Eu estava bem atrás (também sou desta laia, né ) e não nos encontramos. Vou pegar carona no teu blog que é muito lido que minha humilde página pra dizer o seguinte: me emocionei. Sivaldo Camargo, vc é demais!!!!!
Rosângela Maria Barrenha