sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MÚSICA (113)


O SAMBA É O SAMBA, MAS O SAMBA DE VERDADE... – DOMINGO É DIA DE ENCONTRO DE SAMBISTAS EM BAURU
Estava publicando aqui de forma seqüencial textos versando sobre a bestialidade de uns em querer brecar o exercício da música ao vivo na cidade de Bauru. Dei um breque, não por arrefecer à luta em busca de uma legislação mais palatável, mas por entender que o movimento já está bem encaminhado e conquistando nas reuniões semanais uma boa e consistente união. Deixei claro a existência de locais e locais, músicos e músicos, todos atuando na grande Bauru, em locais e condições bem diferenciadas. Daí a necessidade de algo diferenciado, sem privilégios, regras bem estabelecidas e com todos os lados da questão entendendo muito bem que algo novo será conquistado, mas dentro disso todos deverão cumprir e respeitar direitos de ambos os lados. Esse entendimento já existe e na medida do possível vou expondo por aqui algo novo surgindo dos debates.
Escrevo hoje sobre o SAMBA. Muitos o praticam de forma diferenciada e todos o denominando como samba. Será? Curto mesmo é o samba tradicional e é atrás dele que sempre irei. Não me convidem para ouvir os tais pagodinhos mela cueca, pois estarei sempre fora. Já quando pinta algo envolvendo o “verdadeiro e original” samba, lá estarei. Como agora, num acontecimento DOMINGO,12/10 no Teatro Municipal, ali na Nações Unidas, das 14 às 18h, mais um COLETIVO SAMBA – ENCONTRO DE SAMBISTAS. Esse movimento está deixando o que falar, pois reúne sambistas de todas as matizes na cidade e sempre ao estilo da palma na mão.

Quer saber por que devemos lá comparecer? Lá vai. “O encontro dos sambistas é um projeto que reune músicos e público em geral para formar uma tradicional roda de samba muito comum no Rio de Janeiro, com o intuito de satisfazer um clamor popular de resgate ao autêntico samba. O samba de raiz tem um vasto público em Bauru, porém eventos com esta finalidade praticamente não existem. O encontro dos sambistas vem sendo realizado uma vez por ano no dia 1ª de agosto, aniversário de Bauru, das 14:00 as 18:00 no Parque Vitória Régia apenas com o incentivo de seus idealizadores. A partir de 2011 contamos com o incentivo da Prefeitura Municipal de Bauru representada pela Secretaria Municipal de Cultura, no que se refere a estrutura do evento. Este clamor popular vem aumentando e verificamos que é importante um encontro dos sambistas mensal para fortalecer e propagar o verdadeiro samba na cidade de Bauru e região. O projeto tem como pilar sambistas como Candeia, Velha Guarda da Portela, Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola, João Nogueira e sambistas mais recentes como Quinteto em Branco e Preto, Dudu Nobre, Leandro Sapucaí, Diogo Nogueira e no meio disso tudo também Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Almir Guineto, Beth Carvalho e tantos outros. O projeto tem um vasto número de instrumentos de percussão juntamente com cavaquinho e banjo indispensáveis e qualquer roda de samba que se preze”, ressalta um dos seus idealizados, IVO FERNANDES, um dos remanescentes do grupo Quintal do Brás, que tanto sucesso fez anos atrás na cidade.
Conferir pessoalmente essa reunião mais que saborosa é tudo de bom. VIVA O SAMBA DA MAIS ALTA QUALIDADE!!!

OUTRA COISA – Mês passado jornalistas da TV FIB me procuraram para uma entrevista sobre o centenário de nascimento de um dos maiores sambistas desse país, LUPÍCINIO RODRIGUES. Dei a tal entrevista e agora disponibilizo o link para verem no que deu minha fala sobre o mestre da dor de cotovelo. Cliquem a seguir para conferir: https://www.youtube.com/watch?v=Ypqva0BWgdw&list=UU-M-6FoaMbGn_tfaJL28Pqw

Nenhum comentário: