quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

UM LUGAR POR AÍ (78)


LENÇÓIS, AGUDOS E BAURU: UMA ENCHENTE NÃO SÓ DE ÁGUA DA CHUVA... – QUANTAS CEIs SERÃO NECESSÁRIAS PARA PUNIR OS CULPADOS? UMA JÁ FOI ABERTA...

Abro o JC de hoje e lá uma notícia já anunciada pelos amigos de Lençóis Paulista, a da abertura naquela Câmara de Vereadores de uma CEI – Comissão Especial de Inquérito para elucidar dos reais motivos da cruel enchente que acometeu aquela cidade (e mais Agudos e Bauru) em janeiro 2016. Na conclusão óbvia e sendo propagada com o vento, uma certeza: não foi somente o efeito das águas da chuva o motivador de nossas últimas enchentes. Barragens rurais, construídas meio que de forma desordenada, sem autorizações muito bem fundamentadas estouraram uma atrás da outra e o resultado foi a devastação de parte da área rural, levando o caos para centros urbanos. Mas se foi assim, de quem é a responsabilidade? Onde estão localizadas essas barragens? Quem são seus proprietários? Qual a legislação existente para que sejam construídas? Isso tudo ainda parece um tanto sem respostas convincentes. Acompanhando a CEI de Lençóis seria uma boa oportunidade de observar se existe conluio com o Legislativo ou se de fato estariam interessados em desvendar todos os meandros dessa questão.

Num texto publicado dois dias atrás o artesão DÉCIO DE SOUZA deixou um recado triste, como lançando uma garrafa com uma mensagem num mar revolto e buscando algo:
“BOM DIA. nada!!! Um mês do diluvio, como não avisaram p fazer uma arca? E agora Noé??? Grandes empresas trazem implantada na alma a convicção de que são donas de tudo, é o poder econômico ditando as regras da politica. Administradores não se sentem como pessoas públicas. O povo é que atrapalha seus interesses e vidas privadas. Como o Aedes aegypt? Desenvolveram-se nas águas paradas da Câmara. Sugaram o sangue do cofres públicos. E transmitem um vírus que causa microcefalia coletiva, desobrigando de refletir. Ainda não se desenvolveu uma vacina capaz de imunizar a cidade contra esses zikas. Só p lembrar… A Câmara vai votar hoje se abre ou não uma CEI p investigar as ações decorrentes da enchente. CEI não? Vamos nessa Josias, desculpa ai, mas tudo vai se encaixando. Se puder compartilhar para esquentar a memória é bom!”. Seu texto me tocou e o questionei, entrando num longo debate com gente de lá: “Décio, ainda quero entender melhor isso tudo que nos ocorreu, com vocês aí em Lençóis e aqui em Bauru no rio Bauru, cortando a cidade ao lado na avenida Nuno de Assis. Foi só a força de uma chuva avassaladora e suas águas incontroláveis o que adentrou nossas casas ou teve mesmo também uma ação decisiva de mais água após barragens rurais serem destruídas pela força das chuvas? Queria fazer uma matéria completa sobre essas barragens, onde estão, fotografá-las e mostrar o que ainda não foi feito. Elas precisam, se de fato existem, serem identificadas, saber quem são seus donos, onde estão e após isso iniciar um processo de penalização jurídico criminal. Diga o que sabe disso...”.

Entrei com isso no debate e fui conhecer a ação de dois jornalistas do semanário de Lençóis, o Sabadão do Povo. Décio me avisa de algo: “É um assunto longo, demanda coragem para cobrar ações que previnam que isso volte a acontecer.”. Foi quando entrou na conversa Tânia Morbi, do jornal: “Na verdade, são represas fotografadas e documentadas em Agudos, Lençóis e Borebi, só pra registro.”. Décio diz mais: “Temos como arma principal, prejuízos financeiros e morais de tantas famílias e comerciantes que pela dimensão da enchente não tem mais como protelar. Tornou-se impossível esconder ou minimizar a importância dessa tragédia.”. Tânia me apresenta o que o jornal já fez: “Caro Henrique, não sei até onde está informado sobre o assunto, mas a imprensa, ao menos a que eu represento, tem feito seu papel sim. Se puder, dê uma olha no jornal Sabadão do Povo - via facebook ou issuu (billymao.docs) para conhecer um pouco do que temos feito. Inclusive na edição do último fim de semana, quando se completou um mês do ocorrido, e fomos o único jornal a lembrar a data. Abraços”. Conheço o Billy Mao de nome, ousado, batalhador e fuçado, tudo o que um bom jornalista precisa ser.
Olha uma das tais represas estouradas aqui...


Fui ver a página do Sabadão aqui no facebook e a última edição, já CURTI e reconheço: belo trabalho. Queria muito aprofundar a questão com as fotos das represas estouradas, não só por minha causa mais que própria, mas por causa da omissão coletiva dos grupos de poder existentes. Enfim, a água que passou por Lençóis e Agudos, destruindo tudo, também passou depois por Bauru. Estragos generalizados. E esse pessoal vai ficar impune??? Clicando a seguir a leitura da matéria de hoje do JC: http://www.jcnet.com.br/…/vereadores-abrem-cei-da-enchente-…. Clicando a seguir o texto e comentários do facebook do Décio:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1314720531876299&set=a.1258417054173314.1073741829.100000150946092&type=3&theater. Clicando a seguir a edição de 12/02 do Sabadão do Povo:https://www.facebook.com/SabadaoDoPovo/posts/659037584198574.

Desvendar isso tudo nos seus mínimos detalhes é agora uma questão de tempo, muito pouco tempo (toc toc toc). Ao trabalho...

Nenhum comentário: