terça-feira, 23 de maio de 2017

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (120)


ESSES CORAJOSOS AMIGOS QUE ESTÃO VIAJANDO PARA BRASÍLIA
Escrevo nesse momento tocado pela emoção. Amanhã ocorrerá em Brasília um ato decisivo na história deste país. Gente do país inteiro estão se deslocando neste momento, a imensa maioria de ônibus e com um único destino, a Capital Federal. Amanhã o DIA D, ou seja, o STF - Supremo Tribunal Federal irá decidir pelo afastamento ou não do inoportuno, inadequado, impraticável, intolerável presidente ilegítimo deste país, o golpista Michel Temer, pego em gravações pra lá de sacanas, ou seja, negociações mais que corruptivas. Se a decisão do Supremo vai ser favorável, ainda não sei, mas sei de tudo o que está em jogo e na cabeça dos atuais juízes daquele instância. Não é deles o motivo de minhas escrita.

Escrevo de gente valorosa, de milhares e milhares de pessoas que, uma hora dessas estão no meio do caminho e rumo ao epicentro dos acontecimentos. São gente de muita coragem, abnegação, os resistentes de plantão, os que não tem medo de colocar a cara a tapa e nem o bloco na rua. Muitos amigos e amigas estão neste barco. Leio seus relatos e tento acompanhar algo da viagem. Isso muito me emociona. Percebo que cada nova parada num posto de combustível gera um novo e auspicioso encontro, de gente na mesma situação. Ali as esperanças de renovam e seguem em frente, cientes do papel histórico que estão a cumprir.

Aqui de Bauru sei de dois ônibus com sindicalistas, gente ligada aos movimentos sociais, dentre os quais muitos professores, metalúrgicos, eletricitários, comerciários, estudantes, aposentados, desempregados e tantos outros. Ouço dizer que mais dois do movimento sem terra também estão à caminho. De Ourinhos outro tanto e um deles também passando por Bauru para pegar mais pessoas. De muitas cidades vizinhas vejo que a movimentação também é intensa. Ou seja, são os fortes, os que com muita disposição, estão enfrentando uma noite inteira de viagem, com saída daqui por volta das 18h e chegada em Brasília, se tudo der certo no início da quarta feira. Com ele, bem juntinho de cada um, vai um reforço significativo, a esperança e o desejo de representar milhões que não puderam ir, mas acompanharão tudo do lado de cá com o coração na mão.

Amanhã será um dia histórico. Leio do aparato de guerra sendo montado nas estradas e entradas de Brasília e isso reforça o desejo de que, mesmo diante de tudo isso, a população lá estará e dirá em alto e bom som que o momento de Temer já se esgotou. Não existe mais nenhuma possibilidade dele continuar no comando do país. Aliás, não existia desde o começo do golpe, dado em cima de Dilma, tudo para esse grupelho fazer e acontecer, humilhando os trabalhadores e colocando a perder conquistas suadas de décadas de muita luta. Nada consegue conter a força do povo quando unido, ciente dos seus atos e pronto para enfrentar os dragões da maldade com afinco. O povo sempre será soberano quando unido. Amanhã, mesmo diante de toda sórdida armação já montada nos arredores de Brasília, o povo haverá de ultrapassar todas as barreiras e se fazer ouvir.


Minha vontade era lá estar, nesse momento em que escrevo, bem no meio da viagem, um recarregando a bateria necessária de vitalidade para tudo o que ocorrerá no raiar do dia. Estive com muitos dos que agora estão na estrada na viagem para Curitiba, quando o ex-presidente Lula foi depor em Curitiba. Aquilo foi para mim algo pelo qual nunca mais me esquecerei. Ser testemunha ocular da História é algo realmente transformador, pois você sai da situação de observador e se transforma em ator. Desta vez não tive como ir, mas tenho certeza que, os fluidos positivos que estarei transmitindo a todos e todas que lá estarão serão importantes para fortalecer a empreitada onde estarão atuando como verdadeiros atores. Não se trata somente de admiração pela garra de cada um, mas um algo mais, algo que sai de cada consciente brasileiro, desses ainda com coragem de defender de fato este país contra o baú de maldades despejado sobre nós neste último ano. Será essa força o condutor da transformação necessária que irá reverter o arbitrário golpe de estado a que estamos submetidos. 

Precisava escrever isso, fazer um desabafo, pois do contrário, acredito nem dormir conseguiria. Viajo com eles todos, mesmo tendo aqui ficado. Estarei com eles em cada lugar, em cada ato, em cada grito, em cada atividade e dos prováveis cem mil pessoas lá presentes, tenho a certeza, cada um deles terá um reforço de centenas de outros, transformando-os na combustão da esperança. O Brasil não merece o atual desGoverno e é chegado o momento desses cairem fora. As reformas que tanto precisamos são bem outras e muito longe das atualmente propostas. Após escrever isso tudo, tento deitar, fechar os olhos e dormir, não sem antes, renovar a esperança de uma grande vitória no dia de amanhã e sem a necessidade de violência. Durmo sonhando com esse país renovado. Prevejo uma grande festa no retorno deles todos.

Nenhum comentário: