sexta-feira, 19 de maio de 2017

DICAS (160)


EU HOJE PRECISO DE 500, MEU ALPISTE DE SOBREVIVÊNCIA

Ninguém me recebe em porão nenhum, muito menos em qualquer tipo de palácio. As tratativas que faço são a dos seres normais, nos desvãos do mundo, nos andares de baixo da escala social, os reservados aos subalternos, os Zé ninguéns, como me qualifico. Nem te conto como foi meu dia para conseguir os tais 500. Ouço pela TV o tal do Joesley, um dos capôs da JBS, onde somente um dos enfurnados com eles, Aécio Neves, num aperto e querendo comprar um prédio no valor de R$ 17 milhões, consegue o valor assim do nada, num pluft e assim no vapt-vupt. Centenas de senadores, deputados, governadores, presidentes da República, prefeitos e vereadores, mais de mil pessoas receberam algo vultuoso por debaixo do pano.

Se for contar o que fiz para conseguir os R$ 500 para cobrir minha conta muitos irão se espantar: “você ainda se submete a isso?”. Eu me submeto a tudo. Você não sabe o que é precisar de R$ 500 e não ter a quem recorrer. Não são quinhentos milhões, nem de reais, muito menos de dólares como sai facilmente da boca do delator endinheirado. Esses caras falam de importâncias que, para mim e para a maioria que rala aqui no subalterno do mundo nem imaginamos o que venha a ser. Estamos acostumados a viver com tão pouco que, qualquer um milhão já nos resolveria a vida pro resto dela. Mas o que precisava hoje e não tinha eram os tais R$ 500. Suei para conseguir e só eu sei o que faço para tentar manter a aparência da normalidade.

A coisa parece tão fácil lá para eles. Eduardo Cunha num momento recebe em espécie R$ 30 milhões e sai comprando deputados para sua eleição à Câmara dos Deputados, depois, num outro momento, recebem valor idêntico para pagarem os deputados que destituíram Dilma. Todos foram devidamente pagos com dinheiro ilícito. O mesmo aconteceu na época de FHC, quando um outro Joesley pagou para o presidente na época de sua reeleição e os deputados toparam a coisa.

Esse alpiste dado mês a mês é o que falta para todos os que, como eu, precisamos de meros R$ 500 para cobrir o buraco do dia e continuar tocando a vida. Sento diante da TV e não consigo imaginar o que seria um valor desses e o que daria para fazer com isso. Um ser humano normal nunca iria precisar de um valor desses. Na verdade, para se viver dentro da normalidade é necessário tão pouco, nada diferente do que o meu semelhante também necessita e assim por diante. Por que iria eu querer um valor desses e ao meu lado ver gente passando necessidade? Não teria como distribuir essa monstruosidade financeira para tudo, todas e todos?

Assim como eu, quase sem conseguir os R$ 500 que tanto precisava, estamos todos estarrecidos e querendo uma limpa nisso tudo. Mas como? Seria uma espécie de começar de novo. Não dá para defender esse ou aquele se todos receberam. Enfim, quem ficou de fora disso que o dono do dinheiro chamou de alpiste? Como acreditar nesse ou naquele político? Como não punir todos? Como não querer começar de novo? Gente, como conseguirei contabilizar na confusa cachola isso tudo, se logo amanhã, irei precisar de mais uns R$ 200. Fiquem tranquilos, sempre falo em reais sem muitos zeros, mas nem isso tenho. Sou mesmo um zero à esquerda, pois não encontrei ninguém para pagar minhas contas e muito menos me comprar um prédio. Como buscar forças para impedir, juntar forças junto aos que gritam, para que os caras continuem a fazer o que fazem se estou aqui fazendo contas e sem conseguir imaginar o que farei amanhã para conseguir meus meros R$ 200?

PARA QUEM SE AVENTURA A CONHECER O BRASIL, SE FAZ NECESSÁRIO LER A IMPRENSA INTERNACIONAL
Edição de hoje do argentino Página 12 está imperdível: https://www.pagina12.com.ar/38706-temer-se-aferra-al-sillon…
Vá direto em quem lhe passa informações confiáveis. Nas brasileiras não leio a existência de um governo golpista em nenhum órgão da dita grande imprensa e seus asseclas.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK:

Mah Fernandes Falávamos exatamente sobre isso lá no trabalho ontem, parece que ouviste minha conversa, tás me gravando??? hahahaha. Creio q estamos todos nós com o mesmo sentimento de perplexidade, pois por mais que imaginemos, a coisa é bem mais monstruosa que nossa pobre imaginação!! E como disse o poeta em tempos idos: "Brasil mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente fica assim. Brasil, qual é o seu negócio, o nome do seu sócio, confia em mim!" Ao que parece a resposta chegou!! 😶

Elizandra Dias Lindo isso Henrique. Obrigado por tamanha poesia, por tamanha interpretação de uma realidade incompreensível, por me lembrar q pertencemos ao mundo dos normais daqueles que reconhecem o próximo e que lutam todos os dias. Valeu!