terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (97)


A FARMÁCIA POPULAR ATENDE TANTO O POBRE COMO O RICO
Fui ao médico ontem, novos medicamentos contra a dibetes. Paro de tomar uns e começo outros. O médico receita logo de cara quatro, mas me diz: "Um deles você não paga nada e outro tem o preço subsidiado, paga pouco, quase de graça. Te receitei outro com preço baixo e só um com preço mais caro". Olho para ele e digo: "Esse Lula é mesmo um cara muito ruim, hem! Vejam só, venho aqui num consultório chique e o próprio médico me diz que não preciso pagar mais da metade do medicamento que irei tomar. Tudo isto graças a esse sacana e ações do seu Governo, esse mesmo que hoje dizem ter sido o pior possível". O cara fica desenxabido, fecha a cara, me passa a receita, sem prologar a conversa. Percebo ter se incomodado com minha observação. Continuo: "Os que reclamam do seu Governo, os que dizem ter sido tudo ruim podem esperar só mais um pouco, pois este atual, o do golpista Temer, em breve nada disso mais vai existir e teremos que pagar por todos. Não existirão mais subsídios e que se danem todos. Não é esse o lema atual?". E quando ele quer mudar de assunto, me dizendo dos benefícios dos novos medicamentos, coisa e tal ainda dou mais uma estocada: “O chato, viu doutor é ver que, a maioria dos pacientes mais abastados, os que reclamam dos programas sociais propiciados pelo Governo Lula e Dilma, esses dizem que tudo é assistencialismo, mas vem aqui, em consultórios particulares, pegam suas receitas e indo nas farmácias poderiam, já que são contra tudo, ao menos pagar tudo e não aceitar o subsídio, este só para os possuidores de comprovada baixa renda familiar, mas não, todos fazem uso e depois ainda tem o disparate de criticar”. E por fim pergunto a ele: “Esse não é um ótimo programa social, meu caro?”. Não tendo como discordar, falamos de tantos outros e por fim a mais plausível conclusão que se poderia ter: “Com Lula o país vivia outra realidade, hoje não mais possível. E daí, o bom era antes ou é hoje com tudo pela hora da morte?”. Na farmácia, a atendente me diz, todos que vem com receita, até hoje, ninguém recusou o subsídio e quiz pagar o preço normal dos medicamentos.

CAMISETA COM CHE GUEVARA E O BATE PAPO: CRISTIANISMO/SOCIALISMO
Ontem durante todo o dia estava trajando vistosa camiseta tendo a emblemática figura de Che Guevara ocupando quase todo seu frontal espaço e uma frase ao alto: “Se você treme de indignação perante as injustiças do mundo, então somos companheiros”. Marco encontro com meu mano numa loja de material de construção e logo ao chegar ele se incomoda com a camiseta: “Quem é esse aí?”. Minha resposta: “Esse é o grande Che Guevara, alguém a fazer imensa falta no mundo de hoje. Um que lutou enquanto viveu, dedicou sua vida na luta pelos menos favorecidos e pelas igualdades sociais. Como gostaria de ter muitos Ches em ação hoje”. Percebo o muxoxo, com ele retrucando: “Eu gosto de outro, visto camiseta com outro, não esse aí”. Tema pra boa conversa e é o que fazemos: “Mano, sei de quem você fala, de Jesus Cristo, um revolucionário no seu tempo, igual ao Che. Aproveito para te contar uma história. Minha sogra, Darcy Soliva da Costa, recentemente falecida, num dos tantos bates papos que tivemos ao longo do tempo, ela me via socialista, ela cristã e fazia questão de me dizer. Os cristãos, os socialistas e os comunistas possuem muita coisa em comum, lutam por um ideal muito parecido, clamam por justiça social, querem ver todos os cidadãos vivendo em harmonia, usufruindo do bom e do melhor, sem desavenças, harmoniosamente, tudo de todos e para todos. Vocês também possuem fé, igual a nós e uma das poucas divergências é pelo fato de um crer num ser superior e outro que tudo tem que ser resolvido aqui mesmo”. Conto a ele de como ela sabia prolongar uma boa conversa e não se chocava com comparações de ações como a de Che e Cristo. Hoje não mais. Digo-lhe, a maioria dos ditos cristãos não aceitam isso, nem tão pouco discutem mais isso de todos terem as mesmas condições, igualdade de direitos, etc. Falam uma coisa, pregam algo da boca pra fora, mas praticam outra. Não me esqueço dela me dizendo: “Quantos cristãos hoje pregam de fato o que Cristo ensinou, pregou?”. O balconista vendo que o assunto renderia conversa de longa duração nos chama para a realidade da vida. Discutimos preços e logo estamos falando de outro assunto, sendo que Che permaneceu comigo durante o dia todo e assim como ele, outros devem ter pensado lá com seus botões: “Que esse velhusco faz com essa cara aí nessa camiseta?”. A explicação é sempre a mesma, como faz falta Che's nos tempos atuais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Enciclicas papais antigas já advertiam: se você é comunista, está excomungado. Cristianismo é o oposto do comunismo socialismo. Jesus Cristo nunca pegou em armas ao contrário do estuprador e genocida guevara. Pare de confundir os cristão que já estão perdidos com esse papa comunista.

Mafuá do HPA disse...

Olha toda a bestialidade de quem não é verdadeiramente cristão, mas sim defensor de privilégios de uns poucos sobre os da imensa maioria da população. Dom Hélder já dizia isso no passado, "toda vez que rezo sou cristão, mas basta defender pobre que sou taxado de comunista". Existe uma turba hoje, que de cristão não tem nada, pois rezam e oram segundo suas conveniências e nem conseguem enxergar no Jesus humano que viveu lá atrás atos revolucionários e de enfrentamento aos poderosos de então. Daí a pergunta: seria Jesus comunista? Claro que não, ele só queria um mundo mais humano, igualitário, com menos injustiças e com todos podendo compartilhar das benesses da vida. Nisso Cristo e Guevara se igualam maravilhosamente.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

ahahahahahahahaha.
O comunismo socialismo quer um mundo mais humano, igualitário, com menos injustiças e com todos podendo compartilhar das benesses da vida? Que o diga a venezuela.
ahahahahahahahahah

Henrique disse...

A Venezuela diante do BRasil golpista é muito mais democrática e livre. O poder Judiciário deles não possuem nenhuma possibilidade de se venderem pros inimigos do povo. Já aqui...
Henrique - direto do mafuá