sábado, 27 de janeiro de 2018

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (47)


TRIO PROGRESSISTA ÀS AVESSAS: HAVAN, HABIB’S E RIACHUELO – CORTO VOLTA, PASSO LONGE E CRUZO DO OUTRO LADO DA RUA

Os caras são os piores possíveis como empresários. Reis em apregoar que a Reforma Trabalhista em curso é a cara da modernidade e que os trabalhadores tinham direitos em excesso, daí a redução ser mais que necessária. Falam isso de boca cheia e foram os primeiros a enquadrar todo o quadro de funcionários deles nas novas normas, uma que acabou com Fundo de garantia, Férias, 13° salário, Hora Extra e outros direitos, fazendo todos trabalharem muito mais, sem direito à reclamações e tudo para que possam aumentar seus lucros. Isso é a democracia para eles, esse o país ideal e daí, Governos como o de Lula e Dilma são “comunistas” e destroem o país, suas economias. Dias atrás o dono da rede de lojas da Havan soltou por exatos 13 minutos fogos de artificio comemorando a condenação de Lula e, consequentemente à nova legislação de empregos vigente a partir de agora. Faz propaganda do feito: http://www.olivre.com.br/…/dono-da-havan-promove-13-m…/13391. O dono do Habib’s nunca escondeu suas preferências conservadoras, tanto que o escritor Fernando Morais promoveu boicote pelas redes sociais à suas lojas: https://www.brasil247.com/…/Fernando-Morais-anuncia-boicote…. O dono da Riachuelo, já flagrado revendendo roupas confeccionadas através de trabalho quase escravo, sempre fez questão de se expor e mostrar suas garras afiadas diante do avanço de uma direita raivosa, colocando todas as manguinhas de fora: https://www.revistaforum.com.br/…/acusado-de-explorar-trab…/. O meu ato de quebrar, jogar no lixo um cartão que tenho desta loja desde décadas foi sendo adiado, mas agora as afirmações deste e dos demais empresários me faz tomar uma ação conjunta: BASTA! O capitalista brasileiro é mesmo burro, pois não age como o da maioria dos países. Aqui ele faz questão de se indispor com faixa considerável de prováveis clientes e se assim age burramente. Daí, por que iria continuar gastando meus suados caraminguás nesses estabelecimentos? O mínimo de sensatez é entrar na campanha contra essas redes de lojas explorando o trabalhador brasileiro até a medula, insensíveis e insanos. Aqui em Bauru, anos atrás o bloco Bauru Sem Tomate é Mixto quando da chegada da rede Havan na cidade, passou o rodo naquela monstruosidade na entrada da loja e faria o mesmo com essas outras, todas perversas e praticantes da excrecência neoliberal como norma de conduta. Dobrei, rasguei, parti em pedaços e o cartão da Richuelo já está no devido lugar, arquivado para todo o sempre: a lata de lixo.

OS ACERTOS QUE O TOMATE PROMOVE NAS ESCOLHAS FEITAS...
Alguns (poucos) nos criticaram por pegar no pé do prefeito Gazzetta no bloco do Tomate. Na verdade, sabemos, acertamos em cheio. Administradores são o alvo principal da crítica, ainda mais diante de tantas promessas e poucas cumpridas. Sabemos criticar, mas também reconhecer. Nesta semana ele deu uma dentro quando acertou a área destinada pros assentados urbanos no entorno da cidade e o elogio publicamente pela postura ("Parabéns, sr prefeito!!!"). Elogiar também faz parte do negócio, mas como ele foi eleito como um dos agraciados com o Prêmio Desatenção e as justificativas já estão publicadas, nada a acrescentar. Vicente Matheus, disse certa vez com uma sabedoria incomum: "Quem entra na chuva é pra se queimar". Não é o prefeito? Não prometeu um monte de coisa, fez uso da marreta, profetizou os 100 dias e coisa e tal, pois bem, fizemos o que tinha que ser feito. E hoje, ao abrir o Jornal da Cidade, ver a charge do Fernandão Dias (uma das primeiras coisas que os tomateiros fazem é ver a charge do dia), lá o prefeito com uma panela na cabeça. Agora mais essa, falou de comprar a Panela de Pressão e na semana seguinte vem com outra possibilidade e descarta a dita antes. Pronto, estamos pleanamente satisfeitos com tudo o que fizemos e o tiro no pé da charge do Greifo está mais do que justificada. O Tomate está aqui exatamente para não deixar a coisa passar em branco. Ouvimos dizer que ele não gostou da forma como o abordamos e nos chamou de "velhos caquéticos" (assumidamente gostamos da tratativa) e de agora em diante, além pedimos a todos que nos chamem também desta forma e jeito. Outra coisa. Se o vereador coronel, outro Desatento homenageado chiou é porque a votação esteve a contento e atingimos os objetivos, do contrário tudo passaria batido.
Ele chegou a dizer que ano que vem irá se esforçar mais, o que não achamos conveniente, pelo bem dessa "sem limites" Bauru, mas se quer, que o faça e talvez mereça até a estampa na camiseta do ano que vem. Era isso, conversa fluindo, Carnaval chegando, marchinha rolando solta pela aí em gravação pra lá de boa e tudo caminhando. E aí, já comprou a sua? Aida temos algumas e o pessoal do Kananga precisa receber pelo serviço que irá prestar pra gente no desfile do dia 10/2. Vamos pra rua, desdizer desse golpe insano, cruel e como praxe no bloco, fazer o Memorial do que de bestialidade ficou em evidência em 2017 na aldeia onde vivemos.

BAURU SEM LUZ
Nem choveu tanto. Lula foi injustamente condenado e o aguaceiro caiu com gosto cidade adentro. Estava na rua Saint Martin, duas quadras abaixo da Duque, com músicos do Regional do Kananga do Alemão, gravando num estúdio a marchinha do Tomate, quando tudo se apaga. Nos colocamos em roda e dá-lhe conversa. O tempo passou e nada da luz retornar. Desistimos de terminar a gravação quando do alto de sua enorme sabedoria, Alemão deu a sacada final sobre os reparos feitos hoje por equipe terceirizada da CPFL: "Trabalhei décadas na antiga CESP e quando ocorria algo assim, tínhamos minutos para resolver tudo. Sabíamos o que fazer e tudo era feito a contento. E ai da gente se não resolvessemos tudo. Hoje a coisa não é bem assim, tudo nas mãos da terceirização, tem que ligar pra outra cidade e só daí acionam o pessoal da rua. Isso vai demorar e muito, vamos embora". Não deu outra. Fomos. Passo duas horas depois por lá e tudo continua apagado. Alemão sabe das coisas. "Saudades dos tempos da Panair", digo a todos.


OBS: Aos sábados a gente mistura tudo, coloca no liquidificador, bate e serve a gororoba, sem tirar nem por, melequenta e grudenta. Sirvam-se à vontade!

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook:

Henrique Perazzi de Aquino A sabedoria do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é Mixto, que em 2014 passou o rodo na estátua de péssimo mal gosto fincada como se fosse um totem, justamente na entrada da cidade.

Cristina Z. Sant'Anna O dono da Havan é vice do Bolsonaro, 👎🏾💩

Rosangela Maria Barrenha Uia. Não sabia!

Kaio Ruiz Isso é um tijolaço !!

Henrique Perazzi de Aquino "Centauro, Riachuelo, Habib's, Havan, Polishop, Hemmer, Ragazzo e Drogasil são algumas das empresas que boicotarei nos próximos anos. Recomendo que façam o mesmo. Seus proprietários são signatários do manifesto "Brasil 200 anos", um documento organizado por empresários - tendo Flávio Rocha, da Riachuelo, à frente - que pressiona pela adoção de medidas liberais na economia brasileira, opondo-se frontalmente à realização de qualquer medida redistributiva por parte do Estado. Em um país de tamanha desigualdade, como o Brasil, um manifesto desse teor é uma agressão ao bom senso e à inteligência. Como a única linguagem que eles entendem é a do dinheiro, façamos eles sentirem nossa objeção no bolso. Nem mais um centavo para golpista!", enviado pela amiga Maysa Blay, engajada, como eu, na mesma campanha.