sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

COMENTÁRIO QUALQUER (172)


SEMPRE EXISTIRÁ SAÍDA PARA QUEM GOSTA DA VERDADE DOS FATOS – EM BAURU EIS O “JORNAL DOIS”
Ela nunca vai ser só por uma via, mas hoje com os jornalões em descrédito, algo novo pinta nas paradas de sucesso e cai nas graças de quem gosta de ler algo dentro da verdade factual dos fatos. Quando os ditos órgão da imprensa tradicional deixam de investigar e publicar algo sobre os desmandos dos poderosos (o fizeram um dia?), nada como observar se não existe algo alternativo cumprindo esse papel. Sempre tem um ou outro resistindo, algo coletivo ou mesmo pessoal. Boas lembranças tenho do portal Participi (https://www.facebook.com/participi), cria de dois jovens universitários, cheios de ideal e juntando força para produzir informação qualificada. Minguaram os anunciantes e eles não resistiram mais do que um ano. Cada um seguiu seu caminho. Outras iniciativas surgiram, cito uma.

Quem ocupa esse espaço neste momento é o JORNAL DOIS, também oriundo de uma iniciativa universitária. Eis o link deles para constatar algo do que já é feito: https://medium.com/jornaldois e também a página no facebook: https://www.facebook.com/jornaldoisbauru/. Nesse exato momento, alguns dos títulos demonstram como é a pauta do que fazem, bem diferente do jornalismo tradicional: “Por trás do desfile: samba, suor e labuta no carnaval bauruense”, “Em Bauru, não tem como viver de drag”: conheça Danielly Angell, Rainha da Diversidade do carnaval” e “Quem paga a folia de carnaval?”. Textos gostosos de ler e mostrando uma versão com uma pegada perdida pelo jornalismo tradicional, o de escarafunchar o que está por detrás de tudo, mas com a ótica do oprimido, do povão, seu lado B, o que labuta, o do ultrajado trabalhador.

No QUEM SOMOS do site algo sobre a formação do grupo: “Princípios editoriais - O JORNAL DOIS surge com a proposta de ampliar o debate em Bauru. Somos um grupo de jornalistas, designers, colunistas que pretende apresentar a informação de um jeito diferente: o da mídia radical. Mídia, um meio que dá suporte à produção e compartilhamento de conteúdo. Radical, que procura chegar à raiz dos problemas. Acreditamos que a diversidade de informação é fundamental para um jornalismo mais justo e democrático. Isso significa que estamos do lado que coloca em xeque as notícias dos grandes jornais, TVs e rádios. Muitas vezes, esse tipo de mídia trata dos assuntos com vista grossa e prezam mais por interesses econômicos do que pela responsabilidade com o público”.

Iniciativas dessa natureza oxigenam o jornalismo em qualquer cidade e diante de faculdades de Jornalismo na cidade, nada mais justo do que algo ser devolvido para a comunidade na forma de um jornalismo saudável, até para que o tradicional se toque. Tenho comigo que, não vamos mudar algo jornalístico que foi criado desde a concepção para defender os interesses da minoria privilegiada. Quem veio, surgiu com essa finalidade, sempre atuará dessa forma, daí não dá para esperar nada de diferente vindo deles. Quando surge no ar algo como esse JORNAL DOIS, uma luz no final do túnel e uma esperança renovada de que o jornalismo de verdade não morre nunca. Incentivar essa molecada (sangue novo, disposição na ponta dos cascos) a transgredir mais e mais o sistemão carcomido pelos vícios jornalísticos é algo mais do que necessário. Viva o Jornal Dois! Conheçam a proposta deles e os incentivem a não desistir da boa ideia.

Nenhum comentário: