domingo, 26 de agosto de 2018

CARTAS (191)


PROFISSIONAIS*
* Carta de minha lavra e responsabilidade, publicada na edição de hoje do Jornal da Cidade - Bauru SP:


"O PT decidiu por uma estratégia de insistir na libertação de Lula pelas instâncias ditas legais. Não deu certo. Agora, decidiu por uma estratégia de insistir no nome de Lula para presidência, ainda acreditando nas instâncias legais. Não vai conseguir. Pois as ditas "instâncias legais" agora vão pegar o Plano B do PT, Haddad, tornando-o inelegível também. Não importa o motivo, algum vai haver, pois como já diz o Chomsky, o cidadão comum, qualquer um de nós, em algum momento da vida já cometeu algum "crime" ou irregularidade. Basta escarafunchar e pronto. Por isso ele critica tanto o sistema de informação que vigia todo mundo. Se o sistema quiser pegar alguém, pega. E pronto. Os caras são profissa, mano!", Elaine Tavares, Universidade Federal de Santa Catarina.

Esse texto da Elaine eu leio no mesmo momento em que fazem um cerco em Buenos Aires diante da residência da Cristina Kirchner. O Senado deles, pelo que vejo, não vai segurar a barra e ela vai acabar perdendo o mandato, sendo presa e o que mais quiserem, perdendo os direitos políticos. Sempre possuem maioria para essas coisas sujas. Tanto lá como cá, fazem de tudo e mais um pouco para impedir Lula de disputar o pleito, pois ganharia de lavada e lá, quando se aproxima o fim do mandato de Maurício Macri, a mesma coisa, algo precisa ser feito para impedir Cristina de concorrer. Aqui foi feito com a Lava Jato sob o comando do juiz Sergio Moro, em algo ainda não concluído, mas em vias de. Eu sempre me fiz a seguinte pergunta: "Você acha que depois de tudo o que fizeram vão deixar o Lula concorrer e ele reverter a bestialidade do golpe?". A resposta que me dou é somente uma: NÃO.

Na Argentina, a mesma coisa, algo muito parecido, orquestração que ainda não sei definir muito bem a origem, mas suponho. Lá existe o Comodoro Py e o juiz Cláudio Bonadio. Igual como aqui, esse juiz parece existir somente para sangrar Cristina e fazer o que tiver que ser feito para tirá-la do caminho de Macri e do neoliberalismo, que se impõe a fórceps no país, com uma truculência já beirando as raias de um declarado estado de exceção. Macri e os seus ministros aprontam de tudo, possuem contas gordas no exterior, atuam tanto na esfera governamental como ganham os tubos na iniciativa privada, podem tudo, nada é investigado e para Cristina, um simples "peido" é o suficiente para se ver numa enrascada sem meios de salvamento. Idêntico os procedimentos no Brasil, sem tirar nem por.

Tanto lá como cá, Lula e Cristina, seguindo o jogo com as peças, juízes, mídia, políticos, todos comprometidos com os donos do poder, de fato e de direito, nada conseguirão. Será dado um jeito de os alijarem de participação na vida política de seus países. Enfim, os piores e mais escusos jeitos. Até se tentará dar uma cara de legalidade. Essa eleição no Brasil é uma dessas caras. Algo de muito sacana ainda está por acontecer, pois os golpistas, como afirmo categoricamente, não entregarão o bastão assim na moleza. Para mim, tanto aqui como na Argentina só existe um jeito de reverter esse quadro: povo nas ruas, enfrentamento, sangue, suor e lágrimas. Não existe outra maneira.

Releio o que a professora Elaine escreveu. Para alguns uma análise dura, mas bem plausível. Chomsky foi não só profético, mas preciso. Querendo eles pegam qualquer um de nós e na não existência de algo que possa condenar, nenhum deslize de valia jurídica, na falta de escrúpulos dos tempos atuais, algo é inventado. Apimentaram a coisa com Lula e fazem o mesmo com Cristina, da mesma forma que jogam para debaixo do tapete as barbaridades dos que estão do lado da malversação. Mesmo desacreditado, continuo apostando minhas cartas para com Lula e a possibilidade de um país soberano, olhos voltados para seu povo, mas não posso fechá-los para a grande sacanagem em curso.

Creio até, deva permanecer quieto daqui por diante (a esposa insiste nessa tecla), pois no meu caso, inventar algo, diante dos aprontamentos que já produzi em vida será mamão no mel. Meu filho é profético em algo: "Eles sabem tudo da gente e só não usam os dados acumulados, pois somos desinteressantes e sem nenhuma importância". A partir do momento que incomodamos, a destruição pode ser implacável.

Um comentário:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Paulo José Oliveira Silva Só temos uma solução. URSAL já.

Henrique Perazzi de Aquino Meu grande mestre Paulo José Oliveira Silva, como gostaria que existisse uma TV como onde tu atua aí em Tupã aqui em Bauru, para poder democratizar um bocadinho os meios de comunicação massiva, hoje por aqui todos dominados pela mentira deslavada factual dos fatos. Que falta nos faz gente arrojada, corajosa e cheia de luz como tu nos microfones de uma cidade. Já pedi meu passaporte da URSAL. E você já providenciou o seu? Pátria Grande neles!!!!

Paulo José Oliveira Silva Já pedi. Estamos preparados para os novos tempos.