sexta-feira, 3 de agosto de 2018

BEIRA DE ESTRADA (97)


FRAGMENTOS DE VIAGEM
OS SINAIS (E GRAFIAS) DAS RUAS - NESTE CASO, DA ARGENTINA

Nas intermináveis (queria que não tivessem se findado) andanças pelas "calles" portenhas, eis o que consegui registrar. São de toda origem, desde grafites, pichações, colagens variadas e outras mensagens, algumas cifradas, outras bem diretas, todas a demonstrar algo vindo das ruas.

Eu sempre estou mais do que atento a esses sinais. Eles me chamam muito a atenção. Estão lá fixados em cantos, na maioria passam batido pela maioria dos passantes, mas expressam significativos chamamentos, toques de elevada significação sobre o momento vivido. No caso argentino, o país vivendo uma de suas piores crises, desde moral à política, também em véspera de uma votação, dia 08/8, quando o Senado decidirá sobre a aprovação ou não da legitimidade do aborto no país. Tudo isso colocado no mesmo balaio e daí, alguém como eu, com uma pequena máquina fotográfica nas mãos e ir tentando entender o algo mais através dessa grafia, a simbologia das ruas.

Eis alguns dos registros mais significativos e em cada um deles, poderia produzir um texto de seu significado. O texto aqui ficaria por demais longo. Prefiro que cada um faça sua própria interpretação a partir do que aqui observam. o mesmo poderia ser feito em Bauru ou em qualquer outro lugar do mundo, pois em cada aldeia espalhada mundo afora, as tais inscrições estão perpetuadas pelas paredes. Como a imensa maioria delas são de duração reduzida, pois os cartazes são trocados ou arrancados com certa regularidade, as pichações apagadas, permanecendo somente o seu registro fotográfico, eis o que consegui reunir.

Junto muitos desses, pois é minha intenção produzir um texto acadêmico sobre como entendo essa via de informação e dos seus resultados, mas como ainda está em formatação em minha mente, por enquanto quem diz algo são as fotos. Busco no momento referências de outros que, porventura, já estudam esse fenômeno, que como sabemos não é nada novo, remontando a vida humana desde a época das cavernas.

Nenhum comentário: