quarta-feira, 1 de agosto de 2018

BAURU POR AÍ (155)


CASA ROSADA E PALÁCIO DAS CEREJEIRAS – OXALÁ NÃO EXISTAM AS SEMELHANÇAS DE ALGO DENUNCIADO COMO PRÁTICA RECORRENTE NA ARGENTINA DE MACRI COM A BAURU DE GAZZETTA
Estou na Argentina, porém com ouvidos atentos nos acontecimento do Brasil, no caso específico deste escrito, mas precisamente em Bauru. Passo pela calle Venezuela, quase esquina com a Defensa só para buscar o exemplar gratuito do dia, ali distribuído, do diário Página 12. Lá também a sede da rádio 750, do programa ouvido por mim diariamente, o La Mañana, com Victor Hugo Morales e equipe. Na portaria, pego os exemplares e depois pego um táxi para o Congresso de Design na Universidade de Palermo. Economizo 40 pesos e venho lendo pelo caminho algo da manchete de primeira página. Ali, uma imensa foto da Casa Rosada (infelizmente atualmente gradeada – Maurício Macri tem medo do povo) com os dizeres: “CASA MATRIZ – 290 funcionários mantiveram seus cargos em empresas privadas. Começando por Maurício Macri, que está na direção de uma empresa de minério, uma multidão de funcionários ocupa os dois lados, está no público sem perder vínculos privados”. Leiam aqui o texto principal sobre o tema: https://www.pagina12.com.ar/132187-casa-matriz.

Uma grande e escandalosa vergonha. O cara recebe a incumbência de prestar um serviço público para a comunidade onde vive, aceita, ganha muito bem para executá-lo, mas mesmo continua mantendo ligações muito próximas com empresas privadas. Ganha pelas duas vias, o que sempre souber ser algo mais do que imoral, além de irregular. Pior que tudo é o recebimento de informações privilegiadas dentro do serviço público e as utilizar para benefício próprio dentro da empresa privada. Desavergonhados, cínicos e corruptos na exata acepção da palavra. Quem faz algo dessa natureza e ainda mais descaradamente não é merecedor de nenhum tipo de perdão. O diário Página 12 escancara a situação argentina em algo prevalecendo como mantra do atual governo neoliberal: tudo o que vem desse Governo é desmerecido pela Justiça, ocorrendo uma espécie de não observância, vista grossa. Fosse com os anteriores, os peronistas Nestor Kirchner e depois com Cristina Kirchner, com toda certeza, estariam não só vivendo um inferno astral, como já cassados ou em vias de. Enfim, a brutal semelhança entre nossos países. A prática intestinal da Lava Jato onde se criminaliza tudo de um dos lados da questão (no Brasil com o PT, na Argentina com o peronismo), ocorre em idêntica prática no aqui denominado Comodoro Py. No comando da Lava Jato Sergio Moro e no do Comodoro Cláudio Bonadio. Estratégias com uma similaridade não mais causando estranhamento, mas sim muitas certezas.

Leio a matéria com os olhos voltados para minha aldeia, Bauru, hoje tão distante fisicamente de minha modesta presença. Faz aniversário no dia de hoje, 122 anos e para não dizer ser filho ingrato, esqueço a festa ocorrendo lá no Parque Vitória Régia, me atenho a algo onde gostaria imensamente não ter nenhuma similaridade entre o Palácio das Cerejeiras, a sede do governo municipal bauruense e com a Casa Rosada, a sede administrativa do governo argentino. É por demais desalentador quando um servidor público, ainda mais quando não de carreira, mas indicado pelo atual postulante de cargo comissionado, temporário, de confiança, sendo convidado por notório saber e conhecimento para o cargo ocupado, aceite ali atuar e continue com os pés em duas canoas. Faço a comparação sem citar nomes, até porque não sei existirem de fato, mas o artigo lido serve de alerta para nos mantermos vigilantes, atentos e prontos a denunciar essa danosa prática, tão lesiva aos cofres públicos. Fazer uma constante perícia e acompanhamento sobre esses procedimentos é papel, em primeiro lugar, dos vereadores, pagos para fiscalizar o Executivo e depois por todos nós, desde um órgão como a Justiça, Polícia, até o mais simples cidadão. Estejamos atentos para que algo como o denunciado agora na Argentina não possa se repetir no lugar onde moramos. Li e achei pertinente o toque, a lembrança, para que tudo não vire lambança. No mais, segue a festa de aniversário, enfim, 122 anos é uma bela data e Bauru é mais do que merecedora de dias melhores.

HPA – Buenos Aires/Bauru, quarta (miercoles), 01 de agosto de 2018.

Nenhum comentário: