segunda-feira, 29 de março de 2021

CENA BAURUENSE (212)

CENAS BAURUENSES INTERCALADAS COM RELATOS DA CATÁSTROFE BAURUENSE E BRASILEIRA

01. Publicado em 28/03.2021: Na quadra 10 da avenida Getúlio Vargas um recado subliminar deixado numa parede expõe as contradições de quem ali se instala, reduto mais marcante da Zona Sul bauruense e as agruras de tudo mais à sua volta.

"Acabei de ficar sabendo que naquela unidade da concilig que fica atrás de onde era o paulistão, o turno inteiro da tarde está afastado com covid. Eles não quiseram deixar os trabalhadores em home office e esse é o resultado, estão sem trabalhadores em um dos turnos. ALÔ VIGILÂNCIA SANITÁRIA!", professor Tauan Mateus.

02. Publicado em 29/03/2021: Nos altos da rua Alves Seabra, quadra 18, resquícios de uma loja fechada já há a algum tempo, um Cemitério de Azulejos e ali, ainda presentes o colorido da fachada, dando o tom diferenciado na esquina, defronte um movimentado posto de combustível.

"Achar que os governantes não sabem o que fazem, ou pensar que o presidente, o governador e a prefeita são tangidos pela "má sorte", ou por circunstâncias administrativas difíceis, é atenuar a (ir)responsabilidade desses perversos que estão no poder, seja em Bauru, em São Paulo e, em Brasília! O "projeto administrativo" do fascismo tucano-bolsonarista sempre foi reduzir os descartáveis para a economia, meio de aprofundar o cruel projeto neoliberal! Ou seja, para os neoliberais puro-sangue, é bom que a Covid reduza um tanto significativo de velhos aposentados, um grande número de trabalhadores menos qualificados, até mesmo uma quantia de jovens pobres e "despreparados", que estão começando a vida laboral. Afinal, Guedes e outros defensores do "Estado mínimo" acham que tem muita gente sobrando e incomodando, numa economia interna que "derrete" com a destruição do mercado nacional. Afinal, cada "reforma" feita por esses "radicais do mercado e dos bancos" aprofunda a crise para os pobres e para os pequenos e médios "empreendedores". Também se multiplicam os "desajustes" provocados por esses coveiros de gente, do trabalho, da renda e do futuro dos brasileir@s. A pandemia só agravou um cenário que era recessivo desde o início do (des)governo bolsodorianus! A miséria dos pobres e o arrocho dos remediados se expande e piora em Bauru, no Estado e no País inteiro...", professor Dino Magnoni.

03. Publicado em 27/03/2021: Quem circula pela rua João Simonetti, pouco depois do Parque União, impossível não dar um breque, parar e olhar com a devida atenção para tudo o que está inscrito num muro ali existente. São as tais obrigatórias paradas disponibilizadas aos frequentadores e circuladores do local: "a verdadeira arte da vida é fazer da vida uma arte".

"O chanceler Ernesto Araújo pediu demissão. A Câmara dos Deputados alerta que a aprovação do orçamento para 2021, ocorrido na última quinta-feira, 25, pode provocar um colapso econômico-financeiro no País. Segundo economistas e técnicos, o que houve foi uma verdadeira manobra para aumentar as emendas parlamentares - dinheiro a ser distribuído aos deputados. A pandemia se alastra como rastilho de pólvora. Noticia divulgada nesta manhã pela Globo News afirma que o número de mortos no Brasil em uma semana, supera a soma dos óbitos ocorrido nos Estados Unidos, México, Itália e Rússia. O Brasil entra em descompasso total", jornalista René Ruschel.

04. Publicado em 24/03/2021: Eles atuam na região da vila Cidade Universitária, mas vem de longe, no caso destes, família inteira ali reunida, do bairro Nove de Julho e cercam ruas, praticamente varrem seus cantos em busca de algo para sua sobrevivência, circulando com carro e carriola lotados de reciclados, mas com uma bandeira desfraldada das mais singulares: SOMOS ESSENCIAL.

"Apelar à empatia da prefeita Suéllen Rosim (Patriota) é pregar para grãos de areia. Quem sabe a nona sessão da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, dia 29, saia daquele marasmo de discursos retóricos trazendo indignação. Como a frase que se tornou comum na boca de um vereador: "Que governo medonho dessa prefeita", jornalista Ricardo Santana.

05. Publicado em 23/03/2021: Aficionado por placas, por onde circule e as observe, paro e fotografo, como a deste bar, neste momento com cortina abaixadas, cruzamento das ruas aviador Gomes Ribeiro com Joaquim Fidélis, próximo da avenida Nações Unidas e constantemente sendo urinada por, segundo deixa a entender seu proprietário, pelo mesmo animal, daí a intempestiva reação.

"Estamos em um Governo destruidor, estão destruindo o meio ambiente, estão destruindo à cultura, estão destruindo a educação, estão destruindo a saúde , estão destruindo a economia. Então oque temos de bom ? Nada , o mundo inteiro critica e ainda tem indivíduos solidários a este quadro , não estou compreendendo nada de nada . # FORA BOLSONARO, esta sim é a solução de tentar resgatar a dignidade que estamos perdendo pq estamos nós Brasileiros sendo uma ameaça ao mundo inteiro. BASTA!', teatrólogo Márcio Pi.

06. Publicado em 21/03/2021: Mauro Landolffi é desses que sai armado nos seus passeios pelas ruas da cidade. Armado de uma máquina fotográfica e de muita ideia na cabeça. Hoje ele sai menos, registra tudo de dentro do carro, na maioria das vezes, dentro das possibilidades dos registros sentado e pela janela do carro. Pessoa sensível, bom entendedor das coisas desta cidade onde escolheu viver. Cada flash tem uma bela história de vida por trás e nessas aqui colhidas dias atrás, publicada em sua página no facebook e reproduzidas por mim, algo destes artistas dos sinais, os "malabaristas do sinal vermelho". Sou tocado pelo que vejo e diante de ter que escolher uma, fico com todas as que encontro, pois representam a mais pura e sentida poesia ainda fluindo pelas nossas cada vez mais restritas escapulidas. Mauro é um poeta empunhando sua maquininha.

"
Caem ministro da Defesa e advogado geral da União no mesmo dia, às vésperas do aniversário do golpe de 64, com o Brasil sob tensão. Bolsonaro prepara algo?", jornalista Vinicius Santos Lousada.

07. Publicado em 17/03/2021: Nem o verso principal na voz de Wilson Simonal, o "vesti azul, minha sorte então mudou", altera a triste realidade do centro velho de Bauru, esquina da Primeiro de Agosto com Gerson França, embaixo um salão de barbeiro e em cima, mais um dos hotéis/pousadas, hoje tudo fechado e aguardando a retomada e tentativa de reflorescimento da região, hoje passando por um dos seus mais tristes momentos, com índice elevadíssimo de portas fechadas.
"Como meu amigo Vinicius alertou, movimentos estranhos nos ministérios às vésperas do aniversário do golpe de 64. Bolsonaro fez a maior reforma ministerial nessa segunda, 4 militares estão assumindo pastas. Há convocação de apoiadores para manifestações no dia 31. E Bolsonaro fez uma convocação à população "um dia de jejum e oração pelo bem e pela liberdade de nossa nação". É, no mínimo, um alerta. O combate às Pandemia não parece ser o centro dessas ações, que seriam realmente o necessário agora", fotógrafa Neide Carlos.

08. Publicado em 13/03.2021: Sou colecionador de inscrições pelas paredes de Bauru. Por onde as encontre, paro e clico, registro e depois posto e questiono, como nessa foto feita dias atrás, na rua São Sebastião, rua de passagem entre a Nova Esperança e a rodovia Bauru/Marília, quase ao lado de inconcluso Minha Casa Minha Vida, quando morador do local, deixa registrado o que lhe vem à mente e demonstra, bem exposto e visível o que pensa, para leituras e conversações a seguir.
"O Genocida tenta um golpe? O Genocida tenta um golpe, sim. Só que à sua maneira, com guerra de posição e sem disputar hegemonia. Seu objetivo é elevar artificialmente as tensões sociais ao máximo - a não concessão do auxílio emergencial no auge da pandemia tem esse propósito - e insuflar o núcleo duro de seus apoiadores para uma Jihad contra o globalismo, a corrupção, a globolixo, a politicagem, esses governadores tiranos e mais alguns moinhos de vento. Novamente a pergunta: dará certo? Ninguém sabe, mas a probabilidade não é alta, em meio a uma pandemia devastadora, Esse o fator central da conjuntura. As próximas horas até o aniversário do golpe de 1964 definirão muita coisa. Um sinal interessante a se levar em conta é que até agora ninguém da Faria Lima veio em seu socorro. A turma do dinheiro costuma ser cautelosa", jornalista e professor Gilberto Maringoni.

09. Publicado em 06/03/2021: Na calçada defronte a Escola Estadual Silvério São João, Altos da Cidade, brota, cresce e renasce a vida exatamente no lugar do corte ceifando a vida anterior.

"PROTEJAMOS LULA!!! - O dia de hoje está muito do estranho. Demissões e substituições aos borbotões no desGoverno Federal. O descontrole é absoluto. Perdição e degeneração administrativa, com os pés já não conseguindo se manter na posição ereta. Tá um cheiro de algo muito do estranho no ar. Como primeira medida, diria que Lula deveria se proteger. Evitar qualquer exposição hoje. O bicho, pelo que se vê está em vias de explodir e pegar. Eu mesmo, só saio de casa em caso de virem me buscar para averiguações, pois do contrário estou trancado desde já. Também posso sair, mas só em caso de comemoração. O calo anda doendo demais e ele não costuma errar, tem algo no ar além dos aviões de carreira...", mafuento Henrique Perazzi de Aquino. Sintam o clima:

Nenhum comentário: