quinta-feira, 18 de março de 2021

DICAS (206)

O QUE SERIA MELHOR NO MOMENTO, LUTAR POR MAIS UTIs E VAGAS OU POR VACINAÇÃO EM MASSA?
Leio comentário do professor Dino em post do jornalista Ricardo Santana sobre o questionamento título deste post: "No atual momento pandêmico, lutar por novas UTIs, ou por distribuição mais transparentes de vagas de atendimento é parte inevitável da situação emergencial desesperadora. Fora disso, tanto os prefeitos, quanto os governadores, quantos os diversos tipos de representantes dos interesses sociais e comunitários deveriam é lutar com afinco e veemência, por vacina para todos. Afinal, até agora só vacinamos 10 milhões, ou seja, 5% da população. O desastre sanitário só será superado com vacinação de tod@s @s brasileir@s. Do contrário, não nunca haverá UTIs e nem equipes de profissionais para todo mundo, morrerão muito mais pessoas, haverá falência geral dos negócios, dos empregos, da economia pública e privada. Além disso, seria preciso, que uma maioria de cidadãos, independente de seu lugar social, de sua condição econômica, e de suas posições político-ideológicas, decidissem denunciar o (des)governo federal por omissão deliberada no combate à Covid-19 e, também, por incompetência político-administrativa crônica...", professor universitário Dino Magnoni.

Uma discussão pra lá de séria e sem as paixões de praxe, juntando no balaio os desvios de conduta que vemos hoje em muitos administradores, temos que, mesmo com o caos instalado, buscar uma solução para o momento aflitivo vivido por todos. Como pode ser dar a salvação deste país continente? Temos uma prefeita negacionista e em litígio com o governador, porém adulando o presidente, ora cantando no seu templo religioso pessoal, juntando pessoas, ora esbravejando pelas redes sociais, especialista em lives, só tratando de fomentar discussões, com pouco trabalho efetivo e disso tudo, palavras ao vento, soltas e gerando frenética e efervescente discussão, com gente favorável e gente contra. E a cidade só aumentando os índice de progressão do espalhamento do vírus. Ela exige mais vagas de um governante, diz receber vagas de outro, mas nada de concreto. Nada sério vindo da atual administração e as melhores discussões e soluções vindo mesmo das cabeças pensantes aqui pelas redes sociais. Não existe uma vontade política de juntar ideias, algo de concreto, realmente transformador. Bauru é hoje a terra do "disse me disse", onde agora, a própria prefeita começa a se atritar com seu até dias atrás incentivador, o coronel presidente do SinComércio. No caso dessa relação nada usual, ela não pode ousar querer se desviar de qualquer coisa imposta por ele, pois logo surgem ameaças e tudo aberto, pelas redes sociais. Ela praticamente nas mãos de algo onde o melhor é lembrar de ditado popular: "Quem procura acha...". Até quando isso? Bauru e o país precisa avançar. Tudo poderia por algo concreto aqui na nossa aldeia. Gente como Dino e tantos outros estão propensos a sugerir, conversar, ideias novas, inovadoras, oxigenadoras, mas pelo visto, o grupo decisório na cidade já fez suas opções. Serão as melhores para a cidade? A quantidade de dissidentes só aumenta.

EDINHO SILVA, PREFEITO DE ARARAQUARA HOJE CEDO NA TV: "SEM VACINAÇÃO EM MASSA, SÓ O ISOLAMENTO SOCIAL PODE RESOLVER ALGO NESTE MOMENTO"
Cabeça a mil com a cidade de Bauru praticamente infestada e sem vagas hospitalares, mal consigo dormir e antes das 6h, estava desperto. Ligo a TV, vasculho os canais e caio no Bom Dia SP, da TV Globo, apresentado pelo jornalista Rodrigo Bocardi. Dentre as matérias do dia, destaco uma, entrevista ao vivo com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva PT e os efeitos registrados com o lockdown ocorrido naquela cidade e ainda com partes em curso, tudo para evitar o colapso total. Por oito minutos, uma conversa reveladora e a frase ao final que, não só marca, mas deixa registrado como pode se dar a salvação, ou a busca de dias melhores, seguindo o que a Ciência diz: "Se você não tem vacinação em massa só o isolamento social pode resolver algo neste momento. E nós não temos vacinação em massa. Diante disso só existe uma forma de controle. O paciente positivado não entrar em contato com a pessoa saudável. A partir do momento em que ele entra com pessoa saudável um novo ciclo se inicia". Ou seja, não existe muito o que conversar. Diante de fatos como o que acabo também de ver, um ex-governador de Goiás, não conseguindo vaga na rede pública, nem na privada. Este é o macabro retrato do país e mesmo assim, alguns insistem na manutenção de flexibilização das medidas protetivas. Não teremos vacinação em massa neste momento, pois não compramos - culpa do desGoverno do ex-capitão - e nem fizemos reserva quando todos o fizeram, daí hoje com o caos instalado, ou continuamos protelando, inventando saídas paliativas e sem solução ou todos juntos, optamos por salvar a todos. Com o regime de meia boa instituído aqui em Bauru, com fiscalização travada e muita vista grossa, nada se resolverá e a pandemia continuará só a causar mais o caos. Estamos diante de uma encruzilhada e somente dois caminhos. É pegar ou largar. A decisão é nossa e das opções em jogo todo nosso futuro. Quem ainda não entendeu, talvez só o faça pela DOR.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/videos-bom-dia-sp/...
OBS.: Não consegui um link direto deste vídeo e sim, este com a programação toda. Siga até encontrar o da entrevista e assista.

DIMENSÃO DA CATÁSTROFE PANDÊMICA
A maioria da população ainda não entende o que de fato estamos vivendo, entrevista com o neurocientista Miguel Nicolelis: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/02/26/nicolelis-populacao-precisa-acordar-para-a-dimensao-da-nossa-tragedia.htm?fbclid=IwAR1DAsJaINx3JmAinhQ2CffFHjalz_SQN4hBGu5xtU5A7u3UEIjI6TQ_rVE 


GAZZETTA REVELA ALGO MAIS DE SUA ADMINISTRAÇÃO - BAURU TERIA OUTRA POSTURA DIANTE DA PANDEMIA COM ELE NO GOVERNO MUNICIPAL?
https://www.debatenews.com.br/.../gazzetta-falhei-na...
O pessoal do jornal DEBATE de Santa Cruz do Rio Pardo investe em matérias tendo Bauru como pano de fundo e vai fundo, inova e apresenta bons resultados. Ouvir o ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta II neste momento é algo alvissareiro, diante de como se deu sua derrota e como está se dando o início do governo da novíssima (sic) prefeita bauruense. Sem medir um e outro por comparações, algo é transparente e bem claro, Gazzetta bateu de frente contra os interesses, por exemplo, representados pelo SinComércio e a linha de pensamento e ação dos tais "Forças Vivas", os verdadeiros donos do poder local. Li e gostei da conversa, entrevista dada por telefone para André Fleury Moraes. Ele não critica a atual prefeita, mas como todos estamos a constatar, até a presente data, nada de novo, só inércia. Inegável o massacre sofrido por ele, principalmente por parte da mídia massiva local, antes tucana, hoje mais bolsonarista e diante da nova polarização, sobrou para ele, o alcaide no exercício do momento da ebulição ainda em curso. Suas opções não foram das mais populares e para atender anseios das camadas mais empobrecidas, porém, se as relações entre as partes ainda eram possíveis, creio eu, hoje estão truncadas, paralisadas e inviabilizadas. Ou seja, piorou. Ouvi-lo é sempre bom, até porque, mesmo discordando em muitos pontos, um diálogo possível. Já com os atuais no comando da cidade, nem isso é mais possível. Só conversam entre si, o que não deixa de ser lamentável. Gazzetta conversa, explica, dialoga, ouve e isso é bom, levando em conta o momento atual.

CANSEI DE CERTOS NEGACIONISTAS
Acordo, ligo o computador e uma das primeiras imagens que recebo é a do então até este momento ainda amigo, Allison Carlos, advogado e presidente da Liga das Escolas de Samba de Bauru. Com um título pregando algo que não entendi direito e até peço para ele me explicar, está postado em sua página: "Globolixo e suas marionetes! já passou da hr...". Na sequência uma montagem com a carinha da apresentadora do Jornal Hoje da TV Globo, Maju Coutinho, com uma legenda que me recuso a reproduzir a imagem por inteiro, até para não dar ibope para algo fora da casinha: "O choro é livre, disse Maju Coutinho, favorável ao lockdown, diretamente do seu posto de trabalho, com seu salário em dia e estômago cheio".

Não resisti e o respondi de forma imediata, estilo vapt-vupt: "Isso que vc posta é desmerecer o salvamento das pessoas. Para gente como tu, o negócio é manter tudo aberto e dane-se tudo, pois ao dizerem estar pensando nos empregos, na verdade não estão. Fazem o mesmo jogo de Bolsonaro que até hoje continua negando a Ciência e levou o país para esse caos onde nos encontramos. Tivesse o seu mentor comprado vacina lá atrás, agosto de 2020 hoje viveríamos outra situação. Pregar contra quem busca uma solução através do isolamento é pregar contra a VIDA e é isso que você está fazendo. Como bolsonarista, nunca te vi a fazer pressão em cima do desGoverno Federal pra ajudar de fato estes todos em situação calamitosa, inclusive o meio empresarial, como se vê ocorrendo em muitos países mundo afora e hoje já em alguns estados nordestinos, exemplos para todos nós de como deve ser o trato para com a população. No momento, diante do genocídio em curso, não existe outra alternativa: na falta de vacina em massa, só o isolamento social pode nos salvar e pregar contra é um ato criminoso. Pense muito bem no que está a fazer, pois na verdade estás a defender o que, hem, me diga? E já passou da hora do que? Não me diga que prega também o que acabaram de fazer com o jornal lá de Olímpia? Muito triste ver um posicionamento vindo de ti, um advogado, líder carnavalesco, pensando e agindo contra tudo o que prega a Ciência e a favor de que interesses?".

Existe uma desinformação em curso e junto dela algo mais que perigoso, uma pregação sugerindo um "algo a mais". O que querem e buscam esses negacionistas com algo do tipo: "Já passou da hora..."? Enfim, a pergunta que deixo no ar é bem outra, exatamente no sentido contrário: Quem de fato já passou da hora de botar a mão na consciência e refletir, ao menos um pouquinho que seja, sobre os descaminhos pelos quais enfiaram este país? Insistir no modal proposto e ainda em curso por gente como Bolsonaro é a derrocada do país, mas pelo visto, muitos insistem na adoração e adulação para quem nos destrói. Não dá mais para se aquietar diante destes. Infelizmente, Alisson é só um destes, existem muitos outros.

SEM PALAVRAS
Hoje choveu forte demais em Bauru, duas horas aproximadamente e como resultado mais uma ENCHENTE na região onde está situado o Mafuá, barrancas do rio Bauru, proximidade da avenida Nuno de Assis, entre as quadras 1 das ruas Gustavo Maciel e Inconfidência, centro velho, ladeando o CIPs e a antiga Disbauto, tendo bem defronte um terreno baldio, onde neste momento ainda se encontram dois ônibus/traillers e uma carreta do Circo de Moscou: 

Nenhum comentário: