segunda-feira, 21 de agosto de 2023

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (177)


TEM QUEM GOSTE DA GENTE, ISSO ME BASTA
Ontem na Feira do Rolo, diante da Banca de livros do Carioca, estava lá fazendo comprinhas da semana (8 livros e 2 CDs por R$ 35), quando um fiscal da feira me aborda e me puxa para o lado. Diz assim na cara dura que me lê em tudo o que escrevo e gosta muito. Quase cai das pernas. Perguntei seu nome e se já éramos amigos pelas redes sociais. Ele me diz não ter nada disso, pois segundo ele não tem tempo, nem saco. Diz que, segue a da esposa, ela minha amiga pelas redes sociais. Fala um monte de impropriedades, desqualificações me honrando demais da conta, fazendo com que me sentisse o melhro cara deste mundo. Estava acompanhado, de velho conhecido, dos meus tempos de Gasparini e este, confirma algo mais, ou seja, estava mais do que pisando em ovos ali diante de tanta bajulação. Por fim, devo ter ejaculado sem o uso das mãos, pois ser assim paparicado numa manhã de domingo, depois de comprar algumas brigas durante a semana, é algo muito auspicioso. Ele antes de bater em retirada e continuar seu trabalho, pede para que continue sendo autêntico, fazer isso, escrever e escrever. Digo a ele, escrever muito errado, sempre precisando de correções e diz entender tudo, fazer pensar e pede para não se atentar para as críticas. Me deixa lá, eu e minha sacolinha de livros, meio que perdidão no meio da feira, olhando para os lados, não acreditando muito no que havia ouvido e depois, como não o conhecia, cheguei a crer tudo não ter passado de mero sonho, enfim, o sol estava inclemente e batendo forte em minha já combalida moleira. Foi difícil sair de lá com tudo aquilo fervilhando dentro da mente. Então quer dizer que, tem gente que gosta do que escrevo e como me posiciono. Será que ainda tenho alguma espécie de salvação?
HPA, desejando boa semana para tudo, todas e todos, segunda, 21 de agosto de 2023.

alguém merecedor de um forte afago
FOGUINHO E A REABERTURA DO ILUMINADO CORONEL BURGER'S
Foguinho é esse simpático senhor, sempre sorridente e que, tempos atrás, abriu uma casa de lanches ali no cruzamento da rua Maria José com a Aviador Gomes Ribeiro, 100 metros do Bar da Rosa e da avenida Duque de Caxias. Fez um acordo com o Gilberto Truijo, deu um trato desmedido no terreno cheio de mato ali existente, levantando um dos bares mais iluminados - em todos os sentidos - destas plagas. Botou até a fachada de um kombi ali dentro do bar, tendo suas entranhas com ligação direta para com a cozinha do estabelecimento. Fez sucesso, mas perfeccionista, deu um tempo, se remodelou, acabou juntando mais tecnologia e reabriu dias atrás com mais perfeição.

Seu lanche é desmedidamente um acinte. Preços honestos e convidativos, sempre em companhia de sua esposa, ambos na frente do negócio. A casa cheira maravilhosamente bem e ele, um gentleman no recebimento e atendimento. Quem o conhece não o esquece jamais. E ele é, além de todas as qualidades dos lanches ali servidos, um vizinho e tanto, pois trata o vizinho, o Pedrão, filho do Truijo, com a devida atenção e carinho. Vejam o sorriso do garotão quando diante e dentro do estabelecimento. Ser bem tratado é o que todos almejam na vida e Pedrão sabe que, ali ele é mais do que bem recebido. A vizinhança toda já está se habituando com a reabertura do espaço, aquele lanche fora do comum e aquela iluminação que, quando lá dentro, passando lá pela Duque e de costas, você já se é percebido, notado e reconhecido.

Não deixem de conhecer. De quarta à domingo, atendendo pelo delivery, 14.991236868, abrindo quando o sol começa a se por no horizonte e, desta forma, nasce outro ali naquela esquina - 18 às 23h. Escrevo por gostar demais do Foguinho, um desses sujeitos que, sentando uma vez para uma conversa, impossível não se tornar amigo. Do seu lanche, feito com aquele carinho e atenção, a mesma coisa. Ele fez renascer o brilho daquela esquina, antes um quintal da casa do Truijo e hoje, brilho mais que próprio, uma lindeza a encantar tudo à sua volta. Bato cartão e indico.

OBS.: E além de tudo, dizem que, Foguinho possui uma história linda de conhecer. Qualquer dia destes conto mais. Ele merece. E mais, escrevo isso sem ganhar nada em troca, nem um mero lanche - nem quero, pago sempre. Foguinho merece e por tudo o que faz, inclusive pro Pedrão da foto, merece mais do que simples elogios. Grande figura humana, dos muito sensíveis deste mundo.

Uma pergunta de Ethel Spetic da Selva, irmão do querido e saudoso Silvio Selva: "Confesso que me perguntava do por quê, de a logomarca ser um soldado germânico".

Foguinho, o Sérgio Andrade responde: "Eu quis trazer um local com uma alegria como o gordo e o magro, os três patetas. Então o CORONEL, foi inspirado na série Hoggan's Heroes (Sombra e Água Fresca) de 1965 nos Estados Unidos. A série é uma comédia sobre um grupo de soldados ingleses, prisioneiros em um campo de concentração na segunda Guerra Mundial, o campo 13. Esse personagem na verdade seria o sargento Sbutz, que se mete em situações patéticas. Foi ao ar no Brasil nos anos 70 início dos anos 80. Uma comédia, eu quero um lugar alegre para todos os meus amigos".


essa é para pensar e muito
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA "TEORIA DO INIMIGO MANSO"? POIS É, NÃO CAIAM NESSA, POIS ESTES QUEREM É NOS FERRAR
Essa é do Gilberto Maringoni.
Quando escrevo nós, me dirijo aos do campo progressista, diria mesmo, mais à esquerda. Vivemos um momento meio que único na História do Brasil. Hoje, o STF - Supremo Tribunal Federal cumpre um papel que, até bem pouco tempo também havia deixado de cumprir, o da intransigente defesa da lei. Quem persegue a camarilha que assaltou o País e a que tentou dar um golpe de Estado são estes, ou melhor, mais precisamente, um ministro, Alexandre de Moraes, o popular Xandão. Ele é quem coloca a cara a tapa contra o bando, a organização criminosa a investir contra todos nós e tentando implantar por aqui algo muito além de fundamentalista, diria mesmo, fascista.

Porém, se Xandão age lá de Brasília, aqui embaixo, Brasil afora, nas suas entranhas - Bauru também incluida e dos pés à cabeça - as forças antagônicas ao que o Governo Lula tenta recolocar no lugar, continuam mais ativas do que nunca. Na verdade nunca pararam de conspirar. Uma vez com as manguinhas de fora, mesmo contidas, se movimentam e lutam pelo retrocesso. Estes continuam muito ativas nas formas possíveis de organização social e política. Neste final de semana ocorreu aqui em Bauru algo neste sentido. A Caminhada da Família, organizada pela igreja católica e o atual bispo, quer queiram ou não, possui caráter conservador. No evento só não teve posters e camisetas aludindo Bolsonaro, por estes estarem meio que proibidos pela organização, do contrário, seriam muitos ali no meio.
Essa é do Zé DASSILVA.

Dentro do clima da passeata, a imprensa massiva nativa entra no clima e faz o dever de casa. Noticiam o evento como grande mobilização social, política e ideológica, quando na verdade deveria ser somente religiosa. Hoje, todo o interior paulista continua quase que inteiramente dominado pelo fascismo, este ampliado no período governado pelo ex-capitão. Estes todos se entenderam muito bem.

Enquanto isso, a dita esquerda - na qual me incluo -  e os ainda com ideal progressista, ou a maioria destes estão até o presente momento adorando o que Lula e o Xandão fazem. Para essa parcela, estes resolvem tudo e daí dormem em berço esplêndido. Só que, a coisa não é bem assim. Veja o que aconteceu neste momento na Argentina, com o candidato fascista, Milei, pior que Bolsonaro, seguindo fielmente a receita do Steve Bannon, ideário do ex-presidente dos EUA, a seguindo na essência. Hoje, Milei se mostra com cara falsamente libertária - a direita nunca foi ou será libertária - e desmonta tudo, quer dar cabo de tudo. Jovens principalmente apóiam como se isso fosse revolucionário, ou sendo de caráter libertador, quando na verdade é o contrário.

A classe média brasileira e a argentina hoje estão dando 5, 6 passos para trás todos os dias. Por aqui sei vigorar a tal da TEORIA DO INIMIGO MANSO. Lula está comprando essa ideia, dando corda pro Arthur Lira, que nunca será seu aliado, mas o usa. Os cruéis, insanos, doentes, perversos e danosos ultra-direitistas nunca colocarão totalmente em prática a tal da teoria. Isso não vai existir em lugar nenhum. Lula entrega ministérios para o Centrão acreditando na teoria. Sabe o que prevejo acontecer em breve? Pode não ser de imediato, mas vai acontecer: daqui há pouco vai surgir alguém pior que o Bolsonaro e o Milei, ocupando espaço e dando um "crau" nos nossos costados. Vejo Flávio Dino tentando remar contra essa maré, mas é único, pouco diante dos que estão acreditando na possibilidade dessa teoria. Muitos já estão totalmente à mercê da tal da teoria.

Parece que muitos não estão entendendo da ameaça que Milei representa hoje para a Argentina. A passeata do bispo bauruense é só o começo. Na verdade, muita coisa continua acontecendo por todo o interior brasileiro e vai passando batido, sendo denominadas como normais, quando na verdade representam a continuidade do que estava sendo feito no desGoverno de Bolsonaro. As cabeças não mudaram de uma hora para outra. Na tal passeata, não foi preciso levantar bandeiras, mas estava implícito e explícito: estamos aqui por ele. Ou seja, "eles", os bolsonaristas continuam pela aí, louquinhos pra ocupar novamente todos os espaços perdidos. Falam que em setembro algo mais irá acontecer. Vamos esperar pra ver, como com o 8 de janeiro?

Enfim, sou daqueles que desconfio até da sombra quando o assunto são este povinho que ainda defende Bolsonaro ou mesmo, o defendeu e hoje não se arrependeu. NÃO EXISTE INIMIGO MANSO. Todos estes estão louquinhos para dar o bote novamente contra a democracia e tudo o mais, só para ver novamente no poder, alguém com o mesmo ideal destruidor que Bolsonaro. Tudo bem, entendo perfeitamente Lula estar diante da tal governabilidade e necessita fazer alianças para conseguir aprovar seus projetos no Congresso, mas não se deve entrar nessa iludido, pois a traição ocorrerá, inevitável, basta seguir o dia a dia dos acontecimentos.
Tem alguém aqui nesta charge reconhecido como sendo da PAZ?

Nenhum comentário: