sábado, 5 de agosto de 2023

AMIGOS DO PEITO (214)


PRECISO ESCREVER ALGO SOBRE O MOMENTO DE KYN JUNIOR
Kyn é meu velho conhecido. Passou por poucas e boas nos últimos tempos. A pior te todas foi a perda da filha, seu bastião de segurança ao longo dos anos. Depois disso, somando tudo o que lhe aconteceu, sobreviveu não se sabe como, mas a cada raiar de novo dia, o danado se renova e renasceu das cinzas, como fênix.

Admiro e acompanho sua trajetória nos últimos tempos, pois não sei se teria a mesma coragem para tocar o barco como ele o tem tido. Foram tantos os acontecimentos que, na somatória, com toda certeza, ele não passará nem no purgatório, irá direto para o céu, na passagem desta para outra. Na última, ele morando lá no Santa Edwirges, corta essa cidade de ponta a ponta, na maioria das vezes a pé, tudo para ir tocando sua vida e tentando reverter o quadro atual. Ele insiste, persiste e insiste. Um bravo guerreiro, boquirroto como sempre foi, falastrão, mas muito boa gente. Tem momentos que me indisponho com o danado, pois não tem papas na língua, fala pelos cotovelos e se excede, mas quando olho para tudo o que tem passado, me contenho, dou o braço a torcer e, mais do que compreendê-lo, eu me posiciono ao seu lado. Muita gente que o critica é muito mais perverso que ele. Ele é o tal do malandro agulha, que gosta de ser bem tratado e de se impor, mas pela experimentações que tem provado, merece um olhar menos crítico e mais compreensivo.

Nessa semana o danado, após descobrir alguns tumores malignos, principalmente na região do rosto, passou por cirurgia e agora, outras mais. Desta feita, seu padecimento foi enorme. Tinha cirurgia marcada para as 6h da manhã no Hospital Estadual. Não tinha a quem recorrer e sem grana, saiu lá dos altos do Sata Edwirges por volta das 3h30 da manhã, caminhando até o Hospital Estadual. Chegou por lá às 5h40 e entrou no atendimento cirúrgico. Fez o que tinha que ser feito e por volta das 14h, lhe deram alta, com a cabeça toda enfaixada tinha todo o caminho de volta pra sua casa, agora sob um forte sol e as dores provenientes das cirurgias. Vou até seu encontro e o levo para casa. Falamos sobre esse momento do Estadual, numa luta por vagas e assim sendo, não abrigam mais os pacientes, fazendo de tudo para o descarte tão logo termine as cirurgias. Assim foi feito com ele. Agora, me diz, terá que ficar com a faixa na cabeça até na próxima quarta, no primeiro retorno. Por sorte, diz ter tudo saído muito bem nas cirurgias e que, os tumores, todos removidos e ele remoçado. Ele não se entrega, nem nas maiores adversidades. Constantemente estamos esgrimando nossas divergências, mas não abro mão de com ele continuar conversando e o entendendo. Ele, eu sei, faz de tudo e mais um pouco para sair da atual situação. Assisto seus áudios e em cada, percebo o quanto, em cada um deles, está cravado o espírito Kyn Jr. Aquilo tudo não é teatro, não é encenação, pois Kyn é tudo aquilo e muito mais. O danado já fez e aconteceu nessa cidade e, com certeza, se resistiu até agora, vai fazê-lo mais e mais, dando lá na frente a volta por cima.
Eterno gozador de si próprio

Hoje, ele está no estaleiro, ao lado de Jorge Maskalenka, a quem deu abrigo, este numa situação também de muita necessidade. Só por isso, por não estar em condições de abrigar ninguém, mas mesmo assim o fazendo para com um velho amigo, recebendo-o em sua morada, representa o tanto de valor está embutido dentro de sua personalidade. Podem me dizer o que for do Kyn. Eu ouço tudo, assimilo tudo, coloco no liquidificador da vida e quando o abro, sei que, algo de valor ainda está sendo resgatado. O mundo foi um tanto cruel para com ele, mesmo ele também tendo procurado e daí, no frigir dos ovos, sabe poderia ter escapado de muitas provações, mas já que aconteceram, agora, na adversidade, tenta ir resolvendo cada uma delas, mas não separadamente. Tudo anda mais do que embolado em sua vida e assim, aos trancos e barrancos, ele continua altivo, pescoço e cabeça erguidos, mergulhado na resistência a qual se tornou sua vida. Pelas últimas fotos, algo um tanto triste, ele enfaixado, mas tenham todos a absoluta certeza, ele não se encontra resignado, nem convencido que tudo já está definido. Num breve bate papo com ele dá para perceber, o quanto ainda possui de energia, algo sendo renovado a cada dia, não se sabe como, mas com ele tudo agora é assim. Eu quero muito ver esse danado em outra muito melhor que o momento atual. E saibam todos, ele faz o que pode e o que não pode para tentar sair da situação atual. Eu olho para ele e cada instante, sinto que não devo abandoná-lo, pois mesmo já tendo brigado muito comigo, é desses poucos onde ainda consigo travar uma conversa pra lá de aproveitável neste mundo tão fora dos eixos. Não me venham com a ladainha que cada um colhe o que planta, pois conheço tantos que deram uma baita volta por cima e creio, isso também possa ocorrer com meu amigo. Ele já passou por muitas e já é mais do que merecedor de outro momento em sua vida.

Abaixo alguns dos seus últimos posts e fotos, para perceberem a grandiosidade do sujeito aqui retratado:
- “Às vezes, virar a página é a melhor coisa que podemos fazer para deixar o passado no lugar dele, na vida nem tudo são flores, infelizmente, sofremos decepções, nos machucamos e nos iludimos com coisas ou pessoas. O importante é que sempre podemos recomeçar, virar a página e escrever uma nova história para a nossa vida, encerrando ciclos, fechando as portas, virando as páginas, superar é aprender a seguir em frente, virar a página e recomeçar a vida de onde ela parou. FICA A CERTEZA. O sofrimento ficou no passado. Eu tomei coragem, escrevi "fim" e virei a página para começar de novo o meu "era uma vez", ontem, 04/08/2023.
- “Sou um homem de letras, nada mais. Não estou certo de ter pensado nada de original em minha vida. Sou um fazedor de sonhos”.
- “A cada novo dia, a cada momento, temos à nossa disposição a maravilhosa possibilidade do encontro, que traz em si infinitas oportunidades. Precisamos apenas estar atentos. Acordo feliz todos os dias por saber que a minha vida tem pessoas maravilhosas como você”.
Encerro com algo de minha lavra: como a gente pode querer estar bem quando tantos ao redor não estão? Impossível.


ALGO DE MILTÃO GIAXA, UM DOS COM A CARA DA VILA FALCÃO
Esse sobrenome fala por si só. Por detrás dele a história de um dos maiores fotógrafos desta aldeia. Desse Milton, que chamo sempre de Miltão, tem essas histórias de seus antepassados na ponta da língua. Hoje passei defronte sua casa, na rua Carlos de Campos, defronte onde um dia foi a FEB - Fundação Educacional de Bauru, parei pra conversar. Ele, aos 86 ou 88 anos, varria a calçada. Ele tem a cara da escola de samba da vila Falcão, a Mocidade Independente e por ela desfilou até não mais poder. Lembro de uma vez, muitos anos atrás, no adereço de mão uma bengala. Na dele, oca, tinha uma bebidinha, que foi tomando aos poucos. Rimos quando lhe relembrei a passagem, que nunca mais me saiu da cabeça. Ele, como todos nós, sobreviventes da pandemia, me disse que quer falar com o Jose Ricardo Carrijo e se este arrumar lugar onde não precise sair no chão, toparia descer de novo. Ou seja, continua com o mesmo espírito festeiro e rueiro de sempre. Disse mais e me surpreende quando afirmou que, se fizéssemos o mesmo no bloco do Tomate, desceria a Batista conosco. Fico sabendo que, voltou recentemente a nadar no SESI, onde vai regularmente, tudo para manter a forma. Ele esbanja vitalidade, lucidez, sendo desses a não desistir nunca. Falamos de muitas outras coisas. Quase perdi a hora para encontrar aberta loja de material elétrico, meu destino naquele momento. Mas como ia me lembrar disso, estando defronte essa "testemunha ocular da história ". Ganhei o dia.

O QUE É EDUCAÇÃO
O governador vai dar notebook e pagar internet p a molecada? Ou vai liberar o " gato" de luz? Aiiiiinnnn td mundo tem celular...tem mesmo. Tu ja experimentou ler Machado de Assis nessa telinha? Estudar fisica inorganica?? As xs eu lembro do filme do Bolt, o cachorro, sabe? Tem muita gente incapaz de conceber certas realidades diferentes. Educaçao nao é bem de consumo, nao é pra servir ao lucro. É pra melhorar uma Naçao, qualificando o povo, pra formar espirito critico e conhecimento academico, tecnico. Respeito é admiraçao, nao medo de violencia. Gente doida, credo!
Marcia Nuriah

Nenhum comentário: