sábado, 19 de agosto de 2023

COMENDO PELAS BEIRADAS (135)


ASSIM PODE?
"Os nazistas julgados em Nuremberg, na Alemanha, usavam o mesmo argumento para justificar seus crimes: "seguiram ordens"", ex-prefeito Tuga Angerami, num curto comentário desta postagem feita também no meu Facebook.

EU SOU DO TIME DOS QUE NÃO CONCORDAM COM A PRIVATIZAÇÃO DO DAE - AQUI UM TEXTO DE OUTRO DESTES
Eu e tantos outros. Aqui compartilho algo recebido de um ex-presidente da autarquia, até bem pouco tempo conhecida como a "Jóia da Coroa", ou seja, era a lindeza, a rainha dentro de tudo o mais na Prefeitura Municipal de Bauru. Fizeram e desfizeram dela e hoje, deu no que deu, está sendo encurralada, encostada na parede e ao final querem repassá-la como rejeitada, sendo que, ainda hoje é grandiosa, soberana e cheia de atrativos. Recebo texto de João Davi Felício, o "A concessão macabra do DAE/Bauru - Será que Bauru e o povo desta cidade merece". Ele precede algo publicado pelo portal Saneamento Básico e também muito incisivo na denúncia: "Como operam os barões do saneamento básico".

Começo pela introdução de quem atuou do outro lado, vivenciando um bom tempo sentado na cadeira de presidente da autarquia:
ALERTA BAURU - ESTAMOS SENDO ROUBADOS EM PLENA LUZ DO DIA
Pior que no comando está o Poder Executivo e parte do Poder Legiuslativo (11 vereadores), mais a participação de Procuradores do Município, que são funcionários de carreira e do próprio gestor/presidente do DAE Bauru.
Vejam que o negócio do Saneamento Básico é bom para os chamados Barões do Saneamento Básico, lucros astronômicos. Aí não tem nada de interesse do município e do povo de Bauru, o interesse é pessoal, é do grupo que vem estorquindo o município há bastante tempo e com apoio do Legislativo.
Dois empresários, que a bastante tempo foram anunciados pela Prefeita fariam parte do grupo de estudo para fazer a concessão do DAE, possuem estreita ligação com o pessoal da FIPE, são LOBISTAS, gente que não deve participar de nada relacionado ao poder público.
Se o povo de Bauru, grupos políticos e empresariais não fizer um LEVANTE contra este Projeto Maléfico para Bauru, nós munícipes vamos ter um futuro amargo. Fazer essa concessão/venda do DAE Bauru, incluindo a drenagem só é bem visto em Bauru. A cidade está numa situação confortável, basta terminar a ETE com recurso próprio, este existente em caixa. Com a sobra deste dinheiro dá para fazer ADEQUAÇÃO das ETEs existentes e que foram construídas na época, com suas falhas (erros de projeto). A substituição de redes de esgoto que "inventaram para aumentar o valor dessa concessão macabra" pode ser executada fazendo um planejamento.
A previsão da concessão/privatização é de 30/60 anos, tempo suficiente para quebrar o DAE e Prefeitura. Isto não é um projeto e, sim um ASSALTO ao município de Bauru.
Vejam a seguir na íntegra matéria com o título, os Barões do Saneamento Básico.
Engenheiro João David Felício - Bauru SP, 10/08/2023.
https://saneamentobasico.com.br/.../baroes-do-saneamento.../

MEU AMIGO MARCOS PAULO RESENDE, LAMENTA O FATO DO CODEPAC TER SACRAMENTADO COMO "RUÍNAS" A "CASA DOS PIONEIROS"
"Henrique, li no Jornal da Cidade e dei um soco na parede ao tomar conhecimento de como resolveram a questão. Inacreditável como conseguem. Tem quase vinte anos que a Casa dos Pioneiros foi tombada e mais de vinte anos se falava da necessidade da preservação dessa casa, que era naquele momento, uma casa de fato. Agora, com toda pompa, o Conselho determina que essa será a primeira preservação de ruínas na cidade. Tem o disparate de afirmar que, seguindo o exemplo do que já acontece na Ásia, na Europa. Pera lá, mas nesses lugares quando se fala em ruínas é ruínas mesmo, as ruínas do Coliseu, da Muralha da China, da Grécia Antiga. Quando se fala em ruínas na Europa estamos falando de algo em torno de mil, dois , três mil anos atrás. Aqui na América do Sul, ruínas de Machu Picchu no Peru, isso é ruína. Por que um patrimônio histórico de Bauru chegou nessa situação?, isso sim deveria ser questionado. Como deixaram chegar numa situação dessa. Eu conheci a Casa dos Pioneiros quando estavam tombando, a casa estava em pé e a deixaram chegar nessa situação. Lamentável ter quer ler a explicação dada para a considerar ruína. Deixaram a casa cair, vir abaixo e agora falam de ruína, como se Bauru tivesse dois mil anos de fundação. Deve ter sido parte anexada do Império Romano e não sabíamos. Inacreditável um negócio desses, piada como são tratadas as coisas neste país, principalmente o patrimônio histórico. Primeiro deixemos tudo se deteriorar mesmo, para depois tombar como ruína. Quem sabe já estejam pensando no futuro, daqui dois mil anos, aí sim, algum valor como ruína, caindo tudo.
No caso do Pelé, deixaram destruir a casa dele e depois, com sua morte falaram em homenagens. Não tem que homenagear nada, pois mataram a memória, destruíram o BAC, não sobrando nem as tais ruínas. Imagine que irônico, pegar uns tijolos da casa do Pelé e dizer que poderiam ter preservado as ruínas de sua primeira casa. Tudo aqui é uma piada. Muita gente vai bater palma para isso. Deixaram a casa cair e agora, vejo isso. O que fizeram para deixar essa casa cair, ponto irreversível de degradação é totalmente responsabilidade do município. Por anos foi alertado para a preservação da casa e nada foi feito e agora, quando teria que ser reconstruída, num trabalho de restauro considerável, para não fazê-lo, decretam tratar-se de ruínas. Depois não gostam quando tratam algumas das ações ocorrendo por aqui como piadas e dentro do atual Febeapá - Festival de Besteira que assola o País, relembrando o imortal Stanislaw Ponte Preta.

OBS: Nas fotos as ruínas de São Miguel das Missões e as da Casa dos Pioneiros. Alguém pode me informar quantos anos separam uma da outra? Poderia ter publicado foto das Muralhas da China, mas daí seria demais da conta, né!!!


O LANÇAMENTO DO PRIMEIRO LIVRO DA CONSIDERADA AMIGA
Como não ir? Luiza Carvalho é mais que batalhadora e hoje mais um dia de sua auspiciosa VITÓRIA. Ela merece todos os louros. Parabéns, sua Parede Caiada deve ser mais que ótima. São histórias muito pessoais, as suas histórias, relatos de uma vida inteira, feitos após a rolança do tempo. Gostei logo de cara.

Nenhum comentário: