quinta-feira, 11 de outubro de 2007

UMA ALFINETADA (5)

Esse texto acabou de sair do forno e sai aqui já, enquanto será publicado n'O ALFINETE só sábado. Vejam se tenho ou não razão de ter medo desses salafras...
FUNDAMENTALISMO DÁ MEDO


O mundo de hoje me bota medo. Vivi quase um cinqüentenário e estou começando a ficar deverasmente preocupado com o futuro da humanidade. Faço o que posso para combater os fundamentalistas, que na base do medo e da falsidade tentam impor à sua vontade como a única correta forma de viver. Quem me aponta ser o seu o único caminho da salvação, faço questão de seguir o oposto. O jogo político, que move o tabuleiro dessa vida, em alguns momentos faz com que nos curvemos e o pensamento mais conservador vai ocupando os espaços. Isso acontece no mundo todo e é um grande retrocesso. Em muitos momentos vemos a hipocrisia e a falsidade prosperar e pouco podemos fazer para mudar esse estado de coisas. A não ser que você acabe dando um belo de um pontapé em tudo, mas todos temos amarras, que nos seguram por todos os lados. Na maioria das vezes, mesmo contrariado, permanecemos calados. E sofremos muito. Eu mesmo já ando dando sinais deque uma úlcera me invadiu e eu bem sei os motivos.



Tenho medo de certos segmentos reacionários, pregadores convictos de uma santidade, que só existe da boca para fora. Eles fazem e acontecem por debaixo dos panos. Não consigo entender como alguém pode se dizer devoto de algum Deus (seja ele qual for) e continuar enriquecendo em cima da miséria do semelhante, explorando as relações comerciais e tendo como guia-mestra o dinheiro. Será que dormem quando colocam a santa cabecinha no travesseiro? Eu não sou e nunca fui comunista, mas os respeito profundamente, pois o verdadeiro, menospreza o Deus Grana, pregando uma igualdade divinal, só vista mesmo numa espécie de paraíso.

Quando ligo minha TV e vou vendo a repetição da fala empoada de certos pastores de ovelhas, sinto ânsia de vômitos, pois está lá, estampado na face daqueles abutres a falsidade. Isso me torna cada vez mais descrente e incrédulo. E hoje, está cada vez mais difícil alguém querer se posicionar contrário a fé. Nos EUA de Bush Jr deve ser abominável alguém declarar-se ateu, ainda mais depois dessa messiânica figura haver declarado: "Não sei se ateus deveriam ser considerados cidadãos. Essa é uma nação sob Deus". Que raio de Deus pode ser esse que acoberta as falcatruas, negociatas e insanidades desse declarado fundamentalista? Transfira isso para o Brasil, para o nosso mundinho e observe como isso se repete exatamente igual por aqui. Eles estão por todos os lados e enganam a todos, sem dó e piedade, tudo para fazer prevalecer os seus interesses.



A fé de ontem e de hoje é uma barbárie escancarada, cruel jogo de interesses, um comércio deslavado. Tenho medo de quem professa ela e o faz de forma homofóbica. Sei do que são capazes. Nem gosto de imaginar esse pessoal com algum poder, pois irão passar uma borracha no passado que não lhes interessa. O que será da geração futura depois deles? O caos total. Vivo a vida com muita galhardia, de forma diferente, com um sentimento de alegria e deslumbramento. Jamais me autocensuro, pois sei que os moralistas de plantão são muito piores do que tudo o que consigo fazer (e olha que não é pouco). A mim eles nunca enganaram. Leitura, estudo, continua sendo a melhor saída, pois você passa a entender como é enganado. O triste é viver num mundo onde ninguém lê mais nada e quando o faz, acredita em tudo, sem contestar. Desse jeito, eles vão acabar nos derrotando.



Henrique Perazzi de Aquino 47 anos de devoção a um ensinamento de Millôr Fernandes: "Sou crente porque creio na descrença".

Obs.: a ilustração do texto é antológica e foi feita pelo Nani, extraída do livro "O Humor do Pasquim", de 1977, estando lá guardadinha na estante do meu mafuá.

Nenhum comentário: