terça-feira, 14 de abril de 2009

COLUNA NO JORNAL BOM DIA (16) E PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (13)

A TORCIDA DO CONTRA - publicado no BOM DIA de 11/04
Participei semana passada de um debate e acabei me estressando com uma estudante, daquelas que ainda acreditam no conteúdo da revista Veja (ela tinha uma entre os cadernos). Questionou o palestrante sobre uma provável culpa do presidente Lula por este ter mentido para o povo no final do ano, quando amenizou os efeitos da crise. Ele chegou a afirmar que a crise era uma “marolinha” e todos fomos às compras mais tranqüilos.

Esbravejava contra a irresponsabilidade e falta de seriedade, de nada adiantando a argumentação de que ele pode até ter errado, mas o fez para evitar o pânico generalizado no final do ano. Imaginem o caos para o comércio no final do ano. Ela não se convencia, procurando por todos os meios fazer valer seu ponto de vista.

Não me agüentei. Pedi a palavra e disse a ela que a crise não foi criação tupiniquim, muito menos obra do Lula e se ele naquela oportunidade tivesse dito que a crise era séria demais, que ninguém deveria comprar mais nada, ela estaria no debate, usando da mesma ênfase para criticá-lo, pelo fato de ter causado pânico à nação.

Ficou magoada, mas precisava ouvir aquilo, pois existe hoje uma tentativa de criminalizar Lula por tudo. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Tudo culpa do barbudo. Lula não é santo, porém acerta muito mais do que erra. Mesmo assim existe hoje uma turba insensível, chegando a torcer contra o país, tudo para enfraquecer Lula. Decididamente, não faço parte dessa “thurma”.
OBS.: A foto do "Amigo do Ignácio" foi tirada aqui em Bauru. Não entendi seu significado, mas resolvi publicá-la aqui. Achei o local mais adequado.

O PRECONCEITO CONTINUA: Outro dia me perguntaram dos motivos pelos quais defendo tanto o presidente Lula. Devolvi a pergunta na mesma intensidade: Por que o atacam com tanta intensidade? De uma coisa tenho muito clareza: É um dos presidentes a sofrer os maiores ataques preconceituosos de nossa História, foi imensamente melhor dos que o antecederam (Sarney, Collor e FHC - para esse, toc toc toc), o único a tocar na delicada questão social brasileira, o único "iletrado" diante de uma secular "thurma" de impolutos letrados (sic) e o primeiro que o mundo inteiro respeita e admira. Isso tudo junto, causa uma ciumeira danada para um segmento da população. Publico mais dois exemplos do que continuam produzindo contra o presidente, fruto da imbecilidade humana elevada ao seu grau máximo: "Pedido de presente ao Papai Noel e A Questão do Terceiro Mandato: Depois da vitória de Obama, já começou aqui a panfletagem para o Terceiro Mandato... O BOSTA". Coleciono esse tipo de coisa, talvez pensando em lá na frente produzir um trabalho a respeito. Por outro lado, tenho que reconhecer, isso tudo acaba fortalecendo cada vez mais o tal do "sapo barbudo". Sou contra a mediocridade da imparcialidade que vigora nesse país. Querem um exemplo. A revista Piauí deste mês traça um perfil da ministra Dilma, ressaltando seu lado guerrilheiro. Num país cheio de preconceitos, que não sabe nem valorizar a luta dos que enfrentaram a ditadura, tudo é feito para prejudicá-la. Por outro lado, a mesma revista nunca traçará um perfil do governador Serra, o provável adversário de Dilma, versando sobre a sua fuga do Chile, tão logo ocorre o golpe de estado em 1973. O lado fujão do Serra não interessa ser mostrado, mas o da Dilma fichada sim. É disso que trato aqui.
OBS.: Publico esse post em homenagem ao deputado João Hermann, falecido nesses dias, tudo por ser ele outro defensor do tal "sapo barbudo". Nas fotos, ele, os vereadores Roque e Mariano, além de Ademir Elias (eu tirei as fotos), quando participavam de um ato do Movimento Negro, na praça Rui Barbosa, ano passado. Hermann era um usineiro socialista, uma dessas coisas que só acontecem aqui mesmo no Brasil. Porém, de mediocridade ele nunca padeceu.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Henrique
Olha que coisa mais legal me aconteceu dias atrás:
Estava num jantar de recepção a uma amiga de minha esposa que há anos vive nos EUA e hoje é casada com um estadunidense.
No meio de pessoas de uma classe social mais abastada, imaginei ser o único ali que respeitava o presidente.
Em nenhum momento o assunto Política foi mencionado.
Até que a própria homenageada sentou-se ao nosso lado e começou a comentar sobre as mudanças de Bauru e do Brasil.
Nem deixei que começasse a falar mal do Brasil, e já disse que hoje em dia (ou "nunca na história desse país") a diferença que há é que estamos torcendo pelo bem do Brasil. Que aquela turma de oligarcas (de tradição cafeeira) que queriam o lucro só pra si, não se importando se o Brasil fosse pros quiabos, tinha diminuído em número e em influência eleitoral.
Qual não foi a minha surpresa com a animação dessa pessoa, que imediatamente tornou-se minha amiga também. Lá nos Estados Unidos a impressão que eles têm é que o Brasil está com "alma de vencedor". Tudo graças ao presidente.
Lá eles vêem muito mais os acertos do Lula do que os deslizes.
Parece que quando o exemplo dos EUA é bom, favorável a nós, a gentinha da direita não diz amém, como habitualmente diz pra tudo.
Quando o Obama diz que o Lula é "o cara", toda direita se apressa em colocar em dúvida a sinceridade no presidente norte-americano. Obama, que por lá é considerado o salvador da pátria, e por isso já não é digno de nossa total confiança, foi muito esperto ao se aproximar amistosamente do "presidente mais popular da Terra".
Por isso fica a pergunta: até quando a direita vai distribuir essas mensagens de correio-e difamatórias? Até quando as TVs e jornais vão tomar posição contrária ao povo brasileiro e sulamericano? Até quando vão dar murros em ponta de faca?
Abração
W. Leite

Anônimo disse...

O que fizeram esses sociopatas pelo Brasil até hoje, desde que os militares voltaram aos quartéis? Onde desejam chegar esses professores que trocam a didática das aulas pelo processo de doutrinação em favor desse sistema deletério que vem a ser o comunismo ? O comunismo é estúpido e irracional até mesmo diante da própria natureza, haja vista que nem Deus fez dois homens iguais. A estratificação social é um imperativo que, por mais que queiram sub-produtos da humanidade, como Fidel Castro, irá se alterar. Por períodos, por força de paredons, forcas e chibata até pode ser, mas por períodos que irão esfolar o corpo, mas jamais irá deformar a alma. Que saudades dos militares. Creio que, se não for a milésima vez que escrevo essa afirmação que vem do fundo da alma, está perto desse número. Que saudade dos militares e, “trombadões”, por favor, voltem para suas casas sob pena de, não o fazendo, sermos obrigados a mudar até o lema de nossa bandeira, trocando a palavra “ordem” por desordem. O “progresso” permanece, pois apesar dos ladrões, dos incompetentes, do gangsterismo que envolveu e ainda envolve o Brasil, o progresso é inexorável, pois a população não se assemelha aos malfeitores. A propósito, esse não tenho intenção de condenar quem apenas cultiva “idéias sociais”, reconhecendo ser esse um direito de cada um, só não se pode concordar com os choques de baixaria de parte daqueles que tentam doutrinação, praticam assaltos aos cofres públicos através de vários expedientes despudorados e, no vácuo da imoralidade tentam implantar no Brasil, camufladamente, não um regime...mas uma verdadeira arte de esgoto.

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS

1. Obrigado Wellington Leite, suas palavras demonstram que entendeu onde quiz chegar e o que quiz dizer com meu texto. O Brasil nunca tinha tido essa "alma de vencedor" e tem genteque torce contra isso. Hoje somos respeitados lá fora e vilinpediados aqui dentro.

2. O segundo texto é um amontoado de coisas desconexas, que nem fazem junção. Não possuem liga. Para começar vem anonimamente. Em alguns casos entendo alguns comentários anônimos, quando feitos sob pressão, com receio de ser perseguido, mas não nesse caso. Meu texto não toca no quesito comunismo em nenhum momento. Qual o medo dessa pessoa que escreveu? Qualquer tipo de mudança social que privilegie os menos favorecidos para ele é comunismo. Perdeu o bonde da história. Continuar defendendo o que de pior tivemos na nossa história, o nefasto regime militar, violento, autoritário, corrupto e imoral é demais. Discuto à exaustão quando existem argumentos do lado oposto. Contra balelas não se tem o que fazer. Recomendo mais leitura, um melhor entendimento do processo histórico por que passamos.
Henrique, direto do Mafuá

Anônimo disse...

Henrique

Gostei muito do termo:

USINEIRO E SOCIALISTA.
ISSO SÓ É POSSIVEL NO BRASIL.

Ri e constatei que é isso mesmo. Vá falar de usineiro numa Colômbia, qualquer país andino e ver o que se passa na cabeças desses senhores de engenho.

Hermann, que se tornou usineiro nos anos 80/90, chegou lá já com sua cabeça fundamentada num pensamento mais liberal. Talvez pensasse de forma esquerdista, mas na prática ainda imprimisse uma gestão bem capitalista. Não existe como negar que era diferente de muita gente que anda por aí. Se tinha críticas, em muitos outros, desço a lenha com muito mais gosto do que com ele.

Paulo Lima

Anônimo disse...

HENRIQUE

A perua com a inscrição INÁCIO É MEU AMIGO é do tempo da eleição aqui em Bauru. Esse cara, o tal Inácio foi candidato e o dono da perua não tirou o adesivo até hoje.
abraços

HAMILTON