sexta-feira, 10 de abril de 2009

UMA FRASE (33)

A “cultura” continua, mas não na “Cultura”
Primeiro a frase. É uma espécie de conselho de Fonseca Amador, o fundador do sandinismo na Nicáragua, que recolhi de uma entrevista do escritor Eduardo Galeano:
"Amigo, amigo verdadeiro, é quem elogia pelas costas e critica pela frente".
Não sou amigo do prefeito. Nos conhecemos. Torço por sua administração, ele possui boa disposição, está sintonizado com tudo, ouve bastante e "saca" tudo. Em 100 dias acelera muita coisa na administração pública. Isso tudo aqui é "café pequeno", perto de tudo o que ele ouve por aí. Não me furto a fazê-lo, pois ajustes de percurso terão que ocorrer. Aqui a frase acaba se encaixando como uma espécie de contribuição. O prefeito precisa que muitos externem sua opinião, facilitando sua decisão. Calados, nada mudará.

Vamos aos fatos. Algo chama a atenção aqui em Bauru. Eventos culturais sem o patrocínio, apoio ou participação da Secretaria de Cultura. Estranho, não? No primeiro, algo grandioso. O “Cine Tela Brasil”, um cinema itinerante, patrocínio da Telefônica fica na cidade por três dias, com 4 sessões diárias e a secretaria municipal que consta do apoio é a SEBES – Secretaria do Bem Estar Social. No segundo um Projeto viabiliza a ida de corais em apresentações no terminal Rodoviário. Tudo bem, o local é mantido pela Emdurb – Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano, mas nem um mísero apoio da Secretaria de Cultura é citado. O prefeito vai para São Paulo discutir questões de tombamentos patrimoniais, temas de pauta do CODEPAC, umbilicalmente ligados à Secretaria de Cultura. Leva consigo dois secretários municipais, deixando de fora o da Cultura. Dirigentes, agentes e personagens da cultura na cidade agendam temas do seu interesse diretamente com o prefeito e pedem que o secretário da pasta não participe.

Existe alguma mensagem por trás disso? O prefeito continua antenadíssimo com tudo. Parece preterir o escolhido para a pasta da Cultura em eventos. A mensagem cifrada passada não é de difícil entendimento. Ajudemos o prefeito nesse momento. Ele clama por isso.

11 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro

Também não irei me identificar.
Assim como muitos que escrevem aqui e em outros blogs. Bauru é assim, fala de todo mundo pelas costas, mas na hora de assumir, foge do pau, não o faz. Não espere que ninguém vá assumir aqui ou em qualquer jornal o que fala na boca pequena. Falam em todos os lugares, mas ninguém põe seu nome embaixo de nada, não assinam nada. Somos uns bundões, morremos de medo de se posicionar.
Então, meu caro, você teve uma atitude bonita, escreveu e assinou aqui o que todos falam na rua e nas conversas de boca em boca, mas não o fazem num jornal. Não assumem nada e dessa forma demoramos para mudar alguma coisa. O caso da Cultura é dessa forma. Se todos os que falam nas ruas tivessem a coragem de ajudar o prefeito, ele poderia tomar a decisão mais rapidamente.
Instigue.
f.

Anônimo disse...

Eu pedi uma audiência direta com o prefeito porque havia solicitado várias vezes na secretaria de Cultura e em nenhuma fui atendido. Me empurraram com a barriga. Foi humilhação. Rodrigo me atendeu, ouviu e anotou tudo. Passado alguns dias a coisa piorou com o secretário, pois ele ficou sabendio e quando passei por lá, nem quiz me receber. Com ele não existe diálogo.



Nei

Anônimo disse...

HENRIQUE

Se a classe artística, tão espezinhada nesses meses, não se manifesta e fica encolhida, ela é merecedora da situação e do secretário que possuem. "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", já dizia Vandré. Se eles não lutam e não fazem acontecer, a coisa segue mal e porcamente como todos estamos presenciando.

Marisa

Anônimo disse...

FORA PEDRO.....

Anônimo disse...

Henrique careca

Aqui é uma amiga sua, uma das tantas que deixou aqui na Cultura, aquela com C maiúsculo. Os tempos aqui são outros, bems ruins, perseguições e tudo sendo resolvido aos gritos, com chamadas de atenção em público, uma vergonha. Dá vergonha de atuar aqui. Espero que dure pouco. Eu leio o que você escreve e acho que pega leve demais. Sabe como eles, os que assumiram a Cultura denominam vocês. Como se fosseum uma espécie de delethes, os indianos que não podem ser nem tocados, tal a rejeição que a classe rica possuem deles. Vocês, os que sairam são esses. Só de ver a gente conversando com vocês dá uma pauleira danada por aqui. Acham que se trata de conspiração.
Abraços
Não se esqueça de passar sempre por aqui.
Daremos a guinada para transformar isso aqui numa verdadeira Secretaria Municipal de Cultura. Você sabe que somos capazes, mas do jeito que está, com uma desconfiança até da sombra, é impossível de trabalhar.
Desculpe pelo desabafo, mas não sabia onde fazê-lo.
Voce também vai entender os motivos de não querer me identificar.

Anônimo disse...

É isso ! É uma pena, dizem que o Prefeito teve que engolir o secretario de cultura goela abaixo pelo apoio dado a sua canditatura, pois o secretario, que nem sei o nome é presidente de um partido politico. Mas quem perdi não é so a classe artitisca da cidade, o principal prejudicado é o povo, que paga a salario dessa gente, e que salario heiimm!?!

Anônimo disse...

Henrique, espero um dia conhe-lo pessoalmente, não sou artista, mas conheço alguns da cidade e a reclamção é hunanime, o problema não está apenas no secretario, dizem que a maioria das pessoas que trabalham lá são bem intencionadas e que a coisa está parada porque é decidida por 3 ou 4funcionarios de carreira que tem paúra dos artistas que não sejam globais. Concordo plenamente com o comentario acima. Rodrigo, onde fica o nosso dinheiro pago em impostos nessa?

Anônimo disse...

Alguem escreveu que não foi recebido pelo Sr Pedro Romualdo por 3 vezes. Este ano estive na secretaria de cultura por 5 vezes e tambem não fui recebido nenhuma das vezes pelo secretario. Os artistas de Bauru são desunidos por isso esse cara esta lá. Estranho o atual prefeito não consultar os artistas para empossar o secretario, afinak ele representa a cultura da cidade, e não poderia ser qualquer pessoa para ocupar esse cargo. Sou uma artista bauruense e atuo na cidade a mais de 15 anos, nunca ouvi falar dees pessoa no meio cultural.

Anônimo disse...

Parabéns Mafuá!! Espero que escrevam uma materia mais profunda sobre o assunto. A situção da secretaria é muito pior, ela não existe para os artistas e sim como cabide de emprego. Como artista nunca fui atendida em nemhum progeto que enviei. Fiquei horrorizada quando soube que o orçamneto anual vai quaze tudo para pagamento da folha de funcionarios. Porque ela exite então? A secretaria de cultura de Bauru deveria ser extinta, pois ja temos a Oficina Cultural que atende muito melhor os artistas.
Vou entrar em contato com grandes jornais de São Paulo para dar atenção aos fatos.

Anônimo disse...

HENRIQUE

Se quer saber mesmo a minha opinião, lá vai.

A SECRETARIA DE CULTURA DE BAURU ESTÁ UMA BOSTA. PIOR NÃO PODERIA SER. O PREFEITO FOI AVISADO DE TODAS AS MANEIRAS POSSÍVEIS. ATÉ DENTRO DE SUA PRÓPRIA CASA TEM UMA PESSOA QUE LHE ACONSELHAVA A NÃO DEIXAR ESSA PESSOA ASSUMIR. AGORA, SER O TAL DO COMPROMISSO POLÍTICO É MAIS IMPORTANTE DO QUE O BEM DA CIDADE, DO QUE O CONSTRUIR, A ESCOLHA TEM QUE RE CAIR SOBRE QUEM A FEZ.

Se quer saber mais detalhes da porcaria que anda acontecendo por lá, dê um pulo lá no teatro, converse com os funcionários, vá aos museus, as bibliotecas públicas e pergunte. Verás o caos que se transformou a Cultura. Tudo está parado. Nada funciona direito e um clima de guerra está instalado, pois o secretário é autoritário, ignorante e iletrado. Não tem preparação para o cargo.

Acho que até para tirar fotos ele deve ter perdido a mão. Ruim é pouco. Está uma merda.

Pedro

Anônimo disse...

Moro em Bauru a mais de 20 anos e desde então não havia visto a cidade numa efervecencia cultural como nos ultimos 4 anos. Pensei: em fim a cidade retoma o seu agito cultural como amigos que residem na cidade antes de mim me disseram que nos anos 70 e 80 a cidade fervia. Li a materia e resolvi deixar um comentario as pessoas com um pedido de pasciencia, pedindo um poco mais de tempo para que Rodrigo Agostinho desse um alavancada na cultura de Bauru. Mas mudei de ideia quando li esses depoimentos com relação ao atual secretario de cultura.
Incrivel os depoimentos acima, fica aqui o meu apelo ao prefeito e a minha solidariedade ao artistas locais e amantes da cultura.