sábado, 4 de abril de 2009

COLUNA NO JORNAL BOM DIA (15) e UMA CARTA (28)

REPÚDIO AO GOLPE - Esse texto saiu publicado no BOM DIA, edição de hoje, 04/04
Em 01/04/1964, no Dia da Mentira, com um nefasto golpe militar, passamos a viver um dos piores momentos de nossa história. A tragédia a seguir é do conhecimento até do reino mineral. Retrocesso sem fim, com repercussões bem claras até hoje. Não existe mais o que falar do golpe, além de repudiá-lo. Até mesmo os militares mais conscientes renegam a "quartelada" e o que foi feito do Brasil na seqüência.

Carregamos o trauma e a cicatriz do que esse país acabou se transformando. Completados 45 anos do Golpe, uma data meio redonda, propícia para manifestações variadas. Quase nada, um leve muxoxo em locais isolados. O brasileiro não consegue mais ir para as ruas, está inerte, anestesiado e resignado. Uma tristeza sem fim. Mino Carta costuma repetir que “falta sangue em nossa história”, como falta disposição de reação. Isso daria uma tese.

Diante dessa quase não percepção da importância de se posicionar contra movimentos autoritários, faço uma comparação com o que aconteceu na vizinha Argentina em 25/03, quando lá foram completados 33 anos do golpe militar lá deles. O que se viu por lá foi o povo nas ruas em imensas manifestações, com a renovação do pedido de julgamento e punição para os culpados por violações dos direitos humanos. A data nem era tão redonda como a nossa.

Admiro demais a união popular deles nesses momentos. Não se esquecem das atrocidades e as punições por lá se sucedem, com julgamento exemplar aos algozes do passado. Por aqui, brecadas pelas mesmas “forças ocultas”, que tanto amarram nosso caminhar. Enquanto perdemos nosso poder de mobilização, o do país vizinho se renova constantemente. Truculência por truculência, não existiu "ditabranda" nesse negócio.
OBS.: Essa postagem sai em homenagem ao jornalista e ex-deputado federal, Márcio Moreira Alvez, que morreu ontem aos 72 anos. A justa homenagem é pela coragem no enfrentamento ao regime, num discurso que fez sugerindo o boicote às comemorações de 7 de Setembro, isso em 1968, um dos pretextos para decretação do famigerado AI-5.

PROPINODUTO SEM ENVOLVIMENTO DO PT - Carta enviada para Carta Capital
Opa! Uma "propinoduto" sem a participação do PT e com a intermediação da FIESP, do impoluto (sic) Skaf. Carta Capital com "Propina Política" (edição 539), publicada em uma data das mais fatídicas, 1 de Abril, o Dia das nossas Verdades, mostra algo que poucos se interessam: os impolutos também pecam. Uma pena que, pela lista de partidos participantes ativos nesse lucrativo negócio (PSDB, DEM, PPS, PSB, PDT e PP), não constando o sempre corrupto PT, não terá a projeção e o destaque merecidos, muito menos investigação imparcial da mídia nativa. As investigações morrerão à mingua e o juiz De Santis que se cuide, pois cutucando quem cutuca, continua sendo o inimigo público n 1 da elite nacional. A hipocrisia nacional apresenta mais um capítulo de sua interminável novela. Uma conclusão de minha lavra: eles se juntam e deixam o PT de fora do festim. Qual a lição que podemos tirar disso? Não daria para encontrar nada do PT nos arquivos secretos da Camargo Côrrea, só para que as investigações avancem?
OBS.: Estoura nessa semana algo bem sintomático desse país, um novo escândalo, dessa vez envolvendo a FIESP e uma sopa de siglas, sem constar o nome do PT.

AGENDA: Hoje, sábado, 20h, Praça da Paz, Ato Público para lembrar os dois anos da morte de um jovem após perseguição policial ( http://gvvdh.blogspot.com/) ; domingo, 16h, jogo derradeiro do Noroeste (contra Mogi Mirim) na última tentativa de escapar do rebaixamento e na segunda, 06/04, 19h30, Casa do Médico, palestra com Beto Maringoni sobre a Venezuela e Chávez.

Um comentário:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Avise a todos que a palestra que ocorreria hoje com o escritor Gilberto Maringoni foi adiada novamente. Deve acontecer ainda esse mês, ou mais tardar, no mês de maio.

Gilberto