segunda-feira, 27 de abril de 2009

UMA AMIGA DO PEITO (21)

ENI, A MÃE ANIVERSARIANDO E O REFLORESTAMENTO DO QUARTEIRÃO ONDE MORA
Essa é mesmo do peito. Sou seu filho, o segundo de quatro que pôs no mundo. Voltei a viver ao seu lado (e do pai, com 80 anos), desde que me separei. Reuni as tralhas todas, constituída mais de discos, livros e muitos papéis e ocupei meu espaço de solteiro. Curto demais o retorno. Acho que eles também. Ajudo no que posso, nos medicamentos, nos poucos passeios externos e nos bate-papos infindáveis. Voltei a ser o filhinho da mamãe, isso aos 48 anos. Uma típica descendente de italianos, leva tudo ao pé da letra, dura na queda e nos convencimentos. E me surpreendo a cada instante com os dois aqui ao meu lado. Hoje, 27/04, ela completa 72 anos (ela e minha tia Edi, irmãs gêmeas, ambas professoras – hip hip urra!!!). Esse touro (eu a chamo assim – é também taurina) bravio e indomável é uma referência para todos nós.

Nesse dia tenho algo em especial sobre minha mãe. Ela adora plantas. Nosso quintal é de difícil circulação, devido ao mato entrelaçado (esteve pior), um ramificando com o outro. Esse gostar ela transportou para a calçada defronte a casa. Aqui em frente um quarteirão vazio, ocupado de vez em quando por parques e circos. Na calçada que circunda o vazio não havia nenhuma árvore plantada. Hoje, o espaço é disputadíssimo pela sombra proveniente das muitas que ela plantou nos cem metros da quadra. Uma de cada tipo, uma diversidade bonita de ser vista (não me perguntem o nome de nenhuma, pois não sei). Os funcionários do CIPS chegam cedo para ocupar um lugar à sombra. Nem todas elas são muito propícias para calçadas, mas todas são de grande apreço por todos do pedaço. Tem época que até um vistoso girassol floresce no meio disso tudo. No momento ela prepara com todo cuidado uma árvore que eu trouxe da ilha de Cuba, uma que dá uma espécie de caixinha em formato de coração, muito procurada para artesanato. Lá ouvi falar ser nativa do Panamá. Por enquanto está num vaso, sendo regada diariamente, aguardando o momento oportuno para ser transportada para a fileira postada aqui na calçada. Enquanto batuco nas teclas aqui do computador, espio elas crescerem e minha mãe espantando uns moleques que rodeiam alguns precoces galhos. Nossa guardiã do quarteirão vigia seus filhos, todos eles, tanto esse aqui, meio imaturo, como os demais, saídos de seu ventre e os de criação, como às arvores que “florescem, porque florescem” (Rubem Alves). Cá do meu canto proclamo em alto e bom som: amo isso tudo.

4 comentários:

paula disse...

Ola Tio, que legal, vc ter postado sobre o aniversário da vó e dessa pessoa forte e vigorosa...

Que legal, fico feliz mesmo de ver essa mulher de fibra na internet...


Parabéns vó e tia...

Nádia Grandini disse...

Oi Henrique!
Parabéns pela homenagem a essa duas lutadoras (Tia Eni e minha sogra)!!!
Elas realmente merecem! Afinal não é sempre que se comemora 72 anos bem vividos, com muita luta para conquistarem tudo o que necessitavam, porém também com muito amor por tudo que fizeram e fazem.
Espero que possam comemorar ainda por muitos anos juntas dias como esse e que seja repleto de muita paz, saúde, alegrias e muito amor de toda família que criaram.
Ficamos felizes de fazer parte dessa família!!!
Parabéns as duas!!!
Que esse dia seja muito feliz!
Grande Beijo!!!
Nádia e Nú

Helena Aquino disse...

Irmão ...você já disse tudo .....
Oque dizer de taurinas ????
Pessoas fortes, com gênio e personalidade bem definidas, que gostam de dizer o que pensam, mas muitas vezes não gostam de ouvir o que não querem ....
Possuem um grande coração, disposto a ajudar quem necessite, enfim, relamente pessoas de fibra ....
Desejo que continuem assim, desfrutando dessa sabedoria e não levando tão a ferro e fogo a personalidade do taurino, procurando deixar a vida conduzir o rumo das coisas ...
Parabéns mãe....
Parabéns tia ....
Beijos
HELENA AQUINO

Anônimo disse...

Meu amigo
Sobre o aniversário da sua mãe e da D.Edi,transmita meus parabéns atrasados. Não conheço sua mãe,mas ela fez um grande trabalho com seus filhos,assim a gente vê um pouquinho ou muito dela em voces!Qto a D.Edi, só poderia ser mãe da Celia mesmo!
Um gde bjo para ela!
abraço carinhoso pra ti!

Marisa Fernandes