quarta-feira, 8 de abril de 2009

ALGO DA INTERNET (16)

ABAÇAI, TONINHO MACEDO E A FESTA DO “REVELANDO SÃO PAULO”
A Abaçai (http://www.abacai.org.br/) está de volta. Ano passado propiciou a essa cidade a primeira edição do Revelando São Paulo, ação da Secretaria de Estado da Cultura, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, promovendo a cultura tradicional paulista, brasileira e mundial. No site um mapa geral das manifestações culturais no estado, desde congadas, folias de reis, quilombos, etc (eles estão em construção, voltam com tudo semana que vem). São treze anos de Revelando, extraindo o lado bom do governo tucano. Algo chama muito a atenção, eles não fazem concessão, não aceitam a entrada do tal do “desgosto cultural” na festa, ou seja, por lá nada de country, serta-brega, mela-cueca, axé-bate-coxa, etc. Outra coisa evidenciada por Toninho Macedo, um dos idealizadores do evento: “Não adianta vir com feirinha da praça que a gente breca. Para se apresentar conosco tem que ter o DNA da história de uma região. Ninguém venha aqui para encher a cara e o pandu. O nosso alimento é de outra forma, culturalmente. O Revelando é lugar de encontrar amigos e ver cultura. Não vão encontrar gente trançando as pernas e dando uma de galinhos de briga”.

Com uma fala dessas, das mais objetivas e diretas, Toninho fez uma palestra na USC – Universidade do Sagrado Coração, na noite de quarta, 08/04, para alunos dos cursos de Turismo, Geografia e História, ciceroneado pelo professor Helerson Balderramas. Deixou todos boquiabertos. Menos uma turminha que foi lá para dar um abraço no Toninho: Vinagre, eu, Orlando Alves e Ricardo Barreira. Todos participantes do I Revelando, ano passado e conhecedores da seriedade da proposta da Abaçai. Postei aqui ano passado dois longos textos, com um outro tanto de fotos, explicitando minha admiração pelo evento. A chuva e a coincidência de datas com a Expo fizeram com que não tivesse o sucesso esperado. Toninho é persistente. Recebeu o prefeito Rodrigo em São Paulo e veio aqui hoje tratar das datas (entre 15 e 19 de outubro) para esse ano. Objetivo alcançado foi falar aos estudantes. “No Revelando são universos que se misturam. Lá juntamos as diferenças num clima de respeito. Recepcionar grupos de outras cidades é algo gratificante. Passeios tipo Playcenter não acrescentam nada para as pessoas. Lidamos com atores que estavam no anonimato, na sombra, na penumbra e acabam sendo reconhecidos”, define Toninho. E por fim, deixou seu recado de duas formas bem consistentes. Na primeira fez questão de abraçar Vinagre e dizer: “O que você trouxe para Bauru continuou. Parabéns!” e na segunda confidencia algo bom para Macatuba e ruim para nossa cidade: “Macatuba acabou ficando com a sede regional de teatro do Mapa Cultural Paulista em 2009”. Se o problema é esse, Macatuba não é tão longe assim. Onde a arte se apresenta, sempre existirão os dispostos a irem ao seu encontro. E se ela estará evidenciada lá, lá iremos. Fazer o que, né?

2 comentários:

Vinagre disse...

Valeu Henrique....se não fosse pela atuação da Abaçaí e, especialmente, do Toninho Macedo, talvez muitas das manifestações de cultura tradicional de nosso Estado já teriam sumido do mapa.

Anônimo disse...

HENRIQUE,
muito bom mesmo.
Aguarde meu novo livro de "Geografia no Turismo" em E-book, pela Canal6 e ABL.
Abraços.
MURICY