sábado, 1 de maio de 2010

CHARGES ESCOLHIDAS À DEDO (26)

UM DOS HOMENS MAIS INFLUENTES DO MUNDO
Acabo de chegar de viagem, após um dia no Rio de Janeiro e quatro em Vitória ES. Cansado, alguns pedidos de vendas efetuados, mala a descarregar, uma bagunça generalizada aqui no mafuá e três coisas a fazer pelas ruas de Bauru. O barulhinho de um show do Dia do Trabalhador, acontecendo lá no Vitória Régia, ecoa por aqui e gostaria imensamente de rever o trabalho de Renato Teixeira, que deve ocorrer depois das 20h30. Ainda bem, pois às 19h, com chuva ou sol, vou ver a festa do Noroeste lá no Alfredão. Antes ou depois disso um compromisso mais do que ineadiável, abraçar calorosamente os pais (o fiz logo na chegada) e o filhão. Marcamos por fone, iremos ao cinema (vamos escolher entre Alice e o Homem de Ferro II).

Mas hoje, aqui quero escrevinhar sobre outra coisa. Algo sobre uma pessoa que queiramos ou não transformou esse país. Sim, é dele mesmo que vos escreverei, do presidente Lula. Não adianta maledicências e um ódio encruado de uma elite e parte de nossa classe média, pois ele fez muito e isso já é fato consumado. Analisem friamente e me digam se houve outro melhor presidente que ele neste país? Esperavámos mais e mesmo assim, fez muito, imbatível. Analiso friamente o país hoje e o que ele encontrou. Não existe meios de comparação entre ambos países, bem distintos, um estava estagnado e o atual avançou, segue altaneiro. Somos hoje uma nação respeitada mundo afora, não temos mais dívida externa e nosso presidente é uma espécie de consultor para tudo. Uma excelência na acepção da palavra.

E se existe por aqui uma mídia, uma elite e parte de nossa classe média a lhe espezinhar, não reconhecendo seus feitos, o mesmo não se repete lá fora. Lula é aclamado mundialmente e a comprovação disso ocorre semanalmente. O fato desta semana é mais um capítulo disso que vos escrevo. A revista norte-americana Times o escolheu como uma das pessoas mais influentes do planeta. Encabeça a lista dos líderes mundiais. Na revista, quem traça seu perfil é nada menos que o cineaste Michael Moore: "Aqui temos uma lição para todos nós: a grande ironia dos mandatos de Lula é que quanto mais ele tenta levar o país ao Primeiro Mundo, mais os EUA se parecem com o 3º Mundo. (...) O que Lula quer para o Brasil é o que nós chamávamos de Sonho Americano".

Nada disso adianta por aqui, pois ele continuará sendo repudiado e não aceito ("imaginem, um operário, nordestino e iletrado a nos conduzir?"), mas tudo o que vos escrevo dele aqui é sempre comprovado lá fora, a milhas de distância. A massa popular brasileira sabiamente está ao seu lado e isso me basta. Mudar o pensamento de uma cruel elite a maltratar o Brasil por 500 anos não é tarefa para atos democráticos. Isso é outra história, que o socialismo poderia resolver. Trouxe jornais capixabas e ontem, na charge do "A Gazeta" e na do "Jornal da Cidade", daqui de Bauru, de hoje, algo sobre o que escrevo aqui. A interpretação das imagens é para mim bastante conclusiva. E deixa eu botar o pé na estrada, que ando com uma bruta saudade das ruas bauruenses.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique,"os cães ladram e a caravana passa..." nosso grande Presidente já deixou seu nome na história!!um "desletrado" q conquistou o respeito do mundo todo!quem é,não tem nada q provar pra ninguém vai lá e faz!"deixa q diga q pense q fale deixa isso pra lá..." sem dúvida vai deixar saudades!gde bjo!Marisa F.

Anônimo disse...

HENRIQUE

EU SEI DE SUA ADMIRTAÇÃO PELO MINO CARTA. ACHO ATÉ QUE JÁ LEU NA REVISTA DELE, A CARTA, DESTA SEMANA SOBRE ESSE ASSUNTO.

"Nemo propheta in patria, diziam os romanos antigos, ninguém é profeta na sua terra. Lula não é para os donos da mídia e seus sabujos, é porém para 80% dos brasileiros".

Como disse, isso nos basta e muito

Paulo Lima