sábado, 29 de maio de 2010

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (10)

REVIVENDO A CAMPANHA "FORMIGUINHA", DUÍLIO DUKA 1999/2000
Corria os anos de 1999/2000... (bela forma de começar um texto). Dia desses lá no Proença Design, do amigo Daniel Proença, ele fazendo uma faxina em seu mafuá (sim, muitos possuem o seu), me fez lembrar de algo que fizemos juntos naqueles anos. Duílio Duka de Souza, o sindicalista/idealista, militando no PT no sindicato de sua categoria, a APEOESP, tinha em mente ser vereador. Um projeto que foi pensado coletivamente, lindo do começo ao fim. Juntou amigos e começamos uma campanha, insipiente do começo ao fim, tendo como comitê a garagem da sua então residência, no começo da rua Rio Branco, defronte onde está hoje localizado o Banco Sudameris (ex-América do Sul). Criei algo em cima de uma personagem das mais conhecidas, a formiguinha da Ciça, que saia em tirinhas mil nos jornais brasileiros (ela esposa do Zélio, cunhada do Ziraldo). Aquela formiguinha fácil de desenhar caia como uma luva para expressar o que sempre foi a vida do amigo Duka, um trabalho extenuante, tudo feito à duras penas e de grão em grão. Bolávamos textos e ia para a casa do Daniel, onde ele mantinha seu estúdio. De lá saiu tudo o que foi para as ruas com a cara da campanha do Duka.

Daniel reencontrou nos seus papéis um folheto amarelo (não pela idade, mas essa sua cor mesmo), com um dos informes de campanha. Fizemos vários, esse o de nº 4, de julho de 1999. Os desenhos eram meus, mas todos com a cara da formiga da Ciça. E assim foi feito nos adesivos, santinhos e na propaganda que o partido distribuiu. Fiz ele entender que numa cor diferente das demais, no caso o amarelo, sua campanha teria maior visibilidade. Fomos até o fim, de forma precária, nem sei direito como, fazendo eventos para arrecadar fundos, marcando reuniões aqui e ali e por fim, mesmo conseguindo uma boa votação, acabou não sendo eleito. Acabou boicotado pelo próprio partido, que o preteriu a outro candidato. No mesmo ano, mais um briga interna contra algo que despontava para assustar a todos da forma mais negativa possível (querem que conte os motivos?), o poderio interno do casal Batata/Estela. Duka acabará informando quantos votos teve, pois disso não se esquece jamais.

O que queria relembrar aqui foi a forma nostálgica, amadora e cheia de paixão com que um abnegado grupo de pessoas realizou aquela campanha. Daniel me reavivou isso tudo na memória e começo a me lembrar de tudo. Duka, Rosana, Lu Quineze, Márcia, Paulinho, Zé Augusto, Malu, Miguel e tantos outros que me fogem da memória. Éramos todos amigos do Duka, tinhamos certeza de que daria um bom vereador e fazíamos força para que chegasse lá, pois bateria de frente com o que vemos até hoje dentro do parlamento bauruense, um monte de gente que finge fazer política, mas o que fazem mesmo é promoção pessoal, quando não algo pior (salvo raras exceções). Posto aqui uma pequena amostra de tudo aquilo e quando for localizando mais, prometo ir mostrando (como é difícil encontrar o que quero aqui nesse desorganizado mafuá). Por hoje é isso, uma bruta saudade de uma campanha feita com sangue, suor e lágrimas, de alguém que desde aquele tempo e pelo jeito ad eternum, continuará sendo o meu melhor amigo (Daniel também o é, e isso já tem mais de 20 anos).

2 comentários:

duilioduka disse...

ô henrique... que velhos bons tempos, hein, meu amigo?...
quanta saudade!!!
realmente tinha uma penca de gente boa conosco.
lembro-te mais alguns:
a mila, a tetê, o zé flor, a jussara (e o seu bebê), o lulinha, o pessoal do assentamento (na época acampamento)"terra nossa"...
o deputado federal Vicentinho e o deputado estadual Roberto Felício.
voltaremos a postar mais ainda.
é... um time melhor que o do dunga!...rsrsrsrs.

Anônimo disse...

dukinha:
meu entendimento do futebol é parco (diria, tendendo ao zero... - reprovada logo na geral!). mas, nestes nossos encontros, estou feliz em imaginar e vivenciar a oportunidade em estar partilhando de possíveis composições de equipes. estou na área ! na próxima, me mostre um exemplar do jornal/tablóide que pode me ser muito bacana em sala de aula. só pra faciliar a minha vida em não ter que iniciar uma caçada no mafuá do hpa (prometo copiar e não incorporar originais ao mafuazinho apba.... henrique vai ficar bravo com esta menção...). beijos da ana bia andrade