sexta-feira, 14 de maio de 2010

UMA ALFINETADA (68)

JOÃO NICODEMOS: O BRASIL TEM JEITO SIM!!! - texto publicado n'O Alfinete, edição de 15/05/2010
Eu sou daqueles a escrever muito, mas também adoro ler o que os outros escrevem. Repudio veementemente e-mails de finalidade eleitoreiros, com teor preconceituosos (muito em voga hoje em dia). Recebo desses aos borbotões, porém, também recebo muita coisa de gente indignada com essa avacalhação internética. Um deles é meu amigo músico, João Nicodemos (http://www.poemasdonicodemos.blogspot.com/ ), que saiu daqui de Bauru para o mundo. Hoje está no Crato, João Pessoa, Recife, sei lá mais, acho que num desses lugares aí, cantando e encantando as pessoas com seus versos e uma mente privilegiada. Dele recebi este texto que na preguiça de escrevinhar no dia de hoje, repasso para deleite de todos:

Parágrafo primeiro.
“Recebi um e-mail com críticas ao Governo e outras instituições e quero tecer alguns comentários. Vivemos em democracia e todo cidadão tem direito de se expressar defendendo seus pontos de vista e opiniões políticas. O fato é que isso deve ser feito com o cuidado de não agredir ou as infringir leis, respeitando o direito dos demais cidadãos. As frases que recebi se pretendem engraçadas, e num certo momento diz que, futuramente quando o governo do PT sair, “...genuino, vai significar apenas original; e
Severino, será somente o porteiro do edifício...”

Quem se expressa assim, pensa que Severino é nordestino e seu destino é ser porteiro de prédio em São Paulo. Isso sim é criticável! Um pensamento preconceituoso e discriminatório. (passível de processo, segundo a Lei brasileira). Acho lamentável que essas pessoas não percebam que o Brasil é um grande país e que é respeitado em qualquer Nação do mundo. São pessoas derrotistas e adoram dizer que o "Brasil não tem jeito, é uma avacalhação..." Dizem isso porque ganham com isso, lucram com a avacalhação que eles mesmo fazem... com a corrupção e outras mazelas.

É preciso haver uma emancipação no pensamento dos políticos e da população, que não acordaram ainda para o fato de que é imperioso, antes de tudo, ser honesto! Essa é a maior dificuldade de grande parte dos políticos e da população! Devemos vencer o paradigma da lei de Gerson: "Levar vantagem em tudo" e pensar que o Bem Público é de todos (e não de ninguém como pensam alguns). Se alguém aí quer fazer revolução, ou criticar, faça uma auto-crítica e veja de que forma está contribuindo para a salvação do planeta. Se está percebendo que o consumismo sem medida importado dos USA é a decretação de morte da nossa civilização nada civilizada. Faça uma revolução, pare de comprar ! Quer acabar com a capitalismo? (que está capengando) pare de comprar! Deixe de ser consumista e viva apenas com o necessário!

Não esqueçam que o Brasil é um grande País e merece um grande povo! Vamos fazer desse lugar uma Nação! Que respeite as diferenças culturais e regionais, que olhe pra si com alegria e reconhecimento de nossa grandeza, (sem xenofobia); que respeite as minorias culturais (numericamente menores) como os Indígenas, os Quilombolas e outros, e reconheça nestas culturas parte integrante e muito importante de nossa formação. Respeito o direito que todos têm de dizer o que pensam... Mas prefiro ouvir os que têm consciência do que dizem e trabalham para o Bem comum. Tenho mais a dizer mas, por hora é isso. Um abraço! Acho que fiz um discurso”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse menino Nicodemos é mesmo um cavaleiro andante, hoje aprotado no Nordeste brasileiro, fazendo poesia e cantando coisas belas para as pessoas. Fiquei sabendo de sua passagem por Bauru uns meses atrás, mas não o revi. Beijocas nele e em sua cabeça andaluz, que continua boa como sempre.

Regina

Anônimo disse...

Sábias palavras de Mano Brown:




http://www.youtube.com/watch?v=K4KX5wCzAoY&feature=related

--
André Peres Barbosa de Castro

Joaonicodemos disse...

Grato meu caro Henrique, pela publicação deste texto. Grato por sua amizade e parceria.
Regina, grato pela simpatia e amizade, no final deste ano estarei por aí e poderemos nos ver!
André, um abraço!
Mano Brown também é legal!

Abracitos a todos!

Joaonicodemos disse...

André,
o que o Mano Brown disse é um perfeito resumo do pensamento neoliberal. Não é só o Serra que pensa assim. O Neoliberalismo é isso!