sábado, 22 de maio de 2010

UMA ALFINETADA (69)

APROVEITEMOS A OPORTUNIDADE PARA MUDAR DE RUMO - publicado hoje n'O Alfinete, Pirajuí SP
Quinta, 20/05, quem passou por Bauru foi Aloízio Mercadante, pré-candidato ao governo paulista pelo PT, com uma coligação envolvendo mais de dez partidos políticos e todas as centrais sindicais. Nas últimas pesquisas está na faixa de 19%, enquanto seu rival, Geraldo Alckmin, do PSDB acaba de ultrapassar a faixa dos 50%. Uma diferença grande e na ocorrência da diminuição da mesma, algo muito bom para nós, paulistas, o segundo turno nas eleições.

Sim, ando preocupado com o que anda ocorrendo no estado mais populoso e mais rico da federação. Por vinte anos o mesmo partido político comanda os destinos dentro de São Paulo e quando leio algo sobre oxigenação e renovações sempre me vêem à mente a situação continuista vivenciada por nós. Nos passado falávamos muito sobre o Nordeste votar sob o tacão do coronelismo, o tal voto de cabresto. Existia um repúdio geral. Quando olhamos para o que ocorre por lá hoje, tudo mudou. Até a Bahia eternamente dominada pela família de Antonio Carlos Magalhães perdeu a hegemonia. Por aqui ainda persiste algo muito danoso, ou seja, o mesmo partido quer se eternizar no poder.

Tucano é um bicho estranho (não a ave, mas os da agremiação política), pois criticam uma provável tentativa de continuidade de Lula, quando ainda se falava em terceiro mandato, mas não enxergam o próprio rabo. Já passou dos limites do tolerável essa continuidade desenfreada dos tucanos em São Paulo. Noto isso em todos os canais. Vejam as empresas ligadas ao governo, todas loteadas pelas mesmas pessoas. Todos sabem que não é bom uma mesma pessoa continuar por muito tempo no mesmo cargo público. Criam-se vícios, muitos deles perigosos. A renovação se faz necessária.

Fiquei atento à fala de Mercadante e noto que sua ida para o segundo turno paulista é a real possibilidade da concretização dessa oxigenação. Já é chegada a hora dos paulistas abandonarem o cabresto político. Essa é mais uma oportunidade. Com a chegada de um novo agrupamento político, uma nova forma de governar, novas pessoas, novas propostas e uma renovação. Os problemas ao longo dos anos em São Paulo tem sido constantes. Não gosto nem um pouco da forma como a SABESP administra a questão da água, muito menos o aumento abusivo dos pedágios pelas nossas rodovias. Circulo nos meios sindicais ligados à Apeoesp, o sindicato dos professores e sei que a nossa educação deixa a desejar não é de hoje. A questão do funcionalismo público precisa ser encarada de outra forma, assim como os precatórios, que nunca são saldados. Nossos velhinhos, que tanto suaram a camisa lá atrás são renegados a não verem em vida a cor de valores que lhe são devidos e nunca quitados. Gostaria também de ver a Saúde estadual sob outro comando e direcionamento. E assim por diante.
Deu para perceber que com outra direção, outros rumos podem ser dados. Na continuidade, com Alckmin não vejo possibilidade alguma de que algo novo desponte no horizonte. Será a continuidade da continuidade. Já com Mercadante, novas possibilidades. Por isso, dei toda a atenção ao seu discurso. E faço força para que vingue. Nós, paulistas, agradeceríamos.
HPA, 49 anos, professor e um dos que não gosta nem um pouco de caminhar sempre na mesma estrada, porém na mesma mão de direção.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vou comprar uma espingarda nessa campanha eleitoral só para abater tucanos. Como são FDPs. Vamos nos unir contra essas aves de rapina.

àilo Lima

Anônimo disse...

Henrique

Não vai falar nada sobre o barraco que armaram para o prefeito Rodrigo no final do show do Ultraje a Rigor. O que é aquilo?

Rick

Anônimo disse...

FUJA E TUCANOS, ELES SE FINGEM DE MORTO PARA COMEREM O ___ DO COVEIRO.

LU