terça-feira, 4 de maio de 2010

UMA MÚSICA (60)

VOCÊ ESCOLHEU ERRADO SEU SUPER-HERÓI
Primeiro falemos da música escolhida por Silvio Selva para dar título à sua exposição, aberta ontem à noite na Galeria Angelina Messemberg, junto ao Teatro Municipal de Bauru. Quem cantava isso era AS FRENÉTICAS (letra de Aguilar/ Thomaz Brum/ Go/ Dekinha), num LP que tenho até hoje guardadinho aqui no desorganizado mafuá. Sintam o clima da letra:

"Se voce pensa que é Átila/ O flagelo dos deuses/ Destruindo o dia, o ano e os meses/ Essa loucura é de dez/ Varrendo o mundo a ferro e a fogo/ Como se tudo fosse apenas um jogo/ Mas o que mais me dói, mas o que mais me dói/ Você escolheu errado o seu super-herói./ Sou mais o Homem Aranha/ Na minha teia/ Ah! Isso é que é manha/ Sou mais a Mulher Maravilha/ Lindona, sexy, gostosa/ Poderosa como a espada de um samurai/ E faço versos em forma de hai-kai/ Por onde ela passa eu sigo a sua trilha/ Ah! Como eu queria/ Ser a Mulher Maravilha perdida numa ilha/ O Conde Drácula, o terror da Transilvânia/ Chupando o sangue da virgem/ Ah! Que vertigem/ Ah! Seu Conde Drácula/ Voce encontrou uma adversária sem mácula/ E eu com a minha cruz de prata/ Vou deixar voce mais amassado que uma lata/ Um vira-lata".

Agora vamos ao amigo SILVIO SELVA, que produziu algo de grande valor. Esse meu intrépido e espevitado amigo é grafiteiro, mestre no ofício. Seu serviço diário na Cultura municipal tem simplesmente a serventia de custear o pagamento de seus gastos, suas contas mensais. Mas o que gosta mesmo é de produzir (e fazer) arte. E faz, nunca parou de fazer. Dessa vez, tudo o que está lá exposto são peças em madeira, MDF, onde desenhou, recortou o que queria e depois aplicou spray, seguindo um traço só seu. O resultado ficou divino. Fui ontem com o filho na abertura e o presenciado já me criou um grande problema. O filho quer um personagem daquele em sua parede. Tenho agora que deixar de pagar uma conta qualquer e ornamentar uma das paredes do quarto do meu pimpolhão. É o que farei. E o que todos os que aqui me lêem deveriam fazer é visitar a tal exposição, no curto período, de ontem até 16/05. Assim sendo, sejam todos rápidos e rasteiros. E não se limitem a ver, comprem. Silvio parcela, divide, multiplica, subtrai e até aceita negociações variadas, desde que não aviltantes.

Outra coisa, também cultural é a viagem (viagem mesmo, eles não param por aqui), que o casal MARIZA BASSO e o KYN JUNIOR, seu produtor e companheiro de todas as horas, percorrem pelos mais diferentes cantos apresentando seus espetáculos. Dessa vez são três, o "Sítio dos Objetos", o "Circo dos Objetos" e o inédito "João Come Feijão". Tudo isso estará rolando em maio no SESC Vila Mariana, em Sampa (uma pena não ser aqui), em programações variadas, espalhadas durante o mês todo. Mês passado abrilhantaram por aqui a Feira do Livro Infantil, mesmo não sendo lá muito bem recepcionados por quem deveria lhe estender um tapete vermelho (atrapalhações culturais). Tiraram de letra e já estão a percorrer o trecho novamente, como pode ser conferido nos cartazes expostos aqui, junto da programação. Dessa turma aqui citada, SILVIO SELVA, MARIZA BASSO e KYN JUNIOR, afirmo sem medo de errar: SÃO ALGUNS DOS MEUS SUPER-HERÓIS. Estarei sempre com eles aonde estiverem.

5 comentários:

Mafuá do HPA disse...

Depois do texto publicado, silvio me enviou um release, que reproduzo aqui (Henrique P.Aquino):

ô Henricovsky, mando um realese se precisar de alguma ingformação, brigadão pela força!!!!
O Centro Cultural de Bauru, abre no próximo dia 3 a mostra "você escolheu errado seu super herói" do artista bauruense Silvio Selva; trata-se de uma mostra contendo algumas das influências mais caras ao artista: histórias em quadrinhos, grafite, teatro e (pasme) marcenaria, já que grande parte dos trabalhos são realizados em MDF recortado. Entre os trabalhos apresentados, estão figuras da Commedia dell'arte, quadrinhos (claro) e alguns trabalhos com forte influência dos grafiteiros Keith Haring e Rui Amaral, além de Carlos Matuck, artista plástico e grafiteiro paulistano que exerceu forte influência em sua decisão de se tornar artista plástico.
O título, tirado de uma música do performático artista plástico José Roberto Aguilar e que foi enorme sucesso nos anos 80 com o extinto grupo "frenéticas", faz uma análise bem humorada sobre escolhas feitas por nós em vários momentos de nossa vida. Segundo o artista "quantas vezes pensamos ter cometido um erro e na verdade salvamos alguém?" ou "escolhemos o branco por causa da limpeza e depois vemos que é o que mais ressalta a sujeira".
O artista plástico Silvio Selva é o que se pode chamar de artista multimídia, já que transita pelas mais variadas vertentes da Arte: ora trabalha com cenografia, gravura, quadrinhos, grafite e pintura mural, escultura, além da restauração, outra grande paixão. Sua formação artística começou na infância, onde praticamente começou a ler e escrever lendo Histórias em quadrinhos. Na época da ditadura militar, pixava muros com palavras de ordem contra os generais de então, daí para o grafite foi um pulo, já que juntou-se´`a turma dos grafiteiros da VIla Madalena em São Paulo, cidade onde residiu na década de 80, Foi nesta época que conheceu o trabalho dos grafiteiros Alex Vallauri, Maurício Villaça e o já referido Matuck além da falecida xilogravurista Cezira Carpanezzi. Usando a técnica do estêncil, colocava super heróis e figuras teatrais nos muros dos bairros das capitais; segundo o próprio, seus muros preferidos eram dos cemitérios, "só pra dar uma corzinha...". Voltando á Bauru, se tornaria um dos primeiros grafiteiros da cidade e membro da primeira geração de coordenadores de atividades da "época de ouro" das Oficinas Culturais. Foi inclusive nesta época, início dos anos 90, que tomaria gosto por algo que faz sempre que possível: passar seus conhecimentos através de oficinas, ou mesmo saindo a campo com muitos sprays e idéias na cabeça. Partindo deste princípio, coordenou oficinas de escultura, pintura mural e mesmo de restauração, aliás foi ele o autor do restauro dos bustos do poeta Rodrigues de Abreu e Dr Luiz Zuiani, que segundo o próprio, "houve um pouco de restauração e um tanto de reconstrução". Entre suas atividades recentes está o evento "arte e Tecnologia" realizado há alguns anos em uma faculdade da região, onde 200 metros de muro foram grafitados por uma equipe de grafiteiros de Bauru e São Paulo coordenados por ele, se tornando um dos maiores grafites do país; outro trabalho foi a grafitagem dos muros do DAE, em homenagem ao dia Mundial da Água, realizado por outra numerosa equipe. O artista, também é funcionário do teatro Municipal, onde atua como cenotécnico, na administração passada e início desta, foi o Diretor Operacional da Secretaria DE Cultura, atuando na infraestrutura de eventos mais variados, atualmente faz parte da turma de professores do Curso Livre de Teatro Paulo Neve, onde é responsável pelas atividades de cenografia e cenotécnica. Atualmente na Secretaria Municipal, está prestes a iniciar oficinas de formação de grafiteiros, para em conjunto com os mesmos, revigorar paredes de espaços públicos na cidade, onde irá colocar sobre os muros, histórias da própria cidade.

Anônimo disse...

Olá, grande companheiro e amigo.

Adoramos a postagem do Blog, traduziu em palavras a nossa resposta...TRABALHO!.
Estaremos embarcando nessa quarta feira, destino " FITO Festival Internacional de Objetos - Belo Horizonte - MG " serão 03 apresentações na quinta e sexta às 15:00h, 17:00h e 19:10, 01 no sábado às 17:00h e mais 01 no domingo às 17:00h
Sábado e Domingo ficamos eu, Ezequiel Rosa e Julio Hernandes,´com o Circo dos Objetos, pois Mariza no domingo estará no SESC Vila Mariana com o Sítio dos Objetos - Trilogia dos Objetos.
E de primeira mão fomos selecionados para o FIT - Festival Internacional de São José do Rio Preto com o espetáculo "O Circo dos Objetos", este ano estivemos e estaremos nos principais centro culturais e festivais aqui do Brasil, pois decidimos não ir para o exterior e andar mais nesse nosso Brasil.
Ah! Depois em Hulho Festival de Inverno de São João Del Rey com o mesmo espetáculo "O Circo dos Objetos".
Bom Amigo a genda esta bem obrigado, TRABALHO, TRABALHO de quem luta honestamente e dignamente fazendo Teatro a mais de 20 anos Mariza Basso, há tempos uma realidade que Bauru por intermédio de seus representante legais deveriam ter respeito e profissionalismo, mas acreditamos, pois existem companheiros e amigos que acompanham a trajetória da Cia. Mariza Basso Formas Animadas e isso é motivante e respeitoso.

Abraços






Kyn Junior

Produtor Executivo
kjr.produtor@hotmail.com
Fone: 55 (14) 9756-8932
55 (14) 3212-2340
www.marizabasso.com.br

Unknown disse...

Henricovsky, sem palavras, aliás, apenas uma: valeu!!!

Anônimo disse...

Henrique

O Silvio chegou a te dizer quanto ele vende cada peça dessa. Vou lá para ver, pois me interessa para decorar uma loja de games.

Daniel

Unknown disse...

Ô Daniel, independente desses trabalhos, posso passar em sua loja e ver alternativas, sempre sai barato, meu trabalho é sempre acessível, abração