quinta-feira, 4 de abril de 2013

CARTAS (102) 

UMA POLÊMICA PELAS PÁGINAS DO JC
Dia 31/03, após minha última missiva publicada no JC  (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=228037), recebi como resposta isso, ‘ESQUERDOPATA”: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=228086. Diante disso, escrevinhei algo e enviei para o JC, sendo publicado na Tribuna do Leitor, edição de hoje, 04/04, “DE ESQUERDOPATA, PASTORFÓBICO A PREGADOR DA BOA NOVA”. Abaixo o texto na íntegra:

Eu já fui chamado e taxado de muita coisa. Pelo visto, continuarei o sendo. Provocar e ser provocado, algo mais do que natural, num mundo onde querem enquadrar os desajustados e os “fora da nova ordem mundial”. Vejo-me fora do mundo curral, preferindo os embates, pagando o preço por querer viver desordenadamente e sem nenhuma compostura.

Outro dia aqui nesse espaço preguei contra os religiosos que insistem em seguir atuando dentro de concepções teleguiadas por ideias retrógradas. Um deles criou um termo do qual me aproprio, o “pastorfóbico” e explico. Não sou contra as religiões, sou contra o que fizeram delas. Sou contra esse exército que usam seitas deformadas para obter e manter poder. Sou daqueles enxergando que isso precisa ser contido, o quanto antes. Tudo o que pregam, não sendo fora da lei, deve ser contido dentro dos seus rituais e eventos. Nada mais que isso. Passou disso, o Estado perde seu sentido laico. Tenho uma tese sobre esse tema e a coloco em prática: Por que todo evangélico tem que necessariamente defender alguém como Feliciano? Não tem e os que o fazem erram, pensam igual a ele. Gosto dos de mente arejadas, olhando para o mundo e suas possibilidades voltados para o futuro, entendendo a ciência e delas tirando proveito. Interpretando a bíblia com os olhos de hoje, não de quando foi escrita. E mais, não fazendo uma interpretação da vida de Jesus segundo sua conveniência. Jesus foi um libertador e hoje poderia ser facilmente taxado de subversivo e guerrilheiro, pois não se conformaria com as injustiças, principalmente as pregadas em seu nome. A igreja verdadeira deveria lutar pela libertação do ser humano e não pelo seu aprisionamento. Se ser “pastorfóbico” é ir contra esse bando de preconceituosos, sou um desses e faço disso uma trincheira contra os desmandos que os vejo praticarem.

Ao assumir isso publicamente, tentam te pegar por tudo quando é lado. Uns me chamam de “esquerdopata”, mas podem prestar atenção, todos que assim denominam alguém, também poderiam ser facilmente taxados de “direitopatas”, o piorado oposto. A libertação dos povos, isso é histórico, nunca veio pelos de direita e sim, pelos de esquerda. Assim sendo, a salvação continua ao lado dos de minha linha de pensamento. Existe em alguns “direitopatas” uma mania de patrulhamento, vigiando até o que fazemos profissionalmente, questionando, desqualificando e até ponto em dúvida sua veracidade, usando de termos como o
 “autointitulado”, o “pretenso” ou “jornalista sem jornal”. Eu me divirto, acreditando que alguns devem estar loucos para saberem como faço para ganhar a vida (seria soldo de algum resquício soviético?). Tranquilizando esse e os demais na mesma dúvida, poderia responder como o fez Niemeyer diante de um interrogatório. “Como ganha dinheiro?”, perguntaram-lhe. A resposta o JC não publicaria, mas os interessados a podem ler clicando no http://blogdojuca.uol.com.br/2012/12/niemeyer-e-o-general/.

Diante de tudo, juntei um grupo e iremos criar uma libertadora igreja, ‘JESUS LIBERTADOR – REVOLUÇÃO AQUI E AGORA’, pregando algo extraído dos seus verdadeiros ensinamentos, o da prática de vida, quando enfrentou os dragões da maldade e pregou a libertação popular. Estamos nas definições de como faremos para sobreviver sem os recursos do dízimo, algo abominável para qualquer revolucionário, inclusive o mentor de tudo, o próprio Jesus. Se a saída é pela religião, seja feita a sua vontade.

O TEXTO FOI ESSE, mas hoje teve algo mais na Tribuna do Leitor. Numa outra missiva, escrita por Wellington Anselmo Martins, com o título, “DIREITA, ESQUERDA...”, uma bela reflexão sobre isso tudo: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=228162

7 comentários:

Anônimo disse...

Como é lindo ler algo vindo de uma cabeça q pensa...ADOREI...

Paulão - Armazém Bar

Anônimo disse...

Para de chororo HPA....... deixe que digam, que falem, deixe isso pra lá vem pra cá o que é tem? Eu não tô fazendo nada você também. Vai vai por mim ..... e segue a batida.

Kizahy Baracat neto - Curitiba - SP

Anônimo disse...

Henrique

Aqui na região onde me encontro, nas barrancas do Paraná, perto do Mato Grosso o cenário é o mesmo de Bauru.

Está muito difícil de tolerar quieto o que a maioria dessas igrejas faz com a cabeça do povo. Enganam descaradamente num negócio onde o que vale mesmo é a grana nos seus cofres a cada ida aos templos. Algo desavergonhado e em todas, o mesmo discurso conservador, como se quem as combate é a própria encarnação do capeta. Não demorará muito e esses cegos estarão nos atacando nas ruas, como se nós fossemos os culpados de tudo.

Se colocar contra isso é algo que precisamos todos fazer. Voce faz a sua parte e deixo aqui meus parabéns pela coragem dos seus escritos. Vou imprimir esse e divulgar entre alguns amigos por aqui. E quando for fundar essa igreja me convide que quero estar junto desses revolucionários mensageiros de Cristo, o verdadeiro e original, um que pregava contra os poderosos.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Estou alienado das notícias da cidade por uma necessidade existencial, mas o conheço e sei o quanto é importante o seu pensamento impresso! Segue firme!

George Vidal Silva Ramos

Anônimo disse...

Querido irmão , como sempre, vc faz análises inteligentes e oportunas , isso geralmente gera polêmica, e sei que vc ñ se importa com isso, até gosta ...rsss....Amei o seu relato e por favor, continue não se importando com as opiniões contrárias, pois os seus escritos nos trazem gde prazer....

Helena Aquino

Anônimo disse...

Você é o Cara Perazzi!... To contigo e não abro!... by

Ademar Aleixo Camilo

Anônimo disse...

Deus está morto e adorado
Remoendo e triturando adoradores
Eu professo minha fé a cada manhã
Quando recebo minha bíblia diária
E contrito abro na pagina do evangelho
Meus olhos vermelhos e esbugalhado
Serve meu cérebro enlouquecido
Que recolhe cada linha da boa nova
Deus está em baixa? me prostro resignado, ele sabe o que faz
Deus está em alta?me reconforto na poltrona ,amem
Pelas catedrais passam multidões desarrumada
E sem rumo recebem a cumplicidade e são abençoadas
Suas almas e corpos servem esse deus
Que é anunciado do oriente ao ocidente
Em placas reflexivas e em gás néon intermitente
Está onipresente,onisciente,onipotente e horripilante
Onde há deus não há liberdade
E a humanidade já recebe a extrema unção.

LÁZARO CARNEIRO