terça-feira, 2 de abril de 2013

CARTAS (101)

CARTA PARA FILIPE SOUZA RINO – EX VICE PRESIDENTE DO ESPORTE CLUBE NOROESTE

Sua passagem pelo nosso querido e centenário Esporte Clube Noroeste está sendo muito rápida e num período cheio de turbulências. Não o conheço pessoalmente, nem me recordo de o ter visto em jogos pelo Alfredão nessas décadas que acompanho o time de minha aldeia e do meu coração, mas isso não vem ao caso. O que vem é que sua saída não pode ocorrer sem algumas explicações, ainda não dadas. Tenho presenciado muitos elogios pelo seu trabalho e não que não queira corroborar com eles, mas por desconhecer os bastidores do Noroeste acredito melhor aguardar um melhor entendimento do que de fato se passou por lá com a chegada da nova administração e só depois emitir uma definitiva opinião. Também não corroboro algo que li ontem que foi o único que assumiu quando nenhum outro o queria fazer. Muitos o quiseram e foram alijados do processo eleitoral e se o presidente o escolheu, foi pela proximidade e confiança na sua pessoa. Mas também não o critico, pois sem entender como se deram os fatos, seria leviandade te criticar ou mesmo elogiar.

Vamos ao que acredito sejam necessárias algumas explicações.

De certa forma, você induziu todos os noroestinos num certo momento a acreditar que algo de muito errado havia ocorrido nas transações com jogadores e valores não computados, que não haviam dado entrada no seu caixa contábil. Foi bastante claro nisso, mostrou documentos, foi à imprensa e isso veio à tona, inclusive com um texto meu de cobrança para esclarecimentos de quem de direito. Após uma reunião com o ex-presidente do Conselho Deliberativo voltou atrás e disse textualmente que tudo estava esclarecido, deixando todos perplexos. Algo ficou no ar e não foi devidamente entendido. Quais as dúvidas existentes e, logo a seguir  totalmente resolvidas, como disse, após a reunião. Assume que foi precipitado ou existe ainda algo não revelado para os que estão de fora do processo? O que te fez mudar de ideia tão rapidamente?

Também ainda não nos foi explicado outro fato levantado por ti, o de que alguém pertencente a antiga diretoria estaria jogando contra a administração atual, inclusive sendo o principal obstáculo para o fechamento de um contrato de publicidade com um grupo supermercadista, que acabava de se instalar na cidade. Por que nada mais foi dito sopre isso? A cidade precisa saber se isso de fato ocorreu e quem seria essa pessoa. Não acha muito confortável sair agora e deixar isso tudo no ar? Foi balão de ensaio ou isso de fato ocorreu?

Nós, torcedores, somos apaixonados e queremos sempre o bem do Noroeste, nada mais que isso, além é claro de transparência no trato com as coisas relacionadas ao mesmo. Confesso nunca ter visto tanta trapalhada numa administração noroestina e em tão pouco tempo. Isso impressionou e você fez parte disso. Nunca vi em minha vida um vice-presidente se desentender em público com tamanho acinte com o presidente, algo totalmente prejudicial para o desempenho do time, pois demonstrava claramente problemas incontornáveis e deixava a todos tensos. Essa falta de relacionamento entre vocês foi algo comprometedor para o time, talvez um dos pontos cruciais da derrocada. Por que esse desentendimento total num momento onde a união seria primordial? E por que, hoje ao sair te vejo citando nome de um ex-funcionário, de uma forma pouco usual, “o presidente prefere trabalhar com esses”, citando até seu nome? Sai por estar sendo preterido por outro ou existem outros motivos?

Para sair sem máculas seria bom nos explicar tudo isso. Talvez seja melhor esperar os resultados dos prováveis últimos jogos do Noroeste esse ano, os da Copa do Brasil e depois fazermos isso tudo, mas de uma coisa tenho certeza, caro Filipe, o Noroeste só caiu para a 3º Divisão por causa desses desencontros todos, falta de tato e de tarimba interna, pois é quase impossível acreditar que de um desempenho tão bom no primeiro turno, o segundo após o início do conhecimento dos desentendimentos internos, tudo tenha decaído tanto. Inexplicável, diria. E isso foi sendo alimentado, mantido, não se enxergando o outro lado, o da intranquilidade gerada. Ontem conversei com dois jogadores e um deles me disse que seu salário está atrasado desde o ano passado, mas que nem seria esse o motivo da desmotivação. Existem salários ainda não quitados da administração passada? Isso está computado aonde? Por que um fala uma coisa e outro o desdiz na sequência?

A torcida e os torcedores fizeram a sua parte, sempre, não podendo ser culpada de nada. Hoje vejo que a imprensa tentou amainar o máximo a divulgação dos graves problemas internos, para não agravar ainda mais o que presenciava internamente, mas com a derrocada e, principalmente com o seu desligamento e do seu irmão, acredito que tenhamos que saber de tudo, pois quem começou a divulgar o que lá ocorria foi você e se começou, nada melhor, terminar. É o que esperamos. Tudo pelo bem do nosso querido Noroeste.

Saudações noroestinas do Henrique Perazzi de Aquino – www.mafuadohpa.blogspot.com (As três primeiras fotos aqui publicadas são do  arquivo do JC e foram retiradas do Blog do Norusca, do Reynaldo Grillo).

13 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito texto Henrique, alguma coisa muito nebulosa vem ocorrendo no Noroeste a anos e esse entra e sai de presidentes nao ajuda em nada nosso time.... Cada um que entra recebe uma herança maldita, cada um que sai deixa uma marca vergonhosa para nosso Norusca!!!!

Renato Moreira

Anônimo disse...

É Renato Moreira e Henrique Perazzi de Aquino, vamos lá: Esse senhor nada mais é que um "playboy" que nunca trabalhou na vida, vive a sombra dos negócios e dinheiro do pai!! Personalidade tipica e caracteristica: FALSIDADE. Era meu "amigo" conheci pela loja uns 04 ou 05 anos me relacionava até então perfeitamente. Na ELEIÇÂO NO NORESTE, me ligou, me levou pra cima e pra baixo va´rias reunioes até em sua residência fui ele e sua família trataram-me como "gente" normal e o meu grupo tbm foi muito bem tratado. Mas não sabiamos que o fundo era o INTERESSE E GOLPE por trás de tudo isso, Bkl Bruno era o unico sócio do clube, inscrito no prazo, SÓ A MINHA PESSOA ERA LEGITIMA PRA ELEIÇÃO, e eles sabiam disso vieram ao meu lado...manobraram e por ingenuidade e acreditar nas pessoas deixei que conduzissem o processo (até pensando no bem do NOROESTE, no coletivo NÓS)...tarde demais após a ELEIÇAO tratado que nem gado, só discussão, vozes alteradas, inversões dos fatos, IGNORADOS!! Conseguiram PARABENS REBAIXARAM O CLUBE PRA TERCEIRA DIVISÃO!! E como o texto acima nos mostra SÃO AMADORES, RIDICULOS e DESPREPARADOS!!! Erraram desde sempre quem acompanha o dia a dia lá de dezembro houve no minimo, pra apontar mais de uma dúzia de ERROS GROSSEIROS (de admnistração ao futebol propriamente dito). Fui enganado me tiraram do lugar que por MERECIMENTO e LUTA deveria ocupar. Quem me conhece sabe a história onde estavam esses SENHORES esse tempo todo no Morumbi? no sofá de casa? ONDE? No estádio nunca vi, NOROESTE? Nunca foi, nunca interessou...pra finalizar palavras do pai desse "moço"..."vc sabe preciso arrumar algumas coisa pros meus meninos.." É isso aqui faz aqui se paga e é pouco porque dingnidade, honestidade e caráter não tem preço e "eles" sabem o que fizeram. JUSTIÇA FOI FEITA QUEM PAGOU FOI O NOROESTE, mas a vida cobra sério!! Bastardos!!"

Bruno Lopes

Mafuá do HPA disse...

Bruno e Renato - Eu também me senti usado, quando do meu posicionamento anterior, numa carta pública à imprensa exigindo explicações e depois tudo sendo resolvido do jeito que foi. Essa carta atual saiu com esse sentimento, uma dor interna por não ter sacado algo muito estranho. Abraços aos dois noroestinos de verdade.

HPA - direto do mafuá

Anônimo disse...

E vou além o Senhor Henrique entende muito de SISTEMA, mas de forma no minimo ingenua exalta as Torcida Organizada aos quatro ventos, se esquecendo de tudo que a envolve (massa de manobra, trazer para o nosso lado) benefícios, regalias etc...e ainda com essas denuncias foi utlilizado como "laranja" coisa que já corria a boca pequena nas arquibancadas que a diretoria queria usar alguem da torcida pra fazê-lo!! Torcida Organizada legal tem meu respeito por tempos atrás, depois se confundiu (ao meu ver) caiu na promiscuidade de pegar partocinio do Presidente do Clube e ficou com amarras na boca, perdeu a liberdade pra criticar!!Independencia, ideologia, revolucionário é tudo coisa de louco, esquerda, sistema, capitalismo entre contradições sobrevivo Renato Moreira Renato RapNobre e Felipe JF...cada um tem sua visão e sua forma de conduzir e posicionar essa é a minha!! Essa é a verdade factual!!

Bruno Lopes

Anônimo disse...

Bruno

Me redimo isso e também enxergo isso. Vou procurar me posicionar melhor diante disso. Não sou omisso em nada e não me omitirei diante disso, pois sei estar falando algo dentro da verdade factual dos fatos.

HPA - direto do mafuá

Anônimo disse...

Estamos sujeito a criticas (eu, vc e todos) é normal e não devemos deixar de opinar!!
Bruno Lopes

Anônimo disse...

Vamos levantar a cabeça e partir para outra

Luiz Lozano

Anônimo disse...

E só pra frisar não é nehuma Torcida Organizada específica e sim TODAS, vivem vida própria, como empresas que são (CNPJ, visa lucro e subsutencia), portantos pensam na sua existência como Organizada (Empresa) e não somente no clube, não tem como escapar dessa "encruzilhada"...e se for dissertar um pouco mais elas vivem do clube e até se utilizam do clube, pois os escudos utilizados em seus materiais são da agremiação. Alguem paga sobre os direitos de uso do distintivo do clube? Não em lugar nenhum do Mundo, mas é uma constatação e informação de um contexto global, complexa totalmente fora dos entendimento simples, raso e mediocre do MUNDO DO FUTEBOL!!

Bruno Lopes

Anônimo disse...

Boa Perazzi, estes amadores derrubaram o Noroeste para A3.

NELSON BRANDINO - SÃO PAULO SP

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS E CARAS:
Reproduzo abaixo duas respostas do Filipe no seu facebook, sobre o tema, após ter recebido por lá a publicação de minha carta:

Filipe Souza Rino - Caro Henrique Perazzi de Aquino nunca deixei de atender ninguem. Quando vc quis informacoes, estas lhes foram dadas. Com reuniao com o antigo presidente este nos informou da real situacao dos contratos e sim declarei o teor (por ex caso do Lima que recebia $8 mil na copinha e seu salario dobraria na a2). No caso do goleiro Walter, o dinheiro da venda deste foi para pagar 50 mil de impostos e restante foi para pagar rescisoes de atletas. Sobre a minha renuncia, ja esta nas maos do presidente do conselho todos documentos e motivos. E estes motivos serao esclarecidos, porem a meu tempo.
há 8 horas via celular · Curtir · 2

Edson Crivelli Parabens Felipe.....
há 7 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino - Filipe, os questionamentos são mais do que normais. Vc bem sabe, nosso Noroeste não é algo privado, é público e assim deve ser. Muitos se doam a ele, outros não. Numa saída, intempestiva como foi, nada mais normal do que deixar tudo bem explicado. As d...Ver mais
há 7 horas · Curtir

Filipe Souza Rino Henrique Perazzi de Aquino agradeco por me entendido. Tudo da minha saida sera divulgado. E com maior prazer.
há 5 horas via celular · Curtir


POSTO PARA ESCLARECIMENTOS.
HPA - direto do mafuá·

Anônimo disse...

O presidente vai trazer de volta o Seixas,arrumar emprego para o filho dele(Seixas) e dispensou o Marco Antonio Machado....sinceramente Henrique,pode até parecer absurdo mas começo a acreditar que o vice tinha razão..este cidadão vai afundar mais e mais o clube..
Holmes Rodolfo Martins

Mafuá do HPA disse...

Análise da queda do Noroeste
qua, 03/04/13
por Fernando BH - Canhota 10|categoria Noroeste, Série A-2 2013


As linhas a seguir não são um veredito. Aliás, tenho acompanhado as opiniões dos colegas cronistas, manifestações de torcedores, posicionamento de diretores. Cada um tem a sua verdade, mas há pelo menos uma certeza: poderia ter sido diferente, mesmo com todas as dificuldades.

Para começar, é necessário separar o resultado esportivo dos problemas extracampo. É claro que o rebaixamento foi consequência dos erros de gestão, não fiquei louco. Mas é preciso deixar claro que, não tivesse caído, os problemas seriam os mesmos. Então, não é preciso ir para uma divisão inferior para arrumar a casa. Afinal, faltou um pontinho! Pior: três golzinhos de saldo!

Fala-se muito em tragédia anunciada, mas tudo caminhou bem até a nona rodada. Dentro de campo, pelo menos. Repito: era possível se salvar, até mesmo sonhar com o G-8 e lembro de afirmar — e não fui o único — que esse time não caía. A equipe era raçuda, se desdobrava. Alguns torcedores, mais lúcidos (ou proféticos), só acreditavam na permanência depois dos mágicos 21, 22 pontos. Que não vieram.


Montagem sobre foto de João Carlos Amâncio/Blog do Norusca
Ainda parece inacreditável. Nas nove primeiras rodadas, 63% de aproveitamento. Cinco vitórias em nove jogos. Saldo positivo de sete gols. Nas dez últimas, dois míseros empates, aproveitamento de 6%. Seis-por-cen-to! É muita discrepância. O mesmo elenco, de uma hora para outra, não teve forças para jogar o mínimo. Por mais desqualificado tecnicamente, dois pontos em 30 é muito pouco, sobretudo pelo que mostraram antes.

Não era para cair. Não pelo que o time vinha apresentando. Há uma virada, um desconforto, algum episódio que desencadeou tudo isso. O que passa pela turbulência da gestão. Quando o bolso vazio dos atletas fez eco. Quando os desencontros entre o presidente e o vice se tornaram públicos. Foi logo depois de sofrer duas derrotas seguidas, para Audax (essa não merecida) e Velo Clube. Expirando o prazo para inscrição de jogadores, veio a inexplicável baciada de reforços, no susto, no desespero, a ponto de nota oficial do clube evidenciar a falta de sintonia entre Anis Buzalaf e Filipe Rino.

De repente, o elenco, que já vivenciava as dificuldades da diretoria para pagamento de salários, ficou inchado. Isso mexe com um grupo. Ainda mais quando tem que se despedir de amigos dispensados. E confunde todo mundo quando alguns deles (Manu e João Paulo) voltam logo depois.

A instabilidade chegou também no comando técnico. Carlos Alberto Seixas, treinador calejado, acostumado a gerir elencos cascudos e com pouca grana, perdeu a mão. Após a derrota para o Guaratinguetá, esquivou-se (“Eu não jogo, não posso fazer nada. Disse o que tinha que fazer, não fizeram…”). Desprotegeu o grupo, já fragilizado àquela altura — o mesmo grupo que ele tinhas nas mãos, nas primeiras rodadas.

No meio da sequência de jogos sem vitória e com os salários em atraso, bateu o desespero. O vice-presidente Filipe Rino foi a público questionar valores da presidência interina de Toninho Gimenez. Principalmente, sobre o destino do dinheiro da venda do goleiro Walter. Na ocasião, já era sabido que serviu para pagar tributos e outras dívidas. O dirigente voltou atrás, afirmou ter recebido de Gimenez as devidas documentações e o assunto foi encerrado. Mais uma polêmica em paralelo com o sofrimento em campo.

Vale um parêntese importante: nessa mesma época, o clube começou a divulgar os balancetes, a partir de dezembro de 2012. Uma transparência inédita nos últimos anos.

Na partida contra o São José, mais polêmica. No intervalo, a diretoria foi cobrar empenho dos jogadores, que na semana anterior ameaçaram iniciar uma greve. O destempero envolveu Carlos Alberto Seixas, que tentou impedir o ato. Não à toa, o treinador foi afastado. Não foi demitido, tanto que continuou a assistir treinamentos. Na prática, portanto, o impacto sobre o elenco, caso houvesse descontentamento com o técnico, foi pequeno.

continua

Mafuá do HPA disse...

Continuação...

Chegada a hora de tentar salvar o Norusca, surgiu a ideia de convocar Marco Antônio Machado, então comentarista da Auri-Verde, grande ex-jogador alvirrubro e tantas vezes treinador. Ele poderia ficar quietinho atrás do microfone, mas encarou o desafio. Poucos se aventuram numa barca furada. Arrisco dizer que futebol é uma cachaça para quem esteve lá dentro e ele viu uma oportunidade de retomar a carreira — mas só ele pode dizer e, oportunamente, falará. Marco pouco pôde fazer. E penso que melhor seria assumir à beira do campo, não como diretor técnico. Outra interrogação.

Contra o Santo André, o empate escapou no detalhe (o tal pontinho que faltou!). E o zagueiro Cazão desabafou ao repórter Jota Martins: “A vaidade acabou com o time!” Àquela altura, todos só queriam que o pesadelo acabasse logo, mas que desse tempo de acordar antes do precipício.

Às vésperas da decisão, entretanto, mais uma polêmica. E das bravas. Presidente e vice tornaram públicas suas desavenças, trocando farpas via imprensa. O estopim foi a parceria malsucedida com a empresária Edda Silvestro, articulada por Anis, barrada por Rino (que apresentou a “ficha corrida” das empresas da italiana). Ensaiaram uma trégua, tanto que postei a respeito, mas tive que corrigir no fim do texto, quando a coisa desandou de vez.


Foto: Cristiano Zanardi/Agência Bom Dia
Em paralelo, contas e contas. Era primordial secar os adversários, pois todos sabiam que o Capivariano seria difícil de bater. Não deu outra: os visitantes passearam no Alfredão, a Ferroviária fez sua parte e o Noroeste caiu. E não foram poucas as lágrimas nas arquibancadas. Cada vez é menos gente, mas enquanto houver um torcedor a chorar pelo manto alvirrubro, esse time centenário vai valer a pena.

O Conselho Deliberativo vai se reunir para repercutir a queda e apreciar o pedido de renúncia do vice-presidente Filipe Rino (argumentou em carta sua divergência com Anis). Que todos, naquela sala, norteiem suas palavras e decisões pelas lágrimas do último domingo. Elas valem muito. Elas são o motivo do Norusca existir. Que discutam todos os erros da atual gestão, que não foram poucos. Mas com maturidade. Partir para bate-boca e acusações não vai resolver. Todos têm sua parcela de responsabilidade. E todos querem o bem do Noroeste, certo?

Repito: o clube não precisava da queda para se reerguer. Bastava se comprometer em rever erros e tentar um caminho diferente. Mas, está feito. Se já é tão difícil tocar o Alvirrubro sem apoio de boa parte da cidade, que dá de ombros, imagine sem a casa em ordem. Agora, o recomeço é obrigatório e com mais um degrau pela frente. Vem aí uma dolorosa caminhada para recolocar o Noroeste em seu devido lugar. Que Bauru acorde e acolha seu ícone.

OBS.: Reproduzido por HPA para que sirva como uma esclarecimento sobre todo o desenrolar da crise