segunda-feira, 29 de abril de 2013


DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (49)

BETO MORREU, VANZOLINI FOI EXCOMUNGADO, STF E CONGRESSO ASSINARAM UNIÃO ESTÁVEL, ESQUENTA ESFRIOU, OU NÃO SERIA NADA DISSO!

Amanheço fora de minha aldeia já no domingo, distante mais de 700 km. Dessa forma, estive impossibilitado de comparecer às últimas missas do padre Beto, ministradas em dois templos católicos e acredito, não o faria mesmo estando aí, pois no mesmo horário estaria acontecendo o encerramento do Festival Internacional de Bonecos. Esse sim, senti muita falta em não ter podido comparecer, nem no sábado, nem no domingo. Abdiquei de freqüentar missas e não o faria nem nessa, histórica pelo visto, pois enquanto batuco essas linhas tomo conhecimento que Beto foi excomungado. Bombou de gente, filmaram seus últimos pronunciamentos de tudo quanto é jeito usando a batina e sua fala deve ter sido das mais significativas, com muita emoção, carga de algo que só ele pode sentir naquele momento, o de após tantos anos, passar para o lado de cá. Começa outro ciclo a partir de hoje.

Minha tristeza hoje ao acordar não foi tanto por isso, pois Beto é novo e tem uma vida já consolidada, cheia de novas oportunidades pela frente. Assédio para que faça isso e aquilo não lhe faltarão. Se tiver pretensões políticas, já o vejo como um dos postulantes à Prefeitura Municipal. Se for picado pela mosca azul, tomara que toda a dialética juntada ao longo de tantos anos de estudo esteja a serviço de Bauru. Torço por isso, para que deixe de ser só moderno, sendo também um ser social ativo no posicionamento ao lado dos mais necessitados, dos trabalhadores, dos excluídos e rejeitados, contra o cruel sistema político que nos apunhala em cada movimento. Seria de uma utilidade sem fim vê-lo colocando em prática o que prega para uns poucos, em conversas até agora reservadas, expandindo para uma prática realmente transformadora. Aguardemos. Mas escrevia sobre minha tristeza matinal e ela se deu ao ligar o rádio logo cedo e escutar um samba de um mestre, Paulo Vanzolini, que octogenário, faleceu nessa manhã. Um dos grandes da MPB, desses comprovando que o samba tem muita gente boa também em São Paulo. Depois de Adoniran Barbosa, Vanzolini é o segundo nome da constelação paulista dos nossos mestres musicais. Ele é muito mais que o autor de “Ronda”. Recentemente o Chico, lá da Banca do Carioca, Feira do Rolo me emprestou os quatro CDs de um maravilhoso trabalho dele. Gileteei todos e com direito a reprodução da capinha colorida de todos. Gasto eles em minha vitrolinha. É para chorar.


O brasileiro que hoje toma conhecimento nacionalmente de quem é o ex-padre Beto (virou assunto nacional), pouco conhecia de Paulo Vanzolini. Dentro da hipocrisia que rege a maioria de nossos meios de comunicação, onde o patrão ouve Tom Jobim, mas põe para rodar Belos e Telós, Paulo não é tocado. Prolifera nas FMs e TVs o que de pior temos e até o tal do Esquenta!, na TV Globo, comandado pela Regina Casé, quando mescla o ruim com o bom, percebo hoje abrir mais espaço para continuar esmerdalhando os ouvidos brasileiros. Trata-se de coisa pensada, pois nada é feito sem sentido nesse país. Assim como prevalece o lado mais conservador das igrejas, num discurso querendo que todos continuem manada, a música é só mais uma extensão disso, outro elo dessa corrente.


Ao botar os pés nas ruas hoje cedo, estampado na capa de revistas e em manchetes garrafais na dita grande mídia, algo sobre o STF – Supremo Tribunal federal estar sendo massacrado pelo Congresso Nacional. Pura falácia de quem nos engana diariamente. Uma briga de dois poderes, que considero, sem tirar nem por, farinha do mesmo saco. As prioridades que os próceres desses dois poderes possuem não são as do povo brasileiro, estando muito distantes da realidade do dia a dia de quem rala nas ruas. Eles não estão nem aí para cuidar do que é nosso, muito menos defender nossos interesses. Mandam em nós, é verdade, vivendo nababescamente num outro mundo, anos luz distante de nós todos. Hoje, num encontro que tiveram, com certeza já selaram um acordo de cavalheiros colocando fim a uma guerra que nunca ocorreu de fato. Foi tudo inventado, montagem para ludibriar a todos, pois tudo continua como dantes. Um tentou mandar mais que o outro e esse outro, deu um recadinho para aquietarem-se e na acomodação, viverão novamente felizes espoliando nossas forças até não mais poderem. Não defendo nem um, nem outro. Muito pelo contrário. Rejeito a ambos, pois nosso sistema político, enquanto não mudar, essa excrescência observada continuará tomando conta de nossas vidas. Não sou cético, sou realista. Tem mais, mas ralei muito hoje e estou exausto, sem vontade de navegar e ver as últimas palavras do que o agora somente Beto declarou do seu novo momento. Amanhã talvez. Hoje, o que embalará meu sono será a voz rouca de Vanzolini e uma bola leitura ao lado do berço. Tchau, pois estou um caco. "Levante sacode a poeira, dá a volta por cima..."
Ilustrações de Beto Maringoni, Angeli e Fausto Bergocce.

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo em Bauru é normal estarmos de cabeça virada, confunfindo uma coisa com outra. O que mais gostei de ler ontem sobre tudo isso foi algo mais ou menos assim, "se até padre já estão sendo excomungados em Bauru, imagine os que não o são". A coisa tá feia, hem! Ainda bem que estou longe.
Paulo Lima

Anônimo disse...

AO AGORA BETO DANIEL:
Depois do anúncio no sábado do agora ex-padre Beto, sobre seu afastamento da igreja, muitos enviaram emails dizendo, "e agora?? Não vai falar nada?? Calou a boca??" e por aí vai, tudo por causa do texto anterior que escrevi sobre este caso.

Pois bem meus caros, agora vou escrever, esperei apenas a diocese se manifestar oficialmente porque sabia que iriam proceder desta forma, com a excomunhão e abertura de processo para demissão do padre, tinha certeza que seria assim, o que levanta pontos que a maioria das pessoas, dentro de suas alienações, fanatismos estão incapazes de enxergar e fazer a crítica como deve ser feita.

Assisti a entrevista coletiva do Beto, e vou dizer uma coisa, ao contrário do que muitos possam achar, foi decepcionante, porque perdeu a chance de ele realmente chutar o pau da barraca e assumir as boas ideias que tem em sua cabeça, mas preferiu anunciar apenas o desligamento, mas com certeza sabendo que a igreja iria excomungá-lo na segunda-feira.

Me irrita essa mesmice de sempre em discursos pseudo-rebeldes, que "deus disse isso", "deus falou assim", "Jesus pregou aquilo", já encheu o saco esse negócio de desviar da realidade e colocar um inexistente deus em tudo, ele disse que a igreja finge uma coisa e os fiéis fingem que cumprem, é verdade, mas você Beto, também fingiu todo esse tempo cumprir algo que não era compatível com suas ideias pelo o que conheço de você pelo tempo que tivemos de convívio. Chamou de hipocrisia da igreja, mas todos são hipócritas, a igreja, os fiéis e você também tem sido, infelizmente, concorda com Marx sobre a "religião ser o ópio do povo", mas foi a sua ponte para os estudos, oportunidades de empregos, estabilizou sua vida por esse meio, fingindo uma revolução apenas na sua cabeça e nada na postura cotidiana, parece que agora querendo mudar de ares, forçou uma situação que poderia ter feito tempos atrás e chutando pra valer a bunda da igreja, não o fez.

CONTINUA

Anônimo disse...

CONTINUAÇÃO...
O chamam de inovador na igreja, mas quando defende reformas, adaptações e não o fim dela em favor da ciência, da realidade, no fundo não quer que nada mude, porque reformas é como querer reformar uma casa que apresenta alguns problemas, manda uma pintura nova, um puxadinho ali, mas a casa continua a mesma, com as mesmas bases e estruturas, e assim fazem as religiões, se reformam, se adaptam para uma época para continuar a mesma coisa, um fator de alienação e controle da sociedade caminhando com o estado opressor, tanto é que ela age assim que hoje mesmo você numa entrevista disse que em outros tempos seria jogado na fogueira, hoje corpos não são queimados mais, mas os cérebros continuam sendo queimados pela real função das igrejas, alienar, controlar.

Ceta vez, numa entrevista ao JC, você ao ser questionado para quem daria nota 10, respondeu que seria o Che Guevara pelo idealismo e coerência, logo você que possui boas ideias, mas não as assume publicamente o que o faz incoerente até como admirador do grande Che, este sim idealizou um mundo e morreu por ele, jamais ele iria aceitar adentrar o sistema eleitoral burguês como você já fez pedindo votos ao nefasto neoliberal Caio Coube, quando pediu também votos ao candidato a vereador na mesma época, o Jorge Moura, sendo que um batia no outro pelas costas e ainda pedindo a outro que usa uma religião como trampolim político e até hoje não veio a público explicar as acusações e seu afastamento do instituto do qual participava, o Ricardo Barreira. Agora cobra da igreja um envolvimento contra as mazelas do país, mas onde estava quando um cara inteligente como você é, não se apresentava publicamente para criticar com acidez essas mazelas e se posicionar ao lado dos famélicos, dos sem-terra, sem-teto?? Como vê, essa postura eleitoreira, conservadora, de se colocar ao lado de políticos que só querem seu lugar ao sol e manter esse status quo de bosta da sociedade, é o mais do mesmo, manter como tudo está, exatamente como as igrejas fazem.

Ser moderno, não é usar um brinco, camiseta de roqueiro e tomar chopp, isso é adaptação de marketing, ser revolucionário o buraco é mais embaixo, é ser em primeiro lugar um conscientizador com ácida crítica, ter convicção profunda dos ideais e se expor a briga. Lhe digo mais Beto, eu adoraria ter tido a oportunidade de estudar no exterior num ambiente marxista como você mesmo já me relatou, mas jamais montaria em ninguém ou usar algo de ponte para me beneficiar, queimar com meu ideal e coerência, fingir que está tudo bem e depois dar uma de "armless John".

Não pense que estou pegando no pé, gostaria e te receberia de braços abertos se realmente mudasse de postura assumindo seus ideais, mas não é o que estou vendo, e se fizer o que muitos estão falando em entrar de vez para o mundo da política e/ou levantar mais um grupo de fé, estará a jogar a ultima pá de cal nas suas ideias de um sólido e coerente guevarismo.

O mundo precisa retomar urgente uma visão a realidade, ácida e crítica, postura sem medo de guerrilhar.
MARCOS PAULO - COMUNISTAS EM AÇÃO

Anônimo disse...

Penso ser a atitude do dito Beto totalmente premeditada, estudada. Se os livros do Padre Beto fossem assinados pelo Roberto Francisco Daniel estes não teriam a projeção que tiveram, ficariam esquecidos nas prateleiras das livrarias ou talvez nem seriam editados. Conheci o padre no Coisas da Roça, ali na esquina da Araujo Leite. havia chegado a pouco em Bauru com um projeto de teatro e andava em busca de patrocínio para conseguir realizá-lo (o que depois de voltas e contravoltas consegui junto a Irmã Jacinta, na USC) e as pessoas falaram para eu procurar o padre que na sua recente chegada a Bauru inventou a "Pastorarte". No primeiro contato já percebi que pela arte ele não se interessava nem um pouco, enquanto as apresentações aconteciam ele ficava na calçada do bar, que depois da minha apresentação para lá me dirigi e o vi se gabando, se pavoneando, e falando unica e exclusivamente em dinheiro (creio ser este o seu real interesse). Uma coisa tenho certeza: agora seus livros vão vender muito mais e ele vai poder, como já li por aqui, se dedicar à politica, e o que penso ser mais provável, fundar uma igreja, afinal temos o Martinho Lutero, também, excomungado. Este texto será desenvolvido para entrar num livro de cronicas, que por sugestão da Prof. Glória Maria Palma, estou escrevendo, falando de meu contato direto com pessoas + ou - famosas.
CARLOS EDUARDO MARTINS

Bentinho de Assis disse...

Quanta papagaiada.