quarta-feira, 1 de maio de 2013

BAURU POR AÍ (84)

ENQUANTO ISSO EM BAURU... - AINDA O EXCOMUNGADO, ROBERTO FRANCISCO DANIEL

De tudo o que sabemos está saindo publicado mundo afora, reproduzo um curto texto, na seção Pirulito del Tapa, do diário argentino Página 12. Sintam a repercussão e como a questão é tratada por todos os cantos e meios: “EXCOMULGADO - Jesús amaba a los seres humanos independientemente de su condición social, de su raza y de su sexualidad –dijo en la misa de este domingo el sacerdote brasileño Roberto Francisco Daniel, al que llaman padre Beto–. Somos seres sexuados y el amor puede surgir en cualquier nivel. La Iglesia tendrá que cambiar. No podemos ignorar dos mil años de conocimiento humano e insistir en cosas que sí están en la Biblia, pero que no son cosas del Espíritu Santo, sino que reflejan la cultura de una época.” Ayer fue excomulgado por la Iglesia Católica en Brasil”.

Na repercussões locais, seleciono isso: "Significado de Excomungado: adj. Maldito, segregado (falando-se de alguém ou de alguma coisa com desprezo ou cólera).S.m. Pessoa que sofreu pena de excomunhão. Uma das designações do diabo. A igreja católica não revê seus dogmas, mas, é especialista em pedir perdão. Já pediu perdão aos índios e negros, que julgavam serem sem alma, já pediu perdão às mulheres, às vitimas de pedofilia, pelos crimes cometidos na inquisição. Pedir perdão é outro dogma, e talvez por isso seja tão fácil se sentir em paz. O pedido de perdão realmente resolve, absolve, remeterá ao paraíso. Esperavam que o Beto pedisse perdão, admitisse seus erros, e pronto, não tocariam mais no assunto e estaria tudo resolvido. Talvez daqui uns anos a igreja peça perdão ao Beto, mas, como sempre, será tardio. A excomunhão acaba com aquilo que sempre desejou na vida, ou seja, ser padre. O afastamento em si, não o impediria de vários atos da vida religiosa. Mas, a igreja que pede perdão, e o faz justamente por condenar a priori, preferiu dar a última palavra, expulsar, execrar do que permitir que o mesmo se afastasse, e para demonstrar sua ira e poder, o fizeram sentar na cadeira de réu do tribunal da cúria diocesana”, Tatiana Calmon.


“..e tinha uma famoso Padre em Bauru, quer era especialista em ditar regras morais na comunidade, ditava as regras na comunidade e notadamente para os fieis da catedral do Divino Espírito Santo. Dizia que não gostava de batizar filhos de casais solteiros, por entender que eram filhos adulterinos. E os cinco filhos que ele colocou no mundo, mesmo devendo ser celibatário, quem será que batizou???? Esse padre foi excomungado????”, também de Tatiana Calmon.

“Simples, normal, esperado. Falsidade, hipocrisia, poder...ELE nos bastidores era o revolucionário, contra o sistema, na frente dos mesmos (radio, tv, jornal) nem tanto...foi bom enquanto ele aproveitou e conseguiu levar uma "dupla vida"...A igreja mais do mesmo e quase a mesma face. Vida feita aproveite os seus minutos de fama e aos católicos rasguem sua doutrina e vivam a sua ou aceitem e sigam. Religião em sua maioria=Feliciano=doutrina=fiéis=XequeMate”, Bruno Lopes.


“Aqui analiso mais uma questão QUE os ÓRGÃOS DE IMPRENSA, PUBLICITÁRIOS, TV, ENFIM, SEJAM MAIS ÉTICOS EM SUAS PERGUNTAS, COM O DIRECIONAMENTO DAS ENTREVISTAS, TUDO GERA CONSEQUENCIA, QUE TENHAMOS REFLEXÕES MAIS PAUTADAS NO RESPEITO COM O PRÓXIMO", Maria Cristina Zanin Sant’Anna

E por fim, MARCOS PAULO, do grupo Comunismo em Ação, AO AGORA BETO DANIEL:
“Depois do anúncio no sábado do agora ex-padre Beto, sobre seu afastamento da igreja, muitos enviaram emails dizendo, "e agora?? Não vai falar nada?? Calou a boca??" e por aí vai, tudo por causa do texto anterior que escrevi sobre este caso. Pois bem meus caros, agora vou escrever, esperei apenas a diocese se manifestar oficialmente porque sabia que iriam proceder desta forma, com a excomunhão e abertura de processo para demissão do padre, tinha certeza que seria assim, o que levanta pontos que a maioria das pessoas, dentro de suas alienações, fanatismos estão incapazes de enxergar e fazer a crítica como deve ser feita.

Assisti a entrevista coletiva do Beto, e vou dizer uma coisa, ao contrário do que muitos possam achar, foi decepcionante, porque perdeu a chance de ele realmente chutar o pau da barraca e assumir as boas ideias que tem em sua cabeça, mas preferiu anunciar apenas o desligamento, mas com certeza sabendo que a igreja iria excomungá-lo na segunda-feira. Me irrita essa mesmice de sempre em discursos pseudo-rebeldes, que "deus disse isso", "deus falou assim", "Jesus pregou aquilo", já encheu o saco esse negócio de desviar da realidade e colocar um inexistente deus em tudo, ele disse que a igreja finge uma coisa e os fiéis fingem que cumprem, é verdade, mas você Beto, também fingiu todo esse tempo cumprir algo que não era compatível com suas ideias pelo o que conheço de você pelo tempo que tivemos de convívio. Chamou de hipocrisia da igreja, mas todos são hipócritas, a igreja, os fiéis e você também tem sido, infelizmente, concorda com Marx sobre a "religião ser o ópio do povo", mas foi a sua ponte para os estudos, oportunidades de empregos, estabilizou sua vida por esse meio, fingindo uma revolução apenas na sua cabeça e nada na postura cotidiana, parece que agora querendo mudar de ares, forçou uma situação que poderia ter feito tempos atrás e chutando pra valer a bunda da igreja, não o fez.


O chamam de inovador na igreja, mas quando defende reformas, adaptações e não o fim dela em favor da ciência, da realidade, no fundo não quer que nada mude, porque reformas é como querer reformar uma casa que apresenta alguns problemas, manda uma pintura nova, um puxadinho ali, mas a casa continua a mesma, com as mesmas bases e estruturas, e assim fazem as religiões, se reformam, se adaptam para uma época para continuar a mesma coisa, um fator de alienação e controle da sociedade caminhando com o estado opressor, tanto é que ela age assim que hoje mesmo você numa entrevista disse que em outros tempos seria jogado na fogueira, hoje corpos não são queimados mais, mas os cérebros continuam sendo queimados pela real função das igrejas, alienar, controlar.

Certa vez, numa entrevista ao JC, você ao ser questionado para quem daria nota 10, respondeu que seria o Che Guevara pelo idealismo e coerência, logo você que possui boas ideias, mas não as assume publicamente o que o faz incoerente até como admirador do grande Che, este sim idealizou um mundo e morreu por ele, jamais ele iria aceitar adentrar o sistema eleitoral burguês como você já fez pedindo votos ao nefasto neoliberal Caio Coube, quando pediu também votos ao candidato a vereador na mesma época, o Jorge Moura, sendo que um batia no outro pelas costas e ainda pedindo a outro que usa uma religião como trampolim político e até hoje não veio a público explicar as acusações e seu afastamento do instituto do qual participava, o Ricardo Barreira. Agora cobra da igreja um envolvimento contra as mazelas do país, mas onde estava quando um cara inteligente como você é, não se apresentava publicamente para criticar com acidez essas mazelas e se posicionar ao lado dos famélicos, dos sem-terra, sem-teto?? Como vê, essa postura eleitoreira, conservadora, de se colocar ao lado de políticos que só querem seu lugar ao sol e manter esse status quo de bosta da sociedade, é o mais do mesmo, manter como tudo está, exatamente como as igrejas fazem.

Ser moderno, não é usar um brinco, camiseta de roqueiro e tomar chopp, isso é adaptação de marketing, ser revolucionário o buraco é mais embaixo, é ser em primeiro lugar um conscientizador com ácida crítica, ter convicção profunda dos ideais e se expor a briga. Lhe digo mais Beto, eu adoraria ter tido a oportunidade de estudar no exterior num ambiente marxista como você mesmo já me relatou, mas jamais montaria em ninguém ou usar algo de ponte para me beneficiar, queimar com meu ideal e coerência, fingir que está tudo bem e depois dar uma de "armless John". Não pense que estou pegando no pé, gostaria e te receberia de braços abertos se realmente mudasse de postura assumindo seus ideais, mas não é o que estou vendo, e se fizer o que muitos estão falando em entrar de vez para o mundo da política e/ou levantar mais um grupo de fé, estará a jogar a ultima pá de cal nas suas ideias de um sólido e coerente guevarismo.

O mundo precisa retomar urgente uma visão a realidade, ácida e crítica, postura sem medo de guerrilhar”.

10 comentários:

Anônimo disse...

Legal amigo Henrique,cada um tem uma opinião e temos que respeitar.Se eu pudesse mudava uma coisa na minha mãe, 10 coisas na minha esposa e 100 coisas na minha sogra. Mas infelizmente não posso, amo as 3 e convivo com elas da melhor forma possível.
Nilton Santos

Anônimo disse...

H.P.A, voce me enganou diiiii novo, li o texto achando voce corajoso e objetivo,sem meias palavras,estava devorando o texto com a avidez de um faminto ja estava querendo ir pra rua começar a revolução, eis que se não quando me deparo com o óbvio, toda essa lucidez marxista é do Marcão, parabéns ao autor do belo texto e a voce pela postagem.
Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

Marcos Paulo sempre opinando cirurgicamente e com extrema sabedoria!! O "quase" ultimo dos moicanos, esse sim ao menos nunca amarela e joga tudo na cara de todos sem meias palavras, sem ser "blasé" como ele sempre cita sobre alguns companheiros rs
Bruno Lopes

Anônimo disse...

Polemica análise, mas muito coerente, me surpreendi com a voz destoante e lúcida ecoando, ufa, em Bauru!

Katarini Miguel

Anônimo disse...

O cerceamento a liberdade de expressão e reflexão imposta pela Diocese ao Padre Beto remete aos tempos sombrios da ditadura.Enquanto a Igreja Católica excomunga o referido Padre, a mesma "fecha os olhos" para os graves problemas sociais do País, além dos vários casos de pedofilia.

Orlando Andre

duiliodukadesouza@gmail.com disse...

Henrique, meu amigo.
Vamos formar um GRUPO?
O nome dele é:

"EU APOIO MARCOS PAULO,O MARCÃO!"

Já encabecei a lista.

Um baitabraço Marcão!
duka.

Anônimo disse...

Primeiro texto que retrata bem a situação. Daqui uns dias talvez tenhamos o desprazer de saber que ele tenha se filiado a um partido político, e podemos até adivinhar que vai ser da direita raivosa, sertelembrarmos os textos da época da eleição de 2012 para prefeito de Bauru...Boa Marcos.
Roberto Camarini Espindola

Anônimo disse...


Agora chegando novamente ao ex-padre e o protesto que estão organizando, recebi mensagens de pessoas dizendo que fui duro com ele, que temos que dar apoio e ir no protesto, que ele é um coitado, vítima. Olha gente, coitados são os trabalhadores deste país, explorados até a medula, coitados são os sem-terra que vivem uma luta desigual, cruel, são os milhões de brasileiros violentados e excluídos pelo capitalismo, mas o Beto não, e tudo o que escrevi, são fatos, eu não vivo para puxar o saco de ninguém, uso sim minha crítica para chacoalhar as pessoas e despertar ideias para a realidade.

O que acho mais engraçado e irônico nisso tudo, é que os mesmos que me atacam quando critico as religiões, dizendo que todas devem ser respeitadas, cada uma com sua crença em particular, são os mesmos que agora querem protestar contra a decisão da igreja, quanta incoerência não?? O sujeito tem boas ideias, que não são como as absurdas ideias religiosas, mas entra numa igreja, aceita e faz o juramento de sacerdote, estuda as custas da mesma, faz sua vida profissional sustentada pela posição de sacerdote que a igreja lhe deu, e depois de todo esse tempo, agora resolve colocar parte de suas ideias pra fora e tentar se fazer de vítima da igreja, ora meus caros, menos, ele não é o inteligente, culto?? Então, sabia de tudo isso quando aceitou entrar, mesmo sabendo com a cultura que tem, aquilo ser o "ópio do povo" como escreveu sabiamente Karl Marx.

Sou contra as religiões principalmente por validarem a ignorância, colocar as pessoas humilhantemente de joelhos para celebrar o nada, desviar da realidade para ter um controle social perverso, assim como também sou contra a oportunismos malandros, pois podem esperar, logo o sujeito começará a ser entrevistado no programa do Jô, do Faustão, Fátima Bernardes, Ratinho, vai cozinhar na Maria Braga e essas outras merdas da TV brasileira e não se espantem depois se pintar uma fichar de filiação partidária, como o próprio já admitiu essa possibilidade.

Dito isso, espero que as viúvas do padre parem de lotar minha caixa de emails com vazias ofensas e pregações, não aguento mais essas explicações cheias de versículos bíblicos, que falta de pensar não??
MARCOS PAULO - COMUNISMO EM AÇÃO - BAURU SP

Anônimo disse...

ex padre beto, sabe que vc daria um bom comentarista de películas, pois me lembro das folhas de domingo vc quase contando filma, e lá no finalzinho um tique seu, sabe isso tb é profissão, há os cantores, há os escritores, enfim, o campo é largo.... boa sorte roberto, que um dia conheci criança.


Anônimo disse...

Essa carta do Marcão saiu hoje na Tribuna do Leitor do Jornal da Cidade, você viu?
André Ramos