sábado, 4 de maio de 2013

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (76)

O TEXTO DE CRISTINA SOBRE PEDRO TOBIAS NA CARTA CAPITAL:

Na última Carta Capital (edição 747), de cara nova, nas bancas hoje, texto da jornalista pirajuiense/bauruense Cristina Camargo, o "UM TUCANO AVESSO AO POUSO NO MURO", com o subtítulo "Protagonista - Pedro Tobias, o deputado que desafiou Geraldo Alckmin e José Serra". A Cristina sabe que adoro os textos dela, enxutos, bem escritos, claros e objetivos, mas vou fazer minha modesta crítica. Pegou leve com o deputado. Ele não é tão bonzinho como apregoado no texto. Não é santo, nem faz nada de forma gratuita, nem mesmo as tais cirurgias. No mínimo usa o SUS, pois pega suas clientes e fura a fila de espera, saindo ainda por cima. E acredito que ele seja merecedor de uma real encostada no muro sobre a questão dos apaniguados e indicados por ele que estão todos envolvidos no caso do mensalão Bauruense, o da AHB. Ele, Pedro, faz questão de apregoar aos quatro ventos que, Lula não poderia deixar de saber das falcatruas do mensalão tucano e quando o mesmo acontece com ele, diz que foi traído. Fácil, não? Por fim, Cristina, Pedro pode até ter deixado um lado de desgosto exposto, mas sempre abaixou a cabeça para os capos tucanos, como sempre fez e fará, pois após 20 anos de tucanato em São Paulo, ninguém é uma ilha entre eles. Não existem santos entre eles (aliás, entre ninguém). Pedrinho é um oportunista, pois agora que viu que Serra está em baixa, pode fazer a crítica que sempre teve vontade de fazer, ade que trata-se de um ultrapassado. Mesmo todos sabendo que nunca seu grupo esteve afinado com Serra, sempre ficou de cabeça baixa, resignado e aceitando tudo, mas agora que Aécio foi aceito por todos, quer dar uma de puro, de quem está sempre na linha de ponta, no lado avançado da legenda. E que papo é esse de Ala Sindical do PSDB? Existe isso? Sei que a fala não é tua, Cristina, um pessoal do PSDB até esteve reunido dia desses no Calçadão, mas de sindicalista só o nome, pois ali não existiam nenhum dessa categoria. O PSDB nunca esteve fincado no sindicalismo e se existe alguém, é pelego até a medula. Minhas críticas, reafirmo, não são ao texto (bom, por sinal), mas a Pedro, que sempre gosta de mostrar algo do seu passado, dito esquerdista, mas convenhamos, desde que aqui pisou e se confrontou com sua família, esteve afinadíssimo com o conservadorismo. Pedro não "briga para o PSDB ouvir as vozes da rua", como afirma à jornalista, pois não circula nela, seu reduto são os salões da burguesia do estado de São Paulo, seu negócio não é rua de terra e sim poltronas acolchoadas. Pedrinho joga até com o fato de uma provável aposentadoria, sempre anunciada (toc toc toc), mas nunca efetivada. Não tenho admiração nenhuma por esse tipo de político.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Seguindo pelo prisma de sua crítica, vejo que não sobrariam políticos hoje escapando de um ácido cutucão. Eu olho para todos os lados e não vejo mais com tanta facilidade como dantes os que passam incólumes de terem cometido deslizes ao londo de sua vida. Até aqueles que achávamos mais ilibados, hoje tem uma rabinho meio que escondido entre as pernas. Esse Pedro Tobias é um palaciano como voce diz, afeito a bons acepipes, a talheres de luxo, a sempre estar acompanhado de figuras ligadas ao que de pior tivemos no quesito neoliberalismo. Como acreditar em alguém assim? Como tecer comentários elogiosos a alguém com a postura de vida tucana? Na comparação feita entre o PT e o PSDB, talvez possa ser medida com a mesma intensidade quando de uma comparação entre Democratas e Republicanos. Qual o pior? Qual o menos danoso? Qual o menos ruim? Vendo Obama hoje, não o vejo agindo diferente de Busch no plano internacional. A diferença, se existe é que ele faz igual, mas esconde isso e quer parecer diferente. O PT não faz a mesma coisa? Sou da opinião que Pedro Tobias não difere nada da atuação de uma Estela Almagro, por exemplo. Você vê? Um aqui outro lá, mas práticas idênticas. Semelhança no trato com a bola.

Em tempo: A Carta Capital só chega aqui na segunda. Vou comprar. Alguém aí não tem o texto publicado na íntegra.

do seu amigo aqui nas barrancas do estado de São Paulo, Paulo Lima

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS E CARAS:

A amiga Cristina Camargo respondeu dessa forma pelo facebook:

"Crítica registrada, Henrique. E sem abalar a amizade. Como não acredito em santos nem no diabo, fico tranquila para mostrar as diversas faces das pessoas - políticos tucanos incluídos".

No mesmo espaço respondi dessa forma:

"Cristina - Eu sei que sou um escrevinhador que não consigo esconder o meu lado esquerdista, hoje bem menos petista, mas cada vez mais anti-tucanista. Daí, esse meu jeito, que você compreende. É que Pedro, para mim, é um lobo na pele de cordeiro".

E tenho dito.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique, como sempre digo, você é o Cara!... Este Deputado, office boy do Alckiminn, não vale o arroz que come. Voce disse muito bem: é o fura fila do SUS, pois vive mandado os seus penduricalhos buscar encaminhamento medico, nos órgãos públicos, para os pacientes que o procuram na calada da noite. É um traíra e oportunista. A melhor coisa que poderia acontecer era este cara desaparecer e voltar para o Libano e se explodir abraçado com um homem bomba.
ADEMAR ALEIXO