terça-feira, 7 de maio de 2013

CENA BAURUENSE (107)

POR QUE O RICO CONSEGUE FÁCIL E O POBRE NEM PODAR PODE? – INSENSIBILIDADE COM AS ÁRVORES

Ouço regularmente um programa de rádio na AM Band News carioca, com Ricardo Boechat, bom de comentários, sempre na defesa dos que dela necessitam. Alguém a dignificar o rádio (temos também uma Band News em Bauru, mas só porcariada no ar). Dias desses o escuto realmente bravo com morador de um prédio de luxo na orla carioca, na figura de um desembargador. Esse tendo algumas árvores defronte suas janelas e os impedindo de ter vista privilegiada do mar, consegue junto à Prefeitura do Rio o privilégio de passarem por cima da lei e ter as mesmas não podadas, mas cortadas. Simplesmente suprimiram as arvores porque um desembargador assim quis. A grita foi brava, mas o estrago já estava feito. Quem faz isso com meras e frondosas, tão necessárias arvores, o que não fará com o resto das coisas no seu dia a dia.

Esse negócio de árvore cortada de forma irregular em lugar onde moram os mais abastados não é privilégio somente da cidade do Rio de Janeiro. Algo de igual teor acaba de acontecer aqui em Bauru. Recebo a denúncia vinda do amigo J. Schubert, que a lendo na internet, divulga e a reproduzo aqui com o devido destaque. Veja a mensagem cheia de muita revolta, pura indignação: “RUA ANTÔNIO XAVIER DE MENDONÇA, QUADRA 8, EM FRENTE AO MURO DO CAMPO DE FUTEBOL DA FOB USP. ESSAS ÁRVORES ERAM LINDAS, GIGANTESCAS, QUANDO ELES DEMOLIRAM AS CASAS PRÁ CONSTRUIR ESSE PRÉDIO, ELES CORTARAM DUAS NA RUA AO LADO E IAM CORTAR ESTAS TAMBÉM. DENUNCIAMOS, ELES DEVEM TER RECEBIDO NOTIFICAÇÃO E DEIXARAM QUIETO. AGORA NO FIM DA CONSTRUÇÃO, BEM QUIETINHOS, NUM DOMINGÃO (ONTEM, 05/05) BEM CEDINHO, VIERAM 3 OU 4 CORTADORES, DESSES PROFISSIONAIS E...CORTARAM AS DUAS, FIZERAM LENHA PRÁ LEVAR EMBORA O QUE É BOM E DEIXAR A FOLHAGEM PRÁ PREFEITURA VIR CATAR... O MAIS INTERESSANTE É QUE AS DUAS ESTAVAM BEM EM FRENTE A PAREDÕES DO PRÉDIO, NÃO IAM ATRAPALHAR EM NADA, NÃO VAI SER NEM ENTRADA NEM SAÍDA NESSE LUGAR ONDE ELAS ESTAVAM, EXISTE SIM UM PAREDÃO BEM ALTO. QUE TENHAMOS NOTÍCIA AS DUAS ÁRVORES ERAM SAUDÁVEIS... VEJA NA FOTO DELAS DUAS DO ANO (2012) PASSADO. VEJA TAMBÉM QUE A CONSTRUTORA FECHOU AS DUAS COVAS DESSAS ÁRVORES, OLHE NA FOTO DELAS AINDA INTEIRAS, OBSERVE NA CALÇADA, ELES FECHARAM A ENTRADA DE ÁGUA DA CHUVA, CARACTERIZANDO UMA TENTATIVA IDIOTA DE QUERER MATAR AS DUAS POR FALTA D'ÁGUA... A CONSTRUTORA É A DINÂMICA...”.

Daí eu encerro daqui com a mesma pergunta que o Boechat fez pelo ar: Por que para o pobre mortal o corte ou poda de árvores possui imensa burocracia (todas justificáveis e plausíveis) e para os mais abastados parece que o caminho das pedras é sempre mais curto? Qual a linguagem que o serviço de fiscalização da Prefeitura, da Semma - Secretaria Municipal de Meio Ambiente utiliza nesses casos? Existiu de fato a notificação? Existiu autorização? Quem executou o corte, foi a Dinâmica Construtora ? Alguém aí do serviço municipal de fiscalização poderia nos mostrar tim tim por tim tim como se sucedeu o tal corte e quais as providências pós corte tomadas? Se fazem isso com meras e indefesas arvores, imagine com o resto. Aguardemos... Por fim, J. Schubert me repassa algo mais retirado por ele do facebook: “SABE, DEPOIS QUE CORTAM DE QUE ADIANTA RECLAMAR? A DÚVIDA É, PORQUE OS CARAS QUE CORTAM SÓ TRABALHAM NESSAS PODAS RADICAIS AOS DOMINGOS E FERIADOS E SEMPRE DE MANHÃ? NÃO SERÁ PORQUE DE MANHÃ E AOS DOMINGOS A MAIORIA DAS PESSOAS ESTÁ DORMINDO E NEM PODERÃO ACIONAR A POLICIA OU TAMBÉM PORQUE AS REPARTIÇÕES ESTÃO FECHADAS E SÓ PODERÃO RECLAMAR NO PRÓXIMO DIA ÚTIL?”.

11 comentários:

Anônimo disse...

PORQUE O RICO TEM DINHEIRO E O POBRE NÃO TEM.
O SR NÃO SABIA DISSO?
DANIEL PROENÇA

Anônimo disse...

e ói que muita gente por aqui já namorou embaixo destas árvores.... menos locais para os casais assanhadinhos... uma pena que se faça este (des)matamento descarado.

Anônimo disse...

Henrique

Tenho uma história para te contar.
No Gasparini, na rua atrás da escola estadual a rua estava tomada por galhos quase que entrelaçando-se, dificultando a passagem de dois carros altos ao mesmo tempo. Naquela quadra passam ônibus e dois ao mesmo tempo, algo impossível. Via muitos deles subir nas calçadas e fomos reclamar na Prefeitura. Queríamos nós mesmos, os moradores podar alguns galhos, com a ajuda da escola. Impediram a gente de fazer isso e disseram que a multa era alta. Não fizemos e a poda demorou mais de três meses. Não houve nenhum tipo de acordo com o pessoal da fiscalização. São irredutíveis na decisão dos procedimentos, que deveriam ser seguidos rigorosamente.

Quando leio algo como o que o sr publicou, me bate um tic tac dentro de mim. Será que esse pessoal desse prédio tomaram todas as medidas que nós aqui do bairro tomamos. Pelo que vejo pelas fotos as arvores deles eram tão frondosas como as nossas.

Nesse caso aí não tem como eles fugirem de explicações, as fotos antes e durante o corte não deixam dúvidas. Queria muito ver a resposta deles para entender um pouco mais de quem pode e não pode cortar arvores em Bauru. Publique aqui o que eles derem de resposta, se o fizerem.

Donizete

Anônimo disse...

Henrique

Use a música aí do seu escrito do dia anterior. Tudo é culpa da ALTA SOCIEDADE. Ela faz e acontece porque tem grana na conta bancária. São eles que fecham fábricas aqui e terceiriza mão de obra quase escrava em lugares como Bangladesch. São elas que questionam os fiscais com um: Sabe com quem está falando? São elas que cortam, sempre escondidinho, na calada da noite e depois se fingem de mortos. No final tudo acaba dando certo para eles. Até quando fazem e acontecem, como no caso dos oficiais de justiça presos, ninguém divulga os seus nomes. Imagina se fossem uns simples funcionários, uns zés manés?

É a ALTA SOCIEDADE, seu Henrique.

Leandro Joaquim, em greve unespiana

Anônimo disse...

A SEMMA RESPONDE OU NÃO RESPONDE?

A PREFEITURA SABIA OU NÃO DESSES CORTES EM PLENO DOMINGO E FEITOS POR PARTICULARES?

FOI GENTE DA SEMMA QUEM FEZ OS CORTES?

QUEM AUTORIZOU ISSO?

ISSO VAI FICAR POR ISSO MESMO?

ESSE O JEITO DOS NOBRES RESOLVEREM SEUS PROBLEMAS?

ALGUÉM VAI NOS DAR ALGUMA EXPLICAÇÃO?

BAGUNÇADA A COISA NÃO?

VAMOS ESPERAR ATE QUANDO?

Roseli e Junior

Anônimo disse...

BOM DIA!, os caras da construtora fizeram a maior faxina, quem passa por lá nem percebe mais que haviam duas árvores... vão tampar os buracos, cimentar e vai ficar por isso mesmo. Incrível a rapidez prá limparem todo o lugar onde elas estavam e ficou aque sujeira e monte de lenha, não existe vestígios mais.

O Pensador

Anônimo disse...


Um vizinho, o ZEZO, casa ao lado e que teve inúmeros problemas durante essa construção, o ZEZO me disse que tudo indica não ter AUTORIZAÇÃO, que ele perguntou pros "jardineiros" e os caras não souberam dizer...

Lá na cidade, em frente a BENÊF PORTUGUESA, na RIO BRANCO, cortaram duas enormes que ficavam na esquina, no ponto de táxia e tb ficou o dito pelo não dito... esses caras da SEMMA usam de dois pesos e duas medidas, com toda a certeza do mundo..Os motoristas do ponto ficaram PUTOS da vida pois as árvores davam sombra prá eles e foram cortadas por capricho da dona da casa e o pior, a casa foi DEMOLIDA...

O Pensador





Anônimo disse...

Eu pedi prá cortar um chapéu de sol em frente a minha casa do outro lado da rua, árvore cheia de pragas, abrigo de morcegos, que vem a noite se alimentar e cagam por todas as paredes e portões e o pior de tudo é que a casa é abandonada, dfe herdeiros e está desocupada faz uns 12 anos... a SEMMA veio e NÃO autorizou o corte... DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.Um abraço meu amigo, um bom dia.
O Pensador

Anônimo disse...

CORTARAM COM AUTORIZAÇÃO OU SEM AUTORIZAÇÃO????????????
NÃO VAI SER FÁCIL ACEITAR ISSO QUE FIZERAM


ATÉ DOMINGO DIA 5/5/2013 POR VOLTA DAS 7 HORAS DA MANHÃ
ELAS AINDA ESTAVAM NESSE LUGAR...
APESAR DE TEREM FECHADO COM CIMENTO A ENTRADA DE ÁGUA LÁ NO CHÃO


NO DOMINGO DEPOIS DAS 7 HORAS,
VIERAM CORTAR AS DUAS E O LUGAR FICOU ASSIM,
SÓ OS DOIS BURACOS DELAS NA CALÇADA


DAQUELAS DUAS ÁRVORES GIGANTESCAS COM MAIS DE 40 ANOS CADA UMA O QUE RESTOU FOI ISSO...
LENHA PRÁ PIZZARIAS!


A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DEU AUTORIZAÇÃO PARA ESSES CORTES?
QUAL A JUSTIFICATIVA, QUAL O PARECER TÉCNICO?

ESTAMOS DE OLHO!

O PENSADOR

Anônimo disse...

HENRIQUE

NADA ATÉ AGORA?
Quando não dão oficialmente autorização mandam cortar aos domingos ou feriados e depois os caras cimentam as calçadas... é uma jogada só que eles não esperavam que agora o povo está unido, fotografa quando vê e divulgamos tudo na net e mandamos pros jornais (os jornais tb não se pronunciaram)
vc mandou e-mail prá SEMMA e nem prá vc eles responderam então, quem cala...

Vergonha, né. Vai insistir ou desistir de ver uma justificativa deles?

Paulão, amigo seu da Prefeitura, que vê tudo, mas conta pouco.

Anônimo disse...

MEUS CARO

cadê o ambientalista?

cade?

André Ramos