quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

DICAS (116)


VICIEI NO “CANAL BRASIL”, NÃO QUERO LARGAR E AINDA INDICO
Começo o ano com o espírito de querer ficar dando dicas do que tenho descoberto de interessante na TV. Sempre fui um reclamão da programação das TVs, mas dessa vez tenho assistido cada vez mais um canal, o CANAL BRASIL (http://canalbrasil.globo.com/). Fui descobrindo aos poucos, programa por programa e de um acabei assistindo a outro e hoje estou meio que envolvido com o que vejo e se bobear permaneço horas ali diante da TV, em detrimento de tantas outras coisas. É até inecreditável, mas é a verdade, o Canal Brasil com tudo o que tem de bom é administrado pelas indefectíveis Organizações Globo e possuem até um link para os seus Princípios Editoriais (http://canaisglobosat.globo.com/principios-editoriais/), sendo o mesmo encerrado com um lacônico “o jornalismo que praticamos seguirá sempre esse postulado” (sic). Fico de boca aberta, mas tenho que admitir, o que vale para o Canal Brasil não vale lá muito para a TV Globo canal aberto. Aqui na sequência você pode conferir clicando no link toda a programação, inclusive a que já saiu do ar, por ordem alfabética: http://canalbrasil.globo.com/programas/.


uando descobri alguns deles babei na fronha. O “Abusando” com o André Abujamra acontece toda terça às 0h00. “Álbum de Retratos” é a história de alguém através dos seus retratos. A história da “Boca do Lixro” paulistana é recontada em detalhes. O falecido jogador Sócrates teve um programa lindão, o “Brasil + Brasileiro”. Leona Cavalli apresenta os filmes cults brasileiros em “Brasil Cult”, terça e sexta às 4h00. Uma cantora do presente apresentando uma cantora do passado em “Cantoras do Brasil”. O “Cine Mix Brasil” é a oportunidade de assistir filmes brasileiros que você nunca verá em outro canal de TV. A travesti Rogéria apresenta o “Com Frescura”, às quartas às 0h00, lindo, sua cara. Verdadeiros saraus em “Compositores Unidos”, aos sábados 21h30. Filmes do “Cone Sul”, aos domingos 0h00. “Curta na Tela”, de segunda a sexta, 21h00. O programa de entrevistas do Lázaro Ramos chama-se “Espelho”, toda segunda 21h30. O “Estúdio 66” é a casa do músico Zé Nogueira e seus convidados, segunda 18h45. Orlando Morais leva gente para sua casa em Paris no “Lá” e a música rola solta de lá para cá, domingo 21h30. “Música Portuguesa Brasileira” acontece às quartas às 18h45. Experimente ver o “Bagulho é Doido” do Mv Bill. “O Som do Vinil”, “O Vigilante Rodoviário”, “Olho Nu”, “Por que a gente é Assim”, “Sangue Latino” do jornalista Eric Nepomucemo é imperdível, com gente da América Latina no ar.

É uma incansável e interminável lista, com uma coisa melhor e mais saborosa que a outra. Vi, gostei, indico e confesso, viciei. Para mim, desde que conheci esse universo de brasilidade não existe mais momentos livres em minha vida. Qualquer tempinho livre, lá estou eu saboreando algum programa ainda não assistido, na maioria das vezes via internet. Hoje mesmo, com um tempão de chuva lá fora, mundo meio que desplugado, primeiro dia do ano, feriado institucionalizado, os meus dormindo após a comilança do almoço, fico sozinho diante da telinha e não quero saber de facebook, nem de um livro, adentro o Canal Brasil e chego ao ORGASMO TOTAL. Nesse exato momento revejo o VAMPIRO CARIOCA, obra mais que libertária do Fausto Fawcett e o escolhido foi BARALHOS E MUTRETAS SE MISTURAM: http://canalbrasil.globo.com/programas/vampiro-carioca/videos/2132048.html. Gostaram? Cuidado, isso vicia...

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Bom ano novo para ti e aos seus.
Eu também gosto muito do Canal Brasil, mas não sabia dessa vinculação dele com a TV Globo. Verdade? Nem parece ser cria dela.

Pouco antes da virada do ano assisti uma dessas séries com uma cara amalucado lá do Recife que circula com uma kombi e a enconsta em alguns lugares e dali nasce um show, na Kombi. O que vi foi com o Lula Queiroga, muito bom. Recomendo as séries do Canal Brasil, pois fogem da mesmice.

Boa dica para esses dias quando estamos meio malemolentes.

Aurora

Anônimo disse...

Fui conferir esse seu, pesadinho, hem!
Mas tem outros muitos bons, principalmente os de música brasileira.
Alvarenga