quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

UM LUGAR POR AÍ (46)


SÓ MESMO NO MARANHÃO... IMPOSSÍVEL NO ESTADO MAIS RICO DA FEDERAÇÃO
Não sei porque cargas d’água me deu uma vontade danada da conta de escrevinhar algo sobre a família Sarney, uma que hoje toma conta do Maranhão. Não pensem vocês que sempre foi assim. Foi não. Sarney, o patriarca foi quem começou tudo. Herdou umas coisas lá do avô e pai, mas teve tudo facilitado quando descobriu que com o uso desmedido das facilitações políticas ele podia ir estendendo os seus tentáculos e tomar conta de tudo o que se referia ao Maranhão. Benza-me deus, ainda bem que o Maranhão é lá longe e nada disso é possível aqui na nossa região. Paulista não deixaria isso acontecer. Ou deixaria? Bom, deixa para lá, até as pedras do reino mineral sabem que numa cidade não tão distante teve um alcaide que foi reeleito por duas vezes e como não podia mais concorrer, fez um divórcio de mentirinha com a digníssima só para ela ser a eleita e tudo continuar em família. Dizem que foi caso isolado. É detestável esse negócio, como lá no Maranhão, de tudo só ser possível entre o pessoal da família Sarney e nadica fora dela. Coisa mais feia, antiética, antidemocrática e feita só por gente que não tem noção nenhuma do que venha a ser a tal da troca regular de poder. Quando a reeleição ocorre entre gente do mesmo partido, como no caso do PT no Brasil, onde ano que vem pode ocorrer a quarta eleição, chegando a 16 anos no poder e com o estado de São Paulo onde o PSDB já está há mais de 20 anos, isso é mais do que condenável, mas imagina lá no Maranhão onde as trocas são feitas e na maioria das vezes é gente da própria família que assume.

Lá os Sarney foram chegando de mansinho, assim como não quer nada, ocupando os espaços vazios e quando se deram conta já dominavam tudo e aí era tarde para reações. O velho Sarney foi eleito para uma coisinha boba, depois outra e mais outra, depois passou para o filho, que fez a mesma coisa e para a filha, que hoje já é governadora não sei se pela segunda ou terceira vez. Um perigo isso. Primeiro foi ele, depois a filha, depois o filho, depois o genro, a nora, o enteado, o sobrinho e tudo só fica entre eles. Dizem que até outros cargos importantes lá no distante Maranhão são ocupados por gente da clã Sarney. Vocês não podem imaginar o que ocorre quando outros postos importantes de um estado fica tudo restrito a membros da mesma família. É a mesma coisa, por exemplo, que a Presidência da República ser ocupada por um Sarney e a do Senado e Câmara dos Deputados também por outro da mesma família. Mas se um é pago para investigar o outro, ficar acompanhando o serviço do outro, vendo se tudo está sendo bem feito, como que um vai fazer isso se é tudo da mesma família? Não existe como. Só mesmo no Maranhão.

Você já pensou num cara que sempre morou no Maranhão, mas para ter facilitada a sua vida política ele se inscreve como candidato ao Senado por outro estado da federação e é eleito, mesmo todo o país sabendo que ele nunca morou lá. A ilegalidade é tão explícita que nem a Justiça se digna a punir e o tal do Sarney foi conquistando tanto poder, mas tanto poder, que mesmo todos sabendo, ninguém mais tem coragem de apresentar uma mera denúncia. Coisa mais do que feia. Dizem que lá no Maranhão o jornal da família Sarney estampa na primeira página todo santo dia com alguém da família, alguém que está no ocupando o poder. Um dia é ele abraçando o visitante ilustre, no outro é ele doando sangue, no outro entregando uma casinha, noutro dando um pontapé inicial num joguinho de bola e até lá na primeira página, o cara da família falando no lançamento de um livro. Só mesmo um jornal que é da própria família para fazer uma coisa dessa assim tão descarada e despudorada. São Paulo é uma terra mesmo abençoada e não permitiria que algo assim acontecesse em suas plagas, pois se diz por aí que paulista não é povo bobo de se deixar embromar em lorota mal ajambrada. Olha que eu estou para ver político que consiga enganar o povo dessa minha terra de São Paulo. Se vocês conhecerem alguém por aí que faça o mesmo que esses tais da família Sarney, contem para todos nós ou calem-se para sempre. Eu fico horrorizado a cada novo detalhe da tal família que hoje toma conta do Maranhão como se o Maranhão fosse deles.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem bolado
GUTO GUEDES

Anônimo disse...

Eu sei em alusão a quem voce est´pa escrevendo isso tudo.

Só posso dizer que esse tipo de GRANDE FAMÍLIA acontece em muitos lugares país afora e que aqui pertinho de Bauru tem algo assim em pleno funcionamento.

De pai para filho, de filho para afilhado, mas tudo parente. Aliás, só parente.

Alvaremga

Helena Aquino disse...

Tudo isso me enoja .....
Coronelismo ...
Exploração de dinheiro alheio, indevido ...
Família asquerosa ...

Helena Aquino