sábado, 1 de março de 2014

MEUS TEXTOS NO BOM DIA BAURU (266 e 267)


CRUELDADE DOS QUE SE JULGAM PRÍNCIPESpublicado edição de 22.02.2014
Poucos ainda fazem menção a Maquiavel quando analisam as crueldades cometidas contra a população nos dias de hoje. E elas estão muito mais presentes no dia a dia do que possa imaginar nossa vã filosofia. “Ao príncipe é desejável fazer-se amado e temido”, proclama o pensador na sua mais famosa obra, O Príncipe. O temor sempre esteve presente nas relações políticas. Sabe-se que o ideal ao príncipe é promover uma ação sempre com artimanha e sem violência. Alguns conseguem, poucos, diria, a maioria não. O príncipe deve ser clemente, religioso, piedoso, íntegro, atencioso, humano, prestativo, fiel, sempre presente, na alegria e na tristeza, mas eis aí algo meio que impossível, pois não há como negar, o ser humano é em realidade perverso, mau e cruel. Palavras de Maquiavel, a mais pura realidade. E assim sendo, querendo sempre se passar por bom, o príncipe estaria decretando sua ruína. Essa a lógica. Bondade excessiva é um problema. Alguns seguem os preceitos acima citados mesmo sem conheceram a maquiavélica teoria (sic). Mas como é que se consegue exercer a maldade sem que outros o percebam? Seguindo a concepção pessimista da natureza humana, cabe ao príncipe impor sua força mais pelo temor do que pelo amor. Ele é bom, mas sabe usar o tacão. É doce, mas pode ser muito amargo. Daí, quem teria coragem para enfrenta-lo? Vivendo nesse período conturbado de nossa história, onde grupos políticos se fortalecem na maciota, aos poucos, ocupando espaços vagos, sabendo se utilizar de artimanhas, fortalecendo-se na imposição do temor a todo custo, imperceptível para a maioria, mais preocupada com a ralação diária e algumas benesses concedidas, do que enfrentar algo que julga intransponível. Daí, querendo conservar seu poder, sempre pela força, o príncipe conserva seu poder. Esqueçam algo sobre o ser justo ou injusto, piedoso ou cruel, louvável ou vergonhoso. A questão em jogo é continuar sendo o príncipe, custe o que custar. Vale tudo nessa hora. E muitos deles atuam soberbamente entre nós.

ESCULHAMBOU GERAL NO CARNAVAL – publicado edição de 01.03.2014
Diante de seguidas distorções, onde até a Justiça suprema desse país julga por presunção (ainda bem que algo foi revisto) e sob influências de poderosos de plantão, massacres muitas vezes são consumados e os verdadeiros ladravazes desse país passam incólumes, nada melhor do que nesse período carnavalesco poder tratar tudo isso com muita criticidade, mordacidade e aquela pitada tão necessária de pimenta malagueta. É o que procura fazer em Bauru o bloco carnavalesco (farsesco e burlesco) ‘Bauru Sem Tomate é MiXto’ (com X mesmo), que no sábado de carnaval, portanto hoje, desce o calçadão principal da cidade, o da rua Batista de Carvalho, no seu horário de pico, por volta das 12h destilando de tudo um pouco, ou seja, focando nos temas mais candentes e problemáticos de uma cidade do porte de Bauru, com aproximadamente 400 mil habitantes. Tem os buracos da cidade, o rombo na Cohab, a dita corrupção na Seplan, o excesso de títulos de cidadania, o viaduto inacabado e o caso da saúde, explicitada no título da marchinha desse ano, a “Bauru, alegria sem mixaria!”. Um médico e vereador disse meses atrás, no auge da crise da saúde que, “médico não trabalha por mixaria”, daí o mote para o bloco assumir fazer parte da ala dos mixos. Na estampa da camiseta um sanduíche bauru (com pão francês, hem!) derruba a réplica da estátua da liberdade (essa em minúscula mesmo), cravada na entrada da cidade, na frente de uma loja de departamentos, como se fosse o portal de entrada da cidade, passando-lhe um sonoro “rodo”. Não deu outra e tascaram um “E quando chego,/ eu tomo um choque./ Aquela coisa verde imitando Nova Iorque./ E foi tão grande a danação,/ muitos querendo ver o treco ir pro chão”. Irreverência pura, tão necessária nos dias de hoje e tão mal aceita. Tem quem veja nas brincadeiras (todas sérias) algo não mais possível. O pessoal do bloco, dentre os quais garbosamente me incluo, praticam exatamente o contrário. Afinal, o que seria mesmo desse insano mundo sem algo nesse sentido? Antes algo assim fosse possível e espalhado como vírus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique

Que Justiça é essa que estava a provocar alta injustiça? Rever foi uma mostra de que nem tudo está devidamente perdido. Sua insinuação foi por mim captada amado guru.
Antonio Dias, seu amigo lá dos tempos bradesquianos