terça-feira, 18 de março de 2014

RETRATOS DE BAURU (153)


LÉO LIMA, EMBAIXADOR DO SAMBA E DA TURMA DOS JALECOS BRANCOS
Outro dia um grande amigo escreveu que ainda bem que o Carnaval terminou e que daqui para frente não se falaria mais nisso. Ledo engano. Eu sou daqueles que sempre continuarei reverenciando o Carnaval o ano todo, junto do samba, da MPB e da boa música, um dos meus temas preferidos nos escritos. Junto do tema vem os sambistas, alguns da melhor cepa e produzindo algo de grande envergadura. E assim sendo, por que não falaria mais deles? Não só falo, como escrevo. Esse aqui, tema dessa escrevinhação de hoje é um que tinha vontade de me alongar, num desses textos contando sua vida em detalhes, mas para começar fica só esse pequeno registro. Qualquer dia escrevo o texto longo e cheio de detalhes.

LEO LIMA é referência em dois temas na cidade. Quando está envergando uma roupa branca é porque está em atividade lá pelos lados da saúde, onde desde que me conheço por gente, o cara atua na área da enfermagem. Boa praça, sorriso franco e aberto, deve ser com essa simpatia latente que trata os semelhantes que lhe caem nas mãos. Desconheço reclamações de sua atuação, mas se houver é na outra, quando cantando, batucando ou compondo alguns dos mais conhecidos sambas que essa cidade já presenciou. O cara é fera nesse triunvirato, pois junta bem as letrinhas em poemas de boa rima, depois canta eles com igual competência, juntando isso tudo, o ritmo mais que sincopado na tal da batida perfeita. A reclamação, quando ocorre é porque o samba parou cedo, ou o lugar onde está se apresentando não cabe mais ninguém ou porque o cara deixou de ir e depois fica se lamentando por ter perdido mais um acontecimento. Sim, as apresentações do Leo são Acontecimentos. Embaixador do lugar onde mora, o Rasi, sai dali para espalhar alegria pelo restante da cidade. O Leo é um cara à moda antiga, gosta de música do tempo do onça, se deixarem andaria por aí com aquelas calças com vinco e sem tirar do cocorucho o chapéu panamá. É um estilo, o de sua vida e não haverá jeito e maneira de fazê-lo ter outro. Nesse ano, como nos anteriores esteve junto da sua Coroa Imperial lá do Geisel, que fez bonito na avenida. Seu samba, o “Entre Ícaro e a Lua, os Sonhos”, parceria com o Guto do Banjo (outra fera). Uma das coisas mais bonitas em todos os setores da atividade humana é a FIDELIDADE e Leo sempre foi uma cara fiel, ao verdadeiro samba, aos princípios de sua profissão e no quesito Carnaval à sua escola de samba. Com ele não tem qué qué qué, é dessa forma e pronto. Por isso tudo, esse Leo mora no coração de uma pá de gente nessa cidade. É que o cara é bom mesmo.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

DA MESMA PUBLICAÇÃO DO MEU FACEBOOK RECEBI ESSAS RESPOSTAS:

Rosangela Maria Barrenha Mora no meu . Este cara eh louco por alegria, hpa!
18 de março às 12:43 · Curtir · 1

Ana Bia Andrade Claudio Goya bjs
18 de março às 12:59 · Curtir

Tobias Ferreira Gomes Filho ...vamos lá então...Léo...rs
18 de março às 13:45 · Curtir · 2

José Horácio Gonçalves · 30 amigos em comum
grande ami9go
18 de março às 13:47 · Curtir · 1

Gilmara Oliveira Ele é o cara amigo de fé meu irmão camarada!!!sou sua fã!!!Léo Lima
18 de março às 14:08 · Curtir · 1

Zê Luz · Amigo de Edneia Pires e outras 7 pessoas
Bela homenagem.Sinônimos para LÉO : sorriso, alegria, samba, amizade, amor, vida. Gde bj Léo.
18 de março às 15:13 · Curtir · 1

Ana Paula Oliveira Lima · Amigo(a) de Léo Lima
Parabéns ....
18 de março às 15:39 · Curtir

Léo Lima HENRIQUE VOCÊ CONSEGUIU ME DESMORONAR.LINDO TEXTO ..PALAVRAS QUE VÃO DE ENCONTRO AO CORAÇAO...SE TRANSFORMAM EM EMOÇÃO E NÃO DÁ PRA SEGURAR AQUELA TEIMOSA GOTA QUE INSISTE EM ROLAR.....MUITO OBRIGADO MEU QUERIDO AMIGO....
18 de março às 20:50 · Curtir (desfazer) · 7

Maria Daniela Trujilho MERECE!!
18 de março às 20:52 · Curtir

Eduardo Borgo · 125 amigos em comum
Grande amigo e parceiro.
18 de março às 22:59 · Curtir · 1

Batuque-na Cozinha Unesp-Bauru Leo, HPA disse tudo. Você é um batalhador incansável do nosso samba. Parabéns pela linda homenagem, você merece.
18 de março às 23:53 · Curtir · 1

Léo Lima OBRIGADO MEU GRANDE AMIGO ULISSES.....A RECÍPROCA É VERDADEIRA.....
19 de março às 00:15 · Curtir · 1

Tobias Ferreira Gomes Filho ...esse é pedra 90.
19 de março às 18:32 · Curtir · 1

Vanderlei Lenharo · 82 amigos em comum
GRANDE BROTHER Léo Lima parceiro dos bom
há 21 horas · Curtir

Anônimo disse...

MEU QUERIDO AMIGO HENRIQUE..ME EMOCIONEI AO LER ÊSSE LINDO TEXTO.´SÃO PESSOAS COMO VOCÊ QUE ME FAZ CONTINUAR NESSE MARAVILHOSO MUNDO DO SAMBA...GENTE QUE SABE VALORIZAR O ESFÔRÇO E A DEDICAÇÃO COM QUE NÓS NOS EMPENHAMOS PARA LEVAR ALEGRIA POR ONDE PASSAMOS, ATRAVÉS DO RITMO DE UMA BÔA MUSICA. OBRIGADO..OBRIGADO, MUITO OBRIGADO MESMO.
LÉO LIMA