quarta-feira, 19 de março de 2014

CARTAS (119)


A “BRASILEIROS”, EU NELA, CAPAS E O “BASTA DE CASA GRANDE E SENZALA”
Acordo hoje cedo e ao descer para o mafuá passo na banca da Hilda, aquela defronte o verdadeiro aeroporto de Bauru. Compro uma das minhas revistas preferidas, estampando esse mês uma vistosa capa, com BARBARA GANCIA, uma jornalista que até pouco tempo, segundo ela mesmo, era conservadora, atuando com seus textos ao lado da elite. Conseguiu dar uma guinada em sua vida e hoje na capa da revista algo como o renascer de uma vida até então estragada: “BASTA DE CASA GRANDE E SENZALA”. Só por isso a revista mereceria ser lida. Tem mais. Cinco matérias especiais sobre os 50 anos do Golpe Militar que tanta infelicidade trouxe ao Brasil. Acho que todo boboca que fica apregoando algum tipo de benesse ao país pelo regime dos coturnos deveria ler matérias como essa. A revista está nas bancas e recomendo, capas ótimas, a desse mês com a Bárbara, a do mês passado com Caetano Veloso assumindo algo assim “Sou um polemista de MIOLO MOLE” e a de janeiro com uma linda foto da poeta jauense HILDA HILST, no “Pede Contato”, aos dez anos de sua morte. Textos maravilhosos dentro de algo predominante no mercado editorial brasileiro, uma pasmaceira de inequidade e superficialidade. A BRASILEIROS, como bem define o manager da publicação, o brilhante fotógrafo Hélio Campos Mello: “Nos propomos contar histórias com honestidade, hoje olhando em volta dá para dizer que isso é mania”. Para mim virou vicio ler a revista desde o nº Zero.

Para mim essa edição teve mais. Tive carta de minha lavra publicada na seção CARTAS:
“A revista é toda apetitosa, a começar pelo seu editorial. A edição de janeiro começa com uma capa divinal, a da jauense Hilda Hilst. Babo na fronha até hoje por ela. Mas a matéria "Por que os generais não imitam a rede Globo" está impagável. Rever o texto de Luiz Cláudio Cunha foi de um sabor indescritível. Ele é de um tempo que a Veja não era reacionária e a líamos com prazer. Foram as 20 páginas, talvez a matéria mais longa até agora da revista, numa leitura feita por mim de um só talagada, respiração presa. O cara é mesmo bom em escrevinhações. Juntou tudo o que tínhamos para dizer aos militares e o fez com uma primazia, dessas de arrebatar até incautos. Se possível, tragam mais textos dele. Inclusive um, retratando sua trajetória. É por textos como esses que sabemos porque a Brasileiros foi merecedora do Herzog e do Esso. Viciado eu já era, agora a dependência está me levando à loucura. Vocês são um dos oásis libertários dentro do mercado editorial brasileiro. Um baita abracito de um leitor desde o número Zero”.

Dito isso só posso indicar a todos a leitura da tal matéria sobre os militares, pois estamos às voltas com os 50 anos do golpe e nada melhor para o páis do que ver o militares capitularem para o bem deles próprios e do país num todo. A massa militar não é golpista, golpista são alguns dos seus líderes e isso precisa mudar. Primeiro o site da revista para ser saboreada com a devida pompa:www.revistabrasileiros.com.br e depois o primor do editorial da edição desse mês, algo para ser entendido, utilizado e copiado:http://www.revistabrasileiros.com.br/2014/03/17/agregar-conhecimento-ops-incluir-conhecimento/#.UymCINJdWOM. E por fim o link para o impecável texto: “POR QUE OS GENERAIS NÃO IMITAM A REDE GLOBO?”, do Luiz Cláudio Cunha:http://www.revistabrasileiros.com.br/2014/01/14/por-que-os-generais-nao-imitam-a-rede-globo/#.UymDcdJdWOM. Quem quer entender o Brasil de fato precisa ler esse texto de cabo a rabo. A BRASILEIROS é uma de nossas mais oxigenadas publicações. Recomendo a todos insistirem com seus jornaleiros para a terem nas bancas. Não perco uma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em Jaú só na banca do centro da cidade tem a Basileiros e na edição da Hilda esgotou e não li até agora. Continuo curiosa.
Leda e Francisco

Anônimo disse...

Henrique

Porque quase não se fazem mais revistas ao estilo dessa e da antiga Realidade? Por que as preferências de hoje são pelas futilidades? Vejam só a quantidade de páginas de uma revista com a Caras. Para que serve aquilo? Alguém consegue colecionar aquilo?

A sua dica é muito boa.

Aurora