sábado, 22 de março de 2014

UMA MÚSICA (105)


A MARCHA QUE ACABOU VIRANDO “BOSTA” EM BAURU

Rita Lee é minha profética cantora. Ouço muito aqui pelos lados mafuentos uma divinal música de sua lavra, a “TUDO VIRA BOSTA”. Vejam a força da letra: “O ovo frito, o caviar e o cozido/ A buchada e o cabrito/ O cinzento e o colorido/ A ditadura e o oprimido/ O prometido e o não cumprido/ E o programa do partido/ Tudo vira bosta./ O vinho branco, a cachaça/ O chopp escuro/ O herói e o dedo duro/ O grafite lá no muro/ Seu cartão e o seu seguro/ Quem cobrou ou pagou juro/ Meu passado e meu futuro/ Tudo vira bosta./ Um dia depois/ Não me vire as costas/ Salvemos nós dois/ Tudo vira bosta./ Filé mignon, champignon, Dom Perignon/ Salsichão, arroz, feijão/ Mulçumano e cristão/ A Mercedes e o Fuscão/ A patroa do patrão/ Meu salário e meu tesão/ Tudo vira bosta./ O pão-de-ló, brevidade da vovó/ O fondue e o mocotó/ Pavarotti e Xororó/ Minha éguinha pocotó/ Ninguém vai escapar do pó/ Sua boca e seu loló/ Tudo vira bosta./ Um dia depois/ Não me vire as costas/ Salvemos nós dois/ Tudo vira bosta./ Um dia depois/ Não me vire as costas/ Salvemos nós dois/ Tudo vira bosta/ A rabada, o tutú, o frango assado/ O jiló e o quiabo/ Prostituta e deputado/ A virtude e o pecado/ Esse governo e o passado/ Vai você que eu tô cansado/ Tudo vira bosta./ Um dia depois/ Não me vire as costas/ Salvemos nós dois/ Tudo vira bosta”. Assistam esse link: https://www.youtube.com/watch?v=kvJ6rsiwHDk&feature=kp

Essa tal de MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS E PELA LIBERDADE tinha tudo mesmo para virar bosta. E virou. Para começo de conversa não existe o mesmo espírito que motivou a ida para as ruas em 64. Aquela turba conservadora já não é a mesma de antanho. Hoje existem uns, mas muito desconectados e com propostas dispares. Aqui em Bauru leio hoje pela Entrelinhas do JC, que a marcada para sábado passado, remarcada para hoje, foi cancelada e o que me espanta é a citação dos seus organizadores, os “carecas”. Esse tais carecas não seriam uma reedição do Nazismo? Sim, são eles mesmos e pelo visto nem a mais frenética direita brasileira topa se associar a esses lunáticos. Essa Marcha hoje tem uma conotação das mais tristes, bem ao estilo de uma classe média, comprando a briga pelos do degrau de cima aos seus, como se fossem deles. A luta empreendida por esses até parece grandiosa quando a pessoa analisa o que está sendo discutido via internet, redes sociais, mas ela representa muito pouco dentro do universo populacional brasileiro. A grande massa brasileira não pensa e nem age com a mesma linha de pensamento e ação (ufa!).

Veja o que a jornalista, antes direitista, hoje mais arejada Barbara Gancia, da Folha SP disse à revista Brasileiros: “Hoje em dia ou você é saudosista do regime militar ou, sei lá, do Pol Pot, entende? Gente, onde estão os moderados? Há um tempo, Jair Bolsonaro era patético, mas não é mais. Até o Erasmo Dias está na voz da molecada. Alias, a juventude classe média-alta fala desses caras em a menor vergonha. Tem muita gente que sente saudade ‘daquela ordem’, como se aquilo fosse ordem. (...) Acho que muitas pessoas tem realmente medo de mudanças, sentem-se ameaçadas por essa gente que está ficando numerosa e entrando no aeroporto, no shopping center, em espaços que antes eram ‘delas’. (...) Tem muita só interessado em ‘Fora Dilma’, ‘Fora Alckmin’, ‘Fora Haddad’, uma reivindicação totalmente ridícula porque essa gente foi eleita. Tem tanta coisa pra pedir no Brasil. (...) Impossível continuar não se percebendo o outro, não perceber o tamanho da desigualdade e não se comover, não se sensibilizar. (...) No Brasil, quem tem privilégios precisa abrir mão de coisas que a gente ainda não entendeu. (...) A gente precisa abrir mão de um estilo de vida que já se foi, o estilo da casa grande e senzala. Caso contrário, isso aqui é uma democracia fajuta, de araque, uma economia que não é uma economia de mercado de verdade, mas dominada por três, quatro grandes corporações”.

Fiz questão de postar a fala da Barbara para demonstrar que nem mesmo os que antes tinham uma visão tão fechada, discriminatória, truncada, excludente o fazem por todo o tempo e instante. Havendo um pouquinho só de reflexão, de bom senso, querendo realmente construir algo de melhor para esse país, não tendo tudo como uma questão fechada, de puro ódio de classe, num certo momento a ficha irá cair. Isso aconteceu com a jornalista e hoje um dos seus slogans preferidos é esse: “BASTA DE CASA GRANDE E SENZALA”. Por isso eu sou daqueles que desmereço tudo o que possa ter de positivo nessas tais Marchas ocorrendo por esses dias. Todas são retrógradas, bestiais e não propõe nada de novo, querem a volta do velho, do arcaico, de um regime de exceção, repressão e até falta de liberdades individuais. E colocando a culpa toda numa só agremiação política, no caso o PT, estão prestando um desserviço para o país, pois na verdade, todos os partidos são iguais e o sistema político é que está mais do que falido.

Por tudo isso, fico feliz da vida quando percebo que essas marchas viraram bosta.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelo visto, a torcida do Norusca leva mais gente pra rua que a Murcha da Família.
Victor Farinelli

Anônimo disse...

LETRA DESSA MUSICA É DO MOACYR FRANCO.....


Marco Crivellari

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO MEU FACEBOOK:

Antonio Morales Parece ser uma parceria. Está no site da Rádio UOL:
Tudo Vira Bosta - Rita Lee
Composição: Moacyr Franco e Rita Lee http://www.radio.uol.com.br/...

Músicas: Ouvir música na Rádio UOL
www.radio.uol.com.br
Ouvir música. Na Rádio UOL você pode ouvir músicas dos seus artistas favoritos na hora que quiser e pode salvá-las em suas playlists.
22 de março às 12:20 · Curtir · Remover visualização

Antonio Morales https://www.youtube.com/watch?v=dZXoj_qubyE

Rita Lee - Tudo Vira Bosta
Rita Lee - Tudo Vira Bosta MTV ao Vivo
22 de março às 12:24 · Curtir · 1 · Remover visualização

Pedro Pomar Uma única ressalva, Henrique Perazzi de Aquino: o "fora Alckmin" é plenamente razoável e politicamente defensável, por vários motivos: sistema metroferroviário à beira do colapso, falta de neogicação efetiva na greve dos agentes penitenciários, e o abs...Ver mais
22 de março às 13:09 · Curtir (desfazer) · 2

Henrique Perazzi de Aquino Concordo, Pedro Pomar, mas como era texto da Gancia não alterei nada. Mas concordo contigo.
22 de março às 14:46 · Curtir

Léo Lima O CANDIDATO QUE A GENTE GOSTA...QUE A GENTE BOTA FÉ E APOSTA...QUANDO ELEITO TE VIRA A COSTA....NÃO APRESENTA NENHUMA PROPOSTA....ÊSSE É UM GRANDE BOSTA !!!!!!
há 17 horas · Curtir (desfazer) · 2

Anônimo disse...

Henrique

A patética marcha, que relembra a ação dos golpistas em 1964, está marcada para 22 de março e a âncora do SBT, que explora uma concessão pública de tevê, realmente está metida na sua convocação. Em sua página no Facebook, a nova musa de direita conclama seus seguidores: “Gente boa, sempre vou defender a família. Participe da marcha, divulgue, mostre sua defesa em favor dessa instituição criada por Deus”. E Rachel Sheherazade não é ingênua. Ela sabe que a tal marcha nada tem a ver com Deus ou a família, termos usados para enganar os mais ingênuos e tapados. Num dos sítios que convoca a manifestação ficam explícitos os seus objetivos golpistas e fascistóides.

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/03/sheherazade-convoca-marcha-da-familia.html

Dino Magnoni