domingo, 6 de abril de 2014

BAURU POR AÍ (98)


CAÍMOS, NOROESTE NA 4ª – COMO DOIS JAUENSES ME AJUDAM A SUPERAR ESSE TRISTE MOMENTO
Não me peçam para escrever nada sobre a consumação do rebaixamento do Noroeste ontem em Tupã: LUTO é a palavra exata para definir o que sinto. Escrevo hoje de um algo mais, na tentativa de me distrair e não escrever besteiras ou algo onde possa me complicar. Tentei ir além.

Certa feita fui convidado por universitários da Unesp Bauru para discutir questões relacionadas ao futebol e quando lá me declarei apaixonado não só pelo meu Noroeste, mas também por jogos variados e múltiplos pela região, a ida em campos como o do Oeste em Itápolis, o do Novorizontino, da Santacruzenze, do XV de Jaú, algo nostálgico e cheio de muito charme, alguns se mexeram nas cadeiras. No final do debate conheci alguns desses até então alunos, hoje já formados e atuando por aí. Um deles foi um jauense, TIAGO PÁTARO PAVINI, que na sua Jaú já apresenta um programa de debate esportivo via TVC. Desde então trocamos e-mails sobre o tema, ele falando do seu XV e eu do lado de cá desse Noroeste. Hoje, ambos na 4ª Divisão do Paulistão, com a diferença de que o time dele começa o campeonato agora e tem chance de subir para a 3º e o meu caiu ontem e só voltará a entrar em campo ano que vem, abril de 2005. Recebo dele dias atrás, quando ainda tínhamos algumachance esse recado por email:

“E aí meu amigo, tudo certo? Hoje o Norusca deu uma respirada no campeonato hein, tomara que escape! Estou lhe mandando esse email para conversarmos sobre um projeto. Eu e meu amigo Henrique Cézar estamos elaborando uma programa de televisão com o tema de esportes. Nele, trataríamos sobre as principais notícias dos clubes brasileiros, mas um dos nossos enfoques será o esporte local e regional. Pelo pouco que conheço você, percebo que o senhor é um exímio conhecedor e admirador do Noroeste, além, é claro, de grande torcedor haha. Gostaríamos que você compartilhasse de sua sabedoria conosco para nos auxiliar com esse programa. Podemos marcar uma reunião para conversarmos melhor? Qual seria o melhor dia para você? Aguardo a resposta! Um grande abraço!! - Tiago Pavini”. Aceitei e aguardo o que ele aprontará comigo na sequência.

Outro de Jaú, também ex-estudante de jornalismo da Unesp Bauru, hoje formado e cheio de gás é ESTEVÃO RINALDI PEREIRA, o GRAXA. Em 15/03 recebo dele um simpático email: “Olá, Henrique! Mando este e-mail com a versão finalizada de meu livro-reportagem. Gostaria de agradecer de coração pelo apoio e pelas suas informações que, com certeza, foram fundamentais para que o projeto fosse bem sucedido. A nota da banca foi 10! Caso tenha tempo, espero que leia e goste! Fiz esse livro pensando unicamente nos clubes e nas pessoas que se dedicam, sofrem, choram e riem em virtude dessa paixão que nos acompanha até o fim de nossas vidas. Um grande abraço, Estevão Rinaldi”.

Seu trabalho versou sobre times mais do que especiais na história do futebol, clubes denominados de pequenos ou intermediários do futebol paulista: XV de Jaú, Noroeste, Ferroviária de Araraquara e Juventus da Rua Javari. Encantadora e reveladora proposta. Chorei de verdade ao ler o seu trabalho de pesquisa, pois fiquei doendo de saudade de tempos idos, quando esses times tiveram administrações mais decentes, gente por detrás com amor e dedicação, jogadores que suavam a camisa por esses times, enfim, tento repassar em poucas linhas um pouco do que filtrei do seu trabalho. O trabalho se chama “Movidos a Paixão – Quatro Clubes. Quatro Lugares. Vínculos além do futebol”.

O livro do Graxa pode ser todo lido aqui:http://issuu.com/estevaoinaldi/docs/movidos_a_paix__o, com página a página sendo virada. Nas fotos mais motivos para muita nostalgia. Na de Bauru ressaltada as entrevistas com o Pavanello, o Fernando BH, Thiago Navarro e na comigo (citações nas páginas 106, 110, 115, 140, 142 e 177). Na página 177 é reproduzida uma declaração minha a demonstrar como vejo essa paixão pelo time de minha aldeia: “Sabe, eu sou movido por algumas coisas. Por idealismo e por coisas que eu gosto de fazer, e o Noroeste é uma delas. Acho que a vida da gente se torna alegre e movimentada desde que nós tenhamos lugares aos quais gostamos de ir. E o Noroeste para mim é isso. É um dos lugares onde eu me sinto bem, onde eu gosto de ir e encontrar pessoas que também têm o mesmo sentimento. Quando eu fico vários meses sem ir aos jogos eu sinto falta. Hoje, talvez, isso possa parecer besteira pra mentalidade de muitos. Podem falar: ‘Pô, o Noroeste? O cara gosta de ir lá? Tem tanta coisa mais gostosa’. Cada um tem uma opção. A vida das pessoas são construídas disso: de coisas que elas gostam de fazer e pelas quais elas têm amor e carinho ao longo do tempo. O Noroeste é uma das minhas”.

Recomendo a leitura do livro todo, mas logo no início na “Nota do Autor”, talvez uma explicação dos motivos todos desse desmedido amor e dedicação para algo bem próprio de sua aldeia, o seu time de futebol. Ele foi muito feliz nesse texto. Hoje, 06/04, com a consumação do rebaixamento do Noroeste para a 4ª Divisão, a mais baixa do futebol paulista, não quero ficar tecendo bravatas nesse rico espaço, já fiz muito disso, mas hoje estou mais do que ferido, condoído, meio dilacerado por tantos que dizem ajudar e só apunhalaram esses times todos, prefiro ficar com as reflexões que esses dois amigos jauenses me propuseram e é com elas que passarei esse triste domingo.
Obs.: Essa última ilustração, criação do Gustavo Duarte é a imagem que tenho aqui no meu  computador e ela permanecerá por aqui até o dia em que "VOLVEMOS!" de acordo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho vários amigos noroestinos, verdadeiros apaixonados pelo time da cidade de Bauru, o Esporte Clube Noroeste, que ontem chegou ao fundo do poço, rebaixado a quarta divisão do futebol paulista, um clube que cavou sua própria cova ao longo das últimas décadas. Um destes amigos me pediu para escrever algo sobre isso tudo que acontece, não sou um torcedor da maquininha vermelha, já fui quando garoto a muitos jogos do norusca, mas minha identificação maior sempre foi com o já extinto BAC e é aí onde se comete o maior erro das administrações de todos os clubes, principalmente os do interior, a identidade.

É preciso entender que o futebol é apenas uma parte de um clube e não um todo, um clube pode existir sem futebol, mas o futebol jamais pode existir sem o clube, quando se faz do futebol algo solitário se torna uma jogada efêmera. Nisso grande parte da torcida, os que realmente frequentam as arquibancadas tem também sua grande parcela de responsabilidade juntos aos dirigentes, porque como parte deste clube, muitas vezes na emoção da paixão se entregam a manipulações de massa, pensam apenas no torcer, em ver o time atuando e divisões principais, mas se esquecem do clube, o Noroeste como todos os demais não tem sido diferente, é um misto de incompetência e corrupção.

Não vem de hoje isso, mesmo décadas atrás com dirigentes bem intencionados, nunca houve um projeto ao clube Noroeste, um olhar para o futuro, tudo o que ouço de muitos torcedores é um pensamento raso, arcaico, essa coisa também de dirigente paizão do passado não funciona, futebol, clube, tudo é muito dinâmico e exige rápida interação, depois da Lei Pelé onde empresários passaram a infestar o futebol com o tudo ou nada, lavagens de dinheiro, a chance de projetos sólidos a longo prazo tornou-se algo enterrado, torcedores de paçoca adoram idolatrar os 10 anos da administração Damião Garcia, mas este foi apenas mais um a infestar o Noroeste e levá-lo a cova, enterrou as piscinas do clube, afastou associados, não investiu na parte social do clube, e mesmo no futebol o time jamais obteve algum grande destaque, nem série C do brasileiro conseguiu chegar, perto de outros do interior, um fiasco, saiu e o que deixou de legado para o Clube?? Nada, um vazio e um Conselho Deliberativo doente, incompetente e submisso as mazelas.

continua...

Anônimo disse...

É hora de gente nova chegar ao clube e deixar o futebol em segundo plano, estruturar o clube em sua parte social, trazer frequentadores para um convívio e criar novas identidades com o Clube Noroeste, ter uma academia para gerar receitas, restaurante, eventos, outras modalidades, ter uma base que revela talentos, e claro um museu para levar a história as novas gerações que se tornarão não só novos associados, mas também torcedores, a longo prazo, o clube sendo rentável, além de atrair publicidade, poderá ter um equipe competitiva dentro de sua realidade, mas agora é o momento dos antigos torcedores se acalmarem e usar mais a razão do que a emoção, esquecer o futebol e olhar o clube, pesquisar mais sobre o tema e parar com essa coisa tacanha que tudo é preciso de empresários enfiando do dinheiro no rabo do clube e relações promíscuas com conselheiros. Não adianta cobrar também do cidadão, principalmente os mais jovens, apoio ao Noroeste, pois o time também não pode se confundir com a cidade, tem que criar esse vínculo que falei, entre o cidadão e o clube.

Os clubes do interior também para se fortalecerem a longo prazo como equipes também, dependem do sucesso do movimento do Bom Senso liderado pelo jogador Paulo André, uma série de modernizações são necessárias, gestões competentes, adequação com o calendário europeu, criação de uma forte Liga Nacional com investimentos em todas as divisões, fim dos estaduais para os times grandes, sim gente, é preciso deixar essa nostalgia e paixão para evoluir o futebol, não cabe mais hoje com a exigência física que se tem, tantos jogos e competições, os estaduais tem que ser apenas para os clubes menores que buscam acesso a última divisão de uma liga nacional e assim manter as equipes em atividade o ano todo, não se trata de eurocentrismo, complexo de vira lata, nada disso, mas seguir o que é a evolução, a melhor organização, para deixarmos de tratar os clubes como meros vira-latas abandonados.

É preciso que todos entendam o que acontece, e evoluir a mente, seja torcedores como também a imprensa esportiva principalmente da cidade, vejo muito pachequismo nos comentários, mas pouco entendimento do futebol e o que se passa, críticas profundas e abertas a dirigentes então é raro, um pensar para o clube, inexiste.

Eu realmente olhando para os fatos e estilo predominante em nossos conterrâneos não acredito em mudanças, mas sempre que precisar deixarei minhas opiniões e críticas de quem sempre adorou a arte do futebol, os clubes e procura ficar antenado com o que acontece de melhor neste mundo da bola.

camarada insurgente Marcos Paulo

Mafuá do HPA disse...

ALGUMAS DAS RESPOSTAS PELO FACEBOOK - 1 :

Gilberto Truijo E A HISTORIA DO VOLANTE QUE FOI VENDIDO OU SERÁ AO GREMIO?
6 de abril às 10:58 · Curtir (desfazer) · 3

Gilberto Truijo DIRETORIA HORRIVEL.
6 de abril às 11:00 · Curtir (desfazer) · 2

Reynaldo Grillo Henrique dei uma " folheada" no livro..Depois irei ler com atencao, pois ele parece ser muito interessante. Aquele lance que voce escreveu, que na epoca boa do Noroeste ate as meninas da Eny iam ver o jogo... foi legal.
6 de abril às 11:49 · Editado · Curtir (desfazer) · 2

Reynaldo Grillo Gilberto, depois do futebolzinho mediocre que o Noroeste jogou neste campeonato, nao acredito que o volante sera vendido. Mas como tem muitos empresarios que fazem milagres, tudo pode acontecer...Alias eu nem me empolgo com isto, pois nunca sabemos realmente o valor das negociacoes feitas no clube ..E outra ..E nem o quanto o Noroeste sera beneficiado a respeito de qualquer transacao de jogador.
6 de abril às 11:16 · Editado · Curtir (desfazer) · 2

Guilherme TioGui Vai Norusca, quero ver onde consegue chegar....
Ningém pode negar que é uma escalada.
6 de abril às 11:17 · Curtir (desfazer) · 1

Fernando Beagá Henrique, ficou bom mesmo o trabalho do Estevão! Eu quem sugeri que ele o procurasse e ele ficou muito feliz com a sua contribuição -- eu tinha certeza que seria riquíssima. Grande abraço!
6 de abril às 11:46 · Curtir (desfazer) · 1

Paulo Fraga · Amigo de Gilberto Truijo e outras 37 pessoas
Fundo do poço (materia do jc). todos temos nossa parcela de culpa. Pena! Pela volta do romantismo no vermelhinho ja!!!!!!!!!!!!
6 de abril às 11:55 · Curtir · 2

Roque Ferreira O que aconteceu com o Noroeste já atingiu outros clubes do interior do Estado de larga tradição. Issi é resultado da hiper mercantilizacao do futebol. Alguns clubes que são comprados por mecenas conseguem se destacar por algum tempo. O Noroeste necessita construir um projeto de médio e longo prazos, investindo num vigoroso trabalho de formação. Este é o desafio.
6 de abril às 12:23 · Curtir (desfazer) · 2

Mafuá do HPA disse...

ALGUMAS DAS RESPOSTAS PELO FACEBOOK - 2:

Humberto Carlos Biazon achar alguem pra isso é que está dificil, quer assimir?
6 de abril às 12:24 · Curtir (desfazer) · 1

Roque Ferreira Humberto, não é achar alguém. É construir um projeto. O Noroeste tem uma diretoria que poderia assumir esta tarefa, e então buscar a participação dos torcedores.
6 de abril às 12:29 · Curtir (desfazer) · 2

Estevão Rinaldi Pereira Pô, Henrique, por coincidência eu e o Tiago acabamos de voltar da estréia do XV na quarta divisão desse ano. O resultado não foi nada animador: derrota por 2 a 0 pro União São João. Sua postagem serviu pra amenizar um pouco o desânimo desse domingão de manhã. Fico feliz por você ter gostado e por ter conseguido retratar um pouco do significado que esses times têm pra sua gente. Meus pêsames sinceros pela situação do Norusca..o futebol do interior vê mais um grande ir pro limbo. Abração (e força)!
6 de abril às 12:33 · Editado · Curtir (desfazer) · 3

Alvaro Luis Fonseca Braz · 49 amigos em comum
Para nós,Bauruenses,uma novidade...amarga e doída demais!
6 de abril às 12:37 · Curtir (desfazer) · 2

Humberto Carlos Biazon roque já to cheio de projeto, o unico que deu cderto foi Damião, agora os empresarios de bosta de bauru prefere investir no basquete, e dai?
6 de abril às 12:43 · Curtir (desfazer) · 2

Humberto Carlos Biazon mais sempre sereinorusca, mesmo que acabe que pelo jeito está no caminho
6 de abril às 12:45 · Curtir · 1

Humberto Carlos Biazon a torcida tb é outra culpada teve jogo aqui com200 pessoas, e vai lá pra vaiar
6 de abril às 12:48 · Curtir (desfazer) · 1

Humberto Carlos Biazon SEMPRESEREINORUSCA, GUARDE ESTÁ FRASE
6 de abril às 12:50 · Curtir (desfazer) · 1

Humberto Carlos Biazon ACORDA BAURU
6 de abril às 12:50 · Curtir (desfazer) · 1

Nilton Santos Estevão Rinaldi Pereira infelizmente o futebol do interior com seus tradicionais times irão se acabar...a CBF faz uma grande pressão nas federações pra se acabar com os estaduais e juntando isso mais as más administrações dos clubes fica facil para o fim.Eu me sinto como a "resistencia" junto com mais alguns cem torcedores...uma pena,nos sentimos tristes...tirando a rivalidade sadia.
6 de abril às 12:57 · Editado · Curtir (desfazer) · 3

Humberto Carlos Biazon AMO MEU NORUSCA APESAR DE TUDO
6 de abril às 12:58 · Curtir (desfazer) · 1

Holmes Rodolfo Martins È incrível como "torcedores"culpam os empresários de Bauru pela situação do Noroeste e sempre querem estabelecer um paralelo entre o basquete e o futebol e eximem os dirigentes atuais e passados de qualquer culpa.NUNCA existiu um projeto de médio ou longo prazo,NUNCA se investiu nas categorias de base,nem na chamada "Era Damião" que também não tinha projeto nenhum,só para seu filho que é empresário e colocava os jogadores dele aqui e usava o Noroeste como vitrine.O que o clube ganhou com a ida do Ralf para o Corinthians e a do Bruno César para o Santo André,Corinthians,Benfica?S.José do Rio Preto ajuda o América?Ribeirão Preto ajuda o Comercial?Sorocaba ajuda o São Bento?Araraquara ajuda a Ferroviária?È fácil criar culpados,difícil é apontar os verdadeiros culpados.
6 de abril às 13:00 · Curtir (desfazer) · 2

Holmes Rodolfo Martins E a venda do goleiro Walter e do França?Alguem mostrou os documentos da venda e da aplicação do dinheiro?Alguem sabe quanto se arrecadou com publicidade?
6 de abril às 13:02 · Curtir (desfazer) · 2

Humberto Carlos Biazon SEU COMENTARIO AMIGO TORNA A SITUAÇAÕ MAIS TRISTE AINDA POR NÃO ACEITAR O ABANDONO DO TIME QUE LEVA O NOME DE BAURU PRO MUNDO
6 de abril às 13:02 · Curtir (desfazer) · 1

Humberto Carlos Biazon NOROESTE VIROU CENÁRIO DE APROVEITADORES
6 de abril às 13:04 · Curtir (desfazer) · 2

Mafuá do HPA disse...

ALGUMAS DAS RESPOSTAS PELO FACEBOOK - 3:

Beto Grandini E todos reclamavam do "seo" Damião ... Tenho muita saudade desta época .... Éramos felizes e não sabíamos ...
6 de abril às 13:50 · Curtir (desfazer) · 3

Crá Santista · 6 amigos em comum
o duro e ver esse lixo do marilia
6 de abril às 15:30 · Curtir · 1

Donizete Campos agora na 4 divisão coloca as coisas em ondem e trz de volta os torcedores amantes do norusca pois vao ao amador os campos estão cheio com seus bairros e amando o futebol so isso valeu
6 de abril às 16:02 · Curtir · 1

Lurdinha Nascimento · 15 amigos em comum
a onde estão os críticos da época do seu Damião?????????/
6 de abril às 18:34 · Curtir · 1

Marco Antonio Reginato · 14 amigos em comum
TRISTEZA...
6 de abril às 21:08 · Curtir

Humberto Carlos Biazon valeu lurdinha, cadê?
6 de abril às 21:26 · Curtir

Humberto Carlos Biazon sem essa de amador de Bauru, termina umjogo e vai encher acara de cerva, não serve, esqueçam isso
6 de abril às 21:30 · Curtir

Edmar Donizete Silva · 19 amigos em comum
infelizmente noreste está cercado por interesseiros...que se preocupam com o proprio umbigo, deixando o clube as minguas.
6 de abril às 22:54 · Curtir

Ramos Schubert José Luiz Lamentável mas o ditado popular fala alto: quem não tem competência não se estabelece.
Ontem às 04:49 · Curtir

Anônimo disse...

O meu amigo Henrique, é sempre bom ter cada vez mais pessoas torcendo pelo nosso time! O próximo jogo no Jauzão será no dia 27, manhã de domingo! Espero contar com sua presença ao nosso lado! Vamos nos falando! Grande abraço!

Tiago Pátaro Pavini