terça-feira, 22 de abril de 2014

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (45)


PEDERNEIRAS E A CHEGADA DE QUATRO MÉDICAS CUBANAS

Dia amanhece com muita chuva pelos lados de Bauru e ao abrir meu facebook, eis uma mensagem de alento para tudo o que virá pela frente. “Que nasci logo após a guerra, mas fui criado no front, as batalhas se sucedem e é de cara com o inimigo que vou tentando a sobrevivência, sobrevivo a ataques de armas letais como a TV e outros drones carregados de coisas que ditam o mercado, despejam sobre mim manipulações midiáticas que são quase impossíveis se desvencilhar, mas estou pronto para as próximas batalhas esperando o embate final que só virá com uma revolução profunda e definitiva”, frase do pensador caipira Lázaro Carneiro. E é com ela que irei seguindo em frente pro resto do dia.

Começo meu dia de maneira inusitada e botando o carro na estrada logo cedo, 7h30, indo até Pederneiras, onde convidado por Maurício dos Passos, assessor parlamentar da Câmara Municipal daquela cidade e provedor da Santa Casa de Misericórdia, prontamente aceito ir tomar um café da manhã, onde seriam apresentadas à cidade as quatro médicas cubanas recém-chegadas à cidade, dentro do projeto Mais Médicos, parceria do Governo Federal com os municípios brasileiros, numa tentativa de tentar resolver um imbróglio antigo e meio que insolúvel, a relação entre os médicos brasileiros e o serviço público. Sem querer generalizar, mas já generalizando, até as pedras do reino mineral sabem que os médicos hoje são os maiores salários dentro das estruturas das Prefeituras municipais e nem isso os contentam, querem mais e mais. Exigem e conseguem o pagamento de horas extras, adicionais e outros quetais, além de uma flexibilidade de horário não permitido a nenhum outro servidor, ou seja, batem cartão (quando o fazem), permanecem pouco tempo diante dos pacientes e batem asas ao bel prazer. Situação mais do que insustentável. Os médicos estrangeiros vieram para chacoalhar o bambuzal da desordem mais que estabelecida.

A grita que ocorre é porque com a vinda dos estrangeiros os privilégios tendem a diminuir e até cessar, ou seja, terão que cumprir os seus horários pré-estabelecidos em contratos, deixarão de ganhar os adicionais e horas extras. O maior problema é esse, a grana que perderão com a chegada dos estrangeiros e mais um pouco, ficarão escancarados para tudo e todos a relação pouco profissional que a maioria pratica quando do exercício de suas funções junto aos órgãos públicos, principalmente no atendimento à população mais carente. Diante disso, vemos gente culta, instruída, bem esclarecida divulgando pela internet montagens bobocas com alguns problemas pontuais ocorridos com os médicos cubanos. Num universo de mais de dez mil profissionais é normal ocorrerem problemas, todos contornáveis e com soluções das mais fáceis. O que precisamos vencer é essa barreira de uma mídia que insiste em continuar metralhando um programa que o povo está adorando, pois está vendo o até então pífio atendimento ser revertido com um atendimento carinhoso, cheio de atenção, dedicação, esmero e o que mais o paciente precisa, uma conversa franca e sem pressa quando um diante do outro, o paciente e o médico. Estão dando um banho no que até então era feito e isso incomoda e muito.

Diante disso aceitei o convite e estive hoje cedo em Pederneiras junto do Maurício dos Passos num café da manhã com as quatro cubanas, todas chegando na véspera do feriado, dia 17/04 e tendo uma recepção diferenciada por parte do poder público. No final de semana foram designadas pessoas para acompanhar as médicas cubanas, apresentando-as a cidade e até algumas cidades da região. A própria Secretária Municipal de Saúde Adriana Leandrin, funcionária de carreira da Saúde Municipal fez questão de acompanha-las em muitos passeios. Uma integração perfeita e hoje uma apresentação formal para as demais autoridades, convidados e a população. A forma buscada de leva-las a um encontro matinal foi uma demonstração bem precisa da importância que o prefeito da cidade, o jovem Daniel Camargo, 32 anos dá para o fato delas quatro chegarem e a partir de alguns dias estarem integradas à sua rede de saúde municipal, hoje composta por 44 médicos. As médicas cubanas terão uma carga horária de 8 horas dia e estarão atendendo em duas das regiões mais carentes da cidade, onde existe uma maior necessidade de uma melhora no atendimento à população.

Conheci as quatro e mais que isso, conversamos sobre Cuba, Brasil, os portunhóis de ambos os lados, o Mais Médicos, expectativas no Brasil e por onde já atuaram fora o Brasil (todas as quatro na Venezuela, época de Hugo Chávez). São elas Adis Yilena Lopez González, da região de Gramma, Damiey Rojas Gutierrez, também de Gramma, Madelay Samiar Castro, de Pilar del Rio e Tania Robaina Lopez, de Havana, a capital. Muito simpáticas e prontas para atuarem junto da população. Estão no Brasil a pouco mais de um mês, acabaram de sair de um intenso curso preparatório sobre as coisas do Brasil e assim como todos os demais profissionais que vieram de fora, a Prefeitura ficará responsável pela moradia e alimentação de todas e o Governo Federal pagará os seus salários. Nessa semana e na próxima estarão fazendo novos cursos para conhecer os seus locais de trabalho, a demanda que cada um possui, terão os primeiros contatos com a clientela que terão diante de si. Por enquanto estão hospedados num hotel na cidade e em breve estarão todas morando juntas num local pago também pela Prefeitura.

O que me salta aos olhos na visita foi que a Prefeitura de Pederneiras não quer esconder as médicas, também não faz alarde sobre a vinda delas, mas as recepciona com a maior dignidade, num ato onde o prefeito esteve presente, ressaltou da importância delas estarem integradas aos problemas da cidade e darem o seu quinhão de conhecimentos para que a cidade supere seus problemas na área médica. Gostei do que presenciei, nada ostensivo, mas algo bem proposital, bem colocado e também caloroso. Não vi isso em Bauru, onde dias atrás tentamos saber o hotel onde os médicos estão hospedados, para um bate papo com eles e nem essa informação nos foi dada, talvez por excesso de zelo. O fato é que elas estão integradas a dra Jackeline, a mais antiga na região, em Agudos, sendo que depois dela mais quatro chegaram por lá, mais cinco em Bauru e agora essas quatro. Que outros mais venham e ajudem esse país a superar a grave crise institucional criada por alguns dos médicos brasileiros, que denigrem a imagem de toda uma categoria. O que o país precisa é de gente em condições de entender as mazelas desse povo com a devida atenção e se só isso já for feito com o devido cuidado e carinho, terão cumprido muito bem a missão a eles designada. Pederneiras está de parabéns pela forma como as recepcionou, fiquei encantado e só tenho elogios para essa revolução que elas vieram fazer no interior desse país tão necessitado de uma desacomodação generalizada.

Em tempo: Quero aqui ressaltar a firmeza do amigo Mauricio dos Passos, que me aparece no evento envergando uma vistosa camiseta vermelha em alusão ao Chávez (uma criação minha diga-se de passagem), num atitude de muita coragem nos dias de hoje, quando a maioria das pessoas desveste suas roupas revolucionárias e até o discurso, tudo em prol de um medo coletivo de se expor diante dos adversários. Maurício continua envergando seus símbolos, fazendo questão de mantê-los no corpo como uma espécie de outdoor ambulante, mostrando a todos de que lado se encontra. Uma valorosa e única pessoa. A revolução interna que cada um precisa fazer consigo mesmo, Maurício demonstra que a faz bem feita, ele e Lázaro Carneiro, meus exemplos de vida. Fiz também questão de ressaltar ao prefeito Daniel, que ele e Ivana Camarinha, que o antecedeu no cargo, possuem um papel crucial na história de Pederneiras, pois enterraram definitivamente um político que possui muita voz ativa junto ao atual governo estadual, mas de concreto mesmo quase nada fez por sua cidade. Não quero nem saber o partido político do atual prefeito, pois todos possuem imensos problemas, o que constato é a forma diferenciada de administrar uma cidade, diria hoje exemplar e por fazerem a cidade toda entender de uma vez por todas quem de fato faz algo por ela e quem enxuga gelo. Pederneiras é um exemplo para todos nós da região.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

RECOLHI ESSES COMENTÁRIOS DO MEU FACEBOOK:

Gilberto Truijo ALO Schubert José L R DEPOIS DESSA NOTICIA O PESSOAL DA IVANA TA ME CONQUISTANDO. ABRAÇO AMIGO.
há 21 horas · Curtir (desfazer) · 4

Silvio S. Selva muito bacana isso. Receber os hermanos com civilidade, diferente dos imbecis que os receberam com vaias e xingamentos....
há 21 horas · Curtir (desfazer) · 4

Schubert José L R QUE VENHAM PRÁ BAURU TAMBÉM QUANTOS FOREM NECESSÁRIO E QUE, OS "INSATISFEITOS" VÃO PROCURAR EMPREGO EM OUTRAS CIDADES...
há 21 horas · Curtir (desfazer) · 4

Roque Ferreira Em várias cidades do País, os médicos cubanos e outros estão sendo muito bem recebidos, e isso não é nenhum favor. e convido alguém a minha casa devo recebe-lo com carinho, atenção e respeito.
há 20 horas · Curtir (desfazer) · 4

Paul Sampaio Chediak Alves damos la bienvenida a los hermanos cubanos
Ver tradução
há 20 horas · Curtir (desfazer) · 2

Liliana Martins Os médicos cubanos são excelentes em tudo especialmente humanitários. Parabéns ao executivo e legislativo pelo apoio dos mesmos para garantir o bem estar da população!
há 20 horas · Curtir (desfazer) · 4

Ze Canella Parabens Henrique Perazzi de Aquino , pelo texto , parabéns ao prefeito , parabéns á população , parabéns as Hermanas , pois toda ajuda sempre é e deverá ser benvinda .
há 18 horas · Curtir (desfazer) · 5

Cleusa Maria Massucato · 2 amigos em comum
bem vindas !!!!! doutoras cubanas.....
há 17 horas · Curtir (desfazer) · 3

Eliza Carulo bem vindas essas mulheres que aqui chegaram e que por aqui serão felizes pois o brasileiro é receptivel quem não é sõa as pessoas ignorantes eo povo será muito bem tratado por elas porque elas não tem medo de mostrar o rosto.
há 16 horas · Curtir (desfazer) · 2

Eugenio Martins médicos brasileiro formado Bolivia Chile e Argentina quer voltar barra na burocracia .
há 15 horas · Curtir · 2

José Eduardo Avila Deus abençõe esses médicos cubanos...
há 13 horas · Curtir (desfazer) · 4

Ademar Aleixo Camilo Camilo Que elas sejam bem vindas à nossa querida Pederneiras. Parabéns ao Prefeito.
há 12 horas · Curtir (desfazer) · 3

Fatima Lucia Veraldo Veraldo parabéns..
há 12 horas · Curtir (desfazer) · 3

Helena Aquino Viva Pederneiras ..... que Deus abençoe a administração daí , a saúde daí ....
há 11 horas · Curtir (desfazer) · 3

Ivana Camarinha Querido amigo Henrique Perazzi de Aquino, estamos em clima de comemoração e otimismo, estas médicas vieram para somar com a nossa população, ajudar nossa saúde tão doente. O mais importante este mês ainda estive trabalhando no sertão de Piauí, numa cidade pequena e carente de tudo e lá estava presente o único médico da cidade, um cubano simpático e dedicado para com as pessoas. Confesso que fiquei emocionada! Aqui elas são extremamente bem vindas e recebidas com todo nosso carinho. Parabéns pelo seu texto e muito obrigada pelo livro eu adorei. Boa noite. Abraço, meu respeito e carinho.

Anônimo disse...

PARABÉNS

Maurício continua quase o mesmo, só um pouco mais pançudo, mas um sujeito batalhador e cheio de boas ideias. Nós de Pederneiras estamos muito felizes com o que ele faz à frente da Santa casa. E a cidade ficou mesmo diferente depois da Ivana, pois antes nada dava muito certo. E o Maurício com suas camisas vermelhas faz parte disso tudo.

Maria do Carmo