sábado, 14 de junho de 2014

CARTAS (124)


UMA ENTREVISTA DE LULA, A LEMBRANÇA DE TANTAS OUTRAS E UMA CARTA DE MINHA LAVRA

Sempre gostei muito de ler boas entrevistas em jornais e revistas. Acho que o gosto pelas entrevistas nasceu dos tempos d’O Pasquim, quando já aos 13 anos ia me deparando com aquelas sem cortes, feitas com um grupo ao lado dos entrevistados. Era um deleite e daquelas eu não perdia uma sequer. Devorava todas e algumas fiz questão de guardar, pois tenho alguns exemplares do Pasquim aqui e um livro da Codecri, o “As Grandes Entrevistas do Pasquim”. Daí, sempre que alguma boa entrevista sai por aí, muitas vezes compro o jornal só por causa dela. No JC dominical uma das coisas que leio em primeiro lugar é a “Entrevista da Semana” (amanhã uma que deve ser saborosa demais, com o Tião Camargo). Virou mania.

Na edição da semana retrasada a Carta Capital conseguiu juntar o jornalista Mino Carta e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo numa memorável entrevista com o ex-presidente Lula. Sabe aquele velho e bom estilo de papo entre velhos conhecidos, mas que um não deixa de perguntar aquilo que talvez mais o incomode, ou seja, algo sério, não algo feito para levantar a moral do Lula, mas para saber o posicionamento dele diante de tanta coisa à nossa volta. Eis aqui o link para quem quiser ler a refrega na íntegra: http://www.cartacapital.com.br/revista/802/lula-em-campanha-3387.html (O ex-presidente fala de Copa, manifestações, PT, eleições, mídia, reformas, etc, etc). Quem tiver a predisposição de ler desarmado, ou seja, desabrido daquele rancor que acomete parcela dos brasileiros, encontrará um apetitoso diálogo. Foi o que fiz e não me segurei nas calças, enviei missiva para meu amigo Mino Carta e o texto sai publicado na edição que chega às bancas hoje, de número 804, em sua página 10:

"LULA EM CAMPANHA - Lula é Lula, Dilma é Dilma. Qualquer bate papo com Lula deve ser algo instigante, provocativo e hipnotizante. Ele possui esse poder. Acredito que, quando diante dele, ele nos dobra, sempre. Gosto muito de todas as suas entrevistas, essa em especial, na medida certa. Quando analisado sem o ódio vigente, o rescaldo do que os governos petistas produziram é um país que não está mais com o pires na mão, respeitado mundo afora, mais soberano e com aquela novidade, olhos voltados para a questão social (faltou algo, mas...). Esse “esforço muito grande para destravar esse país” ás vezes foi marcado pela insensatez. Mas é claro que com Lula e Dilma deu-se a nossa guinada para um país mais liberto. Trata-se de uma operação inconclusa e com gente louca para retroceder. Nessa queda de braço, mesmo vendo o PT com atitudes tão próximas dos demais partidos, o algo diferente persiste e resiste. HPA”.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS EXTARÍDOS DO FACEBOOK:

Lea Mattosinho Aymore · 20 amigos em comum
que legal vc resgatar as Grandes entrevistas do Pasquim, elas eram sensacionais msm!
há 18 horas · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves desculpe discordar Henrique Perazzi de Aquino, mas hoje em dia, o Lula só tá hipnotizando cobras najas do Partido Progressista do senhor Maluf. E na verdade, os caras do PP fingem, para serem educados com ele. Tão lá só pela grana mesmo.
há 18 horas · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves seu sonho acabou ... esse mundo não existe mais. Eles são outras pessoas agora ... e uma hora dessas você vai ter que conseguir enxergar caro amigo.
há 18 horas · Editado · Curtir · 1

Aparecido Carlos Leandro · 3 amigos em comum
Li muito o Pasquim, não me esqueço nunca daquela capa do Maluf sendo estuprado, por que ele candidato a Presidente dos generais, foi a Minas e la thaviam estuprado uma mulher e a matado, ai o idiota falou: - Estupra, mas não mata, e o Pasquim colocou ele na capa, sendo estuprado e falando no balão- Estupra mas não mata........hahahaha, a policia saiu nas ruas para recolher esta edição do jornal, foi hilário demais......hahahahaha, até hoje eu conto esta estória e divirto as pessoas com esta lembrança......
há 18 horas · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Paul Sampaio Chediak Alves, meu sonho não acabou. Se não percebeu falei da entrevista, não de admiração pessoal (que ainda mantenho, mas não é o tema do texto) com o entrevistado. Isso te perturbou por algum motivo? Sim, não enxergo muito bem, mas acredito seja por causa da diabetes. Entrevistas me fascinam, essa uma delas. As cobras najas, mesmo com o que fizeram, ainda continuam no crédito e quando comparadas com o que está vindo por aí, ainda os melhores. De Maluf, hilário a lembrança caro Aparecido Carlos Leandro, o Pasquim fazia isso com maestria. Lea Mattosinho Aymore, ninguém mais faz entrevistas como eles. Hoje as entrevistadores são sem sal nem açucar.
há 16 horas · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves mas é um Lord até pra bater na gente, esse nosso querido Henrique Perazzi de Aquino ... rsrrss ... desculpa a provocação costumeira. Era só pra testar se a diplomacia tava em dia. Realmente saí totalmente do tema, e peguei só a linha que me interessava pra te provocar ... kkk
há 14 horas · Descurtir · 1