quarta-feira, 10 de setembro de 2014

BEIRA DE ESTRADA (39)


BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS DO LADO B DE BAURU (10)*
* Esse texto está saindo publicado na edição nº 15 da revista/jornal mensal METRÓPOLE NEWS (dos amigos Borika Hegyessy e Vinicius Burda), Setembro 2014, espalhada pela cidade toda, com distribuição gratuita e toda colorida.


TATIANA CALMON É UMA MULHER PRA LÁ DE RESISTENTE, AROEIRA PURA
Gosto demais das meninas (meninos também) nem um pouco sérios. O mundo já é sério demais da conta para levarmos tudo ao pé da letra. Um produto em falta hoje em dia é a irreverência, a ousadia e a descontração, ou seja precisamos ser mais desbocados, descolados e desvalidos. Daí, quando me deparo com alguém reunindo um bocadinho disso tudo caio logo de amores e me derreto todo. Esse é o caso da amiga de todas as horas, a TATIANA CALMON. Vocês não a conhecem? Nunca ouviram falar? Não sabem o que estão perdendo. Conto só um bocadinho nas linhas seguintes, pra todos ficarem com muita água na boca.

Para aqueles que apregoam que só escrevo de machos (eu alterno, mês homem, mês mulher), aqui vai uma pra lavar a alma de todos nós. Tatiana Calmon é uma mulher de responsa, daquelas que a gente conhece é quer logo ser amigo e ficar tricotando, fazendo confidências, confabulando até gastar a língua. Tem um jeitão de vidente, daquelas que lêem a mão da gente e acertam na mosca os motivos de nossas dores. É que essa moça é de luta e vive o dia-a-dia dentro de um lar diferenciado, ao lado do grande Roque Ferreira, seu esposo. Ambos se completam, uma na sua calma e fleuma, com um excessivo comedimento (até certo ponto) e ela, na sua impaciência e agitação. Não sei se devo dizer na sua apresentação ser ela a esposa do Roque ou o contrário, o Roque ser esposo dela. Ambos fervem essa cidade, além do abafado pelo fato de estarmos localizados no meio do sertão paulista.

Quem conhece o passado dessa moça, sabe muito bem como ela desandou nisso que é hoje, tudo por um simples e único motivo, o fato de ser filha do grande Fred Calmon, figura marcante na cidade, passando muito da personalidade envolvente dos aprontamentos que o pai proporcionou a essa cidade épocas atrás. Dia desses um amigo em comum, meu e dela, escreveu algo que transcrevo aqui: "Tatiana é companheira do amigo e camarada Roque, sindicalista ferroviário, Tatiana é um exemplo de revolucionária no ocidente, mais precisamente em minha cidade, uma mulher belíssima, com um vasto conhecimento e o melhor, atitude, sabe ser diferente e vai pro pau quando precisa, ela sabe que todos os problemas nascem de uma única raiz e por isso tem uma luta mais ampla, objetiva e puramente libertadora, revolucionária, Tatiana nunca ficou presa num sectário discurso "pseudo-feminista", pois sabe que toda emancipação passa pelo foco revolucionário e também jamais se incomodaria se alguém a chamasse de gostosa". Tatiana é isso e muito mais, corajosa como poucas, sem medo de ser feliz, como deveriam ser todos os seres viventes.

Eu tenho muitas histórias ao lado dela e uma das últimas é que sem sua presença o bloco farsesco burlesco e nas horas vagas também carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é MiXto (com X mesmo) não existiria. É dessas que chega e dá alma às aprontações todas que tínhamos em mente. Chega e abafa, ou melhor, “Abala Bauru!”. Amigos a gente conta nos dedos, nos de uma só mão, dizem muitos. É cada vez mais difícil confiar nas pessoas diante do mundo atual. O negócio hoje é um "salve-se quem puder" ou até um "antes só que mal acompanhado". Outra amiga apregoa que "boi preto anda com boi preto". A amizade com Tatiana é mais nessa linha, pois quem pensa e age na mesma linha de pensamento acaba seguindo pela mesma trilha. E pensando assim é impossível não ser amigo dessa incansável batalhadora. Ser amigo dela é um privilégio, ser convidado para sua festança de aniversário, mais ainda. E indo à sua casa, além da comidinha de primeira, o privilégio de ouvi-la cantando.São tantas emoções.

A gaja atua durante o horário comercial nas hostes do Sindicato dos Ferroviários de Bauru e depois disso ninguém mais sabe do seu paradeiro, pois é um tal de Jantar Comunitário pra cá, aulas de Karatê pra lá, buscar e levar filhotes em lugares incertos e não sabidos, diversos eventos culinários, passeios múltiplos com a mãe, acompanhentos básicos ao lado do marido, visitas acertadas na última hora e daí só mesmo um maluco consegue acompanhar a agenda de tão espevitada pessoa. No mais, afirmo com todas as letras que conheço e também com as desconhecidas, Tatiana é uma das pessoas mais “movimentadas” desse torrão. Ela é mais Bauru do que possa imaginar nossa vã consciência (não seria filosofia?). Daí ela ser essa imensa pessoa, um ser humano que saiu diferente dos demais, devido a algo que o Fredão deve ter feito além da conta lá no passado quando de sua formatação. Deu no que deu.
Obs.: Os errinhos, como sempre, são de minha lavra e risco.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FRACEBOOK:

Helena Aquino lindonaaaaa....onde saiu essa reportagem ?
Ontem às 15:12 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino A revista sai topdo mês e aqui em casa tem números antigos para vc ver. Essa edição só sai da gráfica entre amanhã e esexta, mas já estou fazendo carnaval com a Tati desde já.
Ontem às 15:19 · Curtir · 1

Helena Aquino ahhhhhh que delícia ......
Ontem às 15:23 · Curtir

Tatiana Calmon ai ai ai num adianta puxar meu saco, Henrique, devolve meus tapues rs
Ontem às 15:45 · Editado · Descurtir · 4

Mariza Basso Formas Animadas Essa é figura! Merecido post Henrique Perazzi de Aquino
Ontem às 15:36 · Curtir · 4

Henrique Perazzi de Aquino Tati, só devolvo quando vc conseguir escrever o nome do que quer de volta certo. De que se trata mesmo?
Ontem às 15:45 · Curtir · 3

Tatiana Calmon tapués, oras rs
Ontem às 15:46 · Descurtir · 2

Gislaine Nilson Amigo Henrique Perazzi de Aquino valeu a homenagem é justa mesmo.Parabéns Tatiana Calmon SUCESSO
Ontem às 15:50 · Descurtir · 2

Ademir Elias Homenagem mais que merecida, grande Tatiana
Ontem às 15:59 · Descurtir · 3

Vana Goulart · Amigo de Miranda JC e 1 outra pessoa
Que orgulho ser amiga da Tati!
Ontem às 16:13 · Descurtir · 3

Oscar Fernandes da Cunha Parabéns, grande companheira.
Ontem às 16:15 · Descurtir · 4

Cristiane Sacardo Merli "... tão espevitada pessoa", adorei!
Ontem às 16:40 · Descurtir · 5

Maria Aparecida Florencio · 10 amigos em comum
GRANDE PESSOA
Ontem às 16:41 · Curtir · 3

Rosangela Maria Barrenha A mulher que mais amo e admiro na vida...
Ontem às 17:42 · Descurtir · 3

Meiri S Brito minina bunira
Ontem às 17:56 · Curtir · 3

Alberto Pereira Eu já comi o rabo e o feijão dela...
mas não gosto muito... ela é muito Roqueira!!
Ontem às 18:01 · Descurtir · 4

Marcia Nuriah Figura!!!!
Ver tradução
Ontem às 18:02 · Descurtir · 2

Cristina Camargo É uma agregadora. Quando a gente percebe, já ficou íntima dela.
Ontem às 18:28 · Descurtir · 5

Cida Conca Poderosa!!!!!
Ontem às 18:30 · Curtir · 2

Tatiana Calmon o Alberto Pereira, rabo do feijao rs
Ontem às 19:09 · Descurtir · 2

Claudia Pinto corajosa, poderosa, uma querida!! sensibilidade pura...
Ontem às 19:34 · Descurtir · 5

Kizahy Baracat Nao pode devolver tapuer vazio.
há 21 horas · Descurtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino Kizahy Baracat, esse tapos não sei o que aí não existem. É invencionice despirocada dela. Ela quer surrupiar os tapos não sei o que aí de minha propriedade. Ela é uma invasora, que invade os terrenos alheios e quando se dá conta já distribuiu aos desprovidos. Ela quer partilhar o que é meu, mas eu tenho tão pouco, que nem partilha dá para fazer.
há 11 horas · Curtir · 2

José Eduardo Zé Loca Gol Guerreira pra c...
há 8 horas · Curtir · 1

Maria Ines Faneco Amoooooooooooooooooooooooooooo
há 5 horas · Curtir · 2