segunda-feira, 29 de setembro de 2014

MEUS TEXTOS NO BOM DIA BAURU (297)


UMA NO CRAVO, OUTRA NA FERRADURA


A NO CRAVO:

PROGRESSISTA SEMPRE, EIS A SOLUÇÃO (texto nº 297, publicado 27/09/2014 no BOM DIA BAURU, n'O ALFINETE, de Pirajuí na mesma data e hoje, 29/09/2014 no Portal PARTICIPI - UM ADENDO AO TEXTO: Nessa semana de eleição estarei escrevendo muito de como a encaro e a percebo, dessa forma, peço para os que discordem mantenham um mínimo de respeito pela minha concepção de vida. Assim como Tatiana Calmon já havia escrito semanas atrás, faço o mesmo: Não comentarei escritos de outros contrários ao que penso por esses dias e não me venham com desrespeito e maledicências, pois santo do pau oco é o que mais existe vicejando por aí). Vamos ao meu texto semanal:

Fui ouvir o candidato a deputado estadual pelo PT em visita à Bauru, Renato Simões. Sua fala me agrada. Ele faz parte de uma ala petista mantendo os velhos ditames do partido quando de sua criação. São muitos, a ala dos persistentes e resistentes. Insistem em remar dentro do barco petista do que buscar algo novo fora. O que fariam fora? “Para que criar mais um gueto, se ainda existe possibilidade de reverter esse, o grande partido ainda com muita sustentação política e credibilidade junto à população?”, diz. Isso de permanecer e tentar de todos os meios uma depuração é instigante. Acreditam num revival petista.

Nítido e mais do que acentuado o tom progressista do partido nas vésperas da eleição. Quando a viola caminhava para o caco, eis que os próceres do partido se voltam para suas bases, ouvem o clamor advindo e prescrito em seus velhos ditames, apelam aos trabalhadores e aos mais pobres, segmentos majoritários dentro do eleitorado. Nesse momento, esses servem para rejuvenescer o discurso, oxigenar idéias, mudando o tom, deixando-o mais palatável aos ouvidos da imensa maioria da população, em detrimento da permanência perfilado com os interesses da elite financeira e empresarial.

E quando decidem por isso, percebam, os resultados favoráveis afloram. Esse reforço do tom progressista é comum no PT em vésperas de eleição, mas não pode mais ficar só no campo das hipóteses. Precisa ser colocado em prática, diária e contínua, até para sua própria sobrevivência física. O partido chegou a cambalear com a sustentação de um discurso e prática contendo tudo o que criticavam no passado. Simões e quem o recepcionou na cidade, o também candidato Roque Ferreira, esse a federal, apostam nisso e seguem no partido defendendo essa depuração.

Mas o que seria isso? A nítida necessidade desse imenso partido fazer uma espécie de limpeza oxigenante em seus quadros. Está cheio de graúdos com o pé em duas canoas, alguns já apoiando Skaf ao Governo estadual no 1º turno, a redução da maioridade penal, agronegocistas juramentados, abanando o rabo para as empreiteiras e fazendo declaradamente o jogo do adversário. Não acredito ser o caso de perder a eleição para que a reversão ocorra, mas o PT precisa definir de uma vez por todas de que lado está no encaminhamento do que deseja para o país e não mais mijar fora do penico. O tom progressista de hoje não pode esmorecer, pois talvez essa venha a ser sua última oportunidade. O lado de lá uma hora pode se cansar de apostar em quem diz que vai acelerar, mas continua com o pé no freio. Os sinais disso são mais que claros.


A NA FERRADURA:

OUTRO DIA ME PERGUNTARAM ONDE ESTARIA O QUERIDO RICK STONES - ONDE MESMO???

Disse que a última notícia que tinha dele era repassada por seus familiares. Franca recuperação, com gente muito querida de sua família no trato pessoal junto a ele, acompanhamento de perto, tudo pelo seu restabelecimento. Era o que sabia.

Algo mais me chegou às mãos ontem e num folheto promocional.
A BATATARIA ROCKN'N ROSTI - DELIVERY é especialista na cidade em "batatas recheadas, douradas no azeite, crocantes por fora e macias por dentro", como apregoa seu folder. Atende pelo fone 32028288 (não conheço seus donos, viu!).

Fui conferir o cardápio e lá algo sui generis, uma reverência bonita de ser vista a vários monstros sagrados do rock'n rool, principalmente os internacionais dando nome às batatas recheadas. Brasileiros encontrei quatro referências, todas significativas, Renato Russo, Cazuza, Raul Seixas e numa demonstração que os donos da batataria são mesmo bauruenses, lá está o quarto nome: RICK STONES. Esse acepipe, que quero provar é assim constituido: Mussarela, presunto, tomate e orégano. E mais, custa somente R$ 16,90, com entrega em sua própria residência, sendo servido com Coca-Cola.

Pronto para os que insistiam em achar o imortal Rick, eis algo do seu paradeiro. Uma bela homenagem de quem nunca esquece de tão viva pessoa e tanta falta faz nos que amam a irreverência, picardia, ousadia e malemolência musical. Está batatando no momento!!!

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOSDO FACEBOOK SOBRE RICK STONES - PARTE 1:

Aleafar Trebuhcs hahahah demais!
25 de setembro às 08:50 · Curtir · 1

Paulo Roberto A lenda do rock bauruense eternizada. Muito bom mesmo. Vamos ver o Rick, ué. hehehe meu regime que me entenda....
25 de setembro às 08:54 · Curtir · 4

Paulo Roberto Anna
25 de setembro às 08:54 · Curtir

Tatiana Calmon bora la... ja ja quem sabe termos a batata carlinhos bauruzão rs
25 de setembro às 08:58 · Curtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino Vocês sabiam que o Sivaldo Camargo é outro bauruense que tem seu nome imortalizado num cardápio da cidade. Está lá no TemploBar Bauru, um suculento franguinho na cumbuca. Comi muito...
25 de setembro às 09:04 · Curtir · 6

Ademir Tavares de Sousa Justíssimo!!
25 de setembro às 09:31 · Curtir · 2

Paulo Brizolla este artista é DEMAISSS.....lembro dele no SCARAMOUCHE....tocava BOB DYLAN divino ....era covardia para quem cantava depois dele.......um artista excepcional.....
25 de setembro às 10:30 · Editado · Curtir · 3

Helena Aquino A BATATA dessa BATATARIA é maravilhosa .... já experimentei .... e a entrega é rápida .... vcs vão amar ...
25 de setembro às 10:20 · Curtir · 1

Leila Pinto Henrique Perazzi de Aquino, Paulo Roberto e Tatiana Calmon, essas batatas são maravilhosas ... eu conheço muito bem!!! ......kkkkk
25 de setembro às 10:40 · Curtir · 1

Jaqueline Andrade sempre em nossos loucos corações... coragem Rick...
25 de setembro às 10:44 · Curtir · 2

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK SOBRE RICK STONES - PARTE 2:

25 de setembro às 10:44 · Curtir · 2

Marcia Nuriah Saudades do Rick Stones, as caronas p a Bela Vista com direito a passadinha na padoca da Machado de Mello - essa mesma - pra cafe com pao na chapa antes de dormir. Eu com meu fusquinha 69, la nos anos 80 !!!!!
25 de setembro às 11:06 · Descurtir · 7

Henrique Perazzi de Aquino A padoca da Machado de mello, cara Marcia Nuriah é hoje a nossa única padaria dentro do centrão funcionando 24h do dia. Como tem posto policial em frente, ainda dá para reviver o tal do pão na chapa antes de dormir.
25 de setembro às 11:23 · Curtir · 7

Carlos Renato Moura passa todo dia em fente ao meu serviço...
25 de setembro às 11:54 · Descurtir · 1

Anna Julia Meeuu tiio Nossa que lindoo *--* Ele esta muito bem e ficara muito feliz em saber dessa homenagem
25 de setembro às 12:35 · Descurtir · 2

Marcia Regina Zamarioli A batata é bem gostosa diferente de tudo que já comi...vale à pena! Hehehe estamos nós aqui num jaba com a batataria...
25 de setembro às 12:58 · Descurtir · 1

Iza Vecchi Rodrigues Covolan Paula Pop
25 de setembro às 16:08 · Curtir

Ze Canella Rick Stones , Carlinhos Bauruzão ... Lendas do rock ....
25 de setembro às 17:58 · Descurtir · 4

Luiz Manaia Saudades do Rick!! Bela homenagem!!
25 de setembro às 19:42 · Descurtir · 2

Kleber Felipe Rick Stones..na época do Café Mania...sdds...
25 de setembro às 22:10 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Eu e Ana pedimos uma Rick Stones, dividimos ao meio e mesmo assim sobrou um pedaço. Acabamos de comer o nosso amigo roqueiro, suculenta batata. Recomendo... Vou nanar de batata cheia, ops, digo, de barriga cheia de rock... Rick Stones fazendo história.
25 de setembro às 23:42 · Curtir · 2

Maria America Ferreira · 70 amigos em comum
Nossa, viagem no tempo. Rick Stones cantando Cocaine no Armazén Bar , padaria da Praça Machado de Mello e anos 80... Tudo que havia de melhor em Bauru... A última notícia que tivemos é que o Rick está bem, trabalhando em uma cooperativa de arte.
26 de setembro às 11:29 · Descurtir · 4
Henrique Perazzi de Aquino

Anônimo disse...

Henrique, gostaria mesmo que você estivesse do lado de cá, na noite do Chávez em Buenos Aires eu tinha a certeza que você estaria nos projetos da vida para um dia bater pé pelo mundo, mas infelizmente tem se colocado com pessoas que fazer um discurso, muito raso por sinal, mas sempre com segundas intenções na política, a maioria é assim.

Entenda uma coisa, um ideal é parte de algo maior, que exige entendimento, amadurecimento e coerência, ser revolucionário não é mostrar o quanto se pode fazer por uma revolução e sim fazer o que a revolução pede, ela não é o meio que se vive e sim para como vivemos por ela. Eu poderia e vc sabe disso, ter mil justificativas tacanhas para abandonar o comunismo e "ganhar" a vida ou viver exatamente como esses falsos que vc se aproxima, fazer o discurso mas viver pendurado em grana de sindicatos, em dinheiro público, é fácil viver como "esquerda" assim não?? E no primeiro sinal de derrota o sujeito muda até de time.

Confesso que tem momentos que dá vontade de desistir da vida, nunca tive tantos problemas de saúde como de dois meses pra cá, hoje gostaria apenas que as coisas onde moro não interferissem diretamente nas coisas que projeto fazer. Não consegui finalizar nenhum dos cursos que queria, hoje se eu sair dessa e conseguir voltar a ter saúde de ferro, vou sumir desse país, o Brasil se tornou um país redondo, só anda em círculos, o visual da nação muda ao passar dos anos, mas a forma não muda, a base de sugar as pessoas se mantém e você não consegue ver a realidade que ao PT se mostrar igual, ele matou com qualquer chance não apenas de mudança, mas de manter um ambiente pensante e questionador, a militância hoje só hostiliza, eu mesmo vejo isso pelos bombardeios que recebo, querem censurar críticos, censura humoristas, é essa gente mesmo que você quer estar ao lado?? Ontem fiquei revendo alguns momentos do Plínio na eleição passada e te digo, que saudade bateu dele e também das loucuras do Brizola, ver a Dilma como os outros fazer aquela fala ensaiada pelo publicitário, tudo é devidamente ensaiado como uma peça para contornar questões que deveriam ser pensadas na nação.

Henrique, sábado retrasado estive em SP como falei, era para eu ter saído muito feliz, foi o melhor desempenho que já tive num debate, engoli todos e tirando a claque petista, a maioria adorou, nunca conversei com tanta gente após um evento, incrível como as pessoas estão carentes de questionamentos, de críticas, mas saí não muito feliz porque vejo como falta gente para fazer isso hoje como se fazia antigamente, jamais quis ser sozinho nisso e antes não era, mas até pessoas que desejam algo de diferente como você, na hora acabam distanciando e escondendo coisas tudo para defender o PT, não há diferença na tática de tucanos e qualquer outro.

CONTINUA...

Anônimo disse...

Dias atrás eu estava andando no centro da cidade e trombei com o Roque e o Fabrício na Azarias onde fica o escritório deles, o Roque sabe onde pisa comigo, falei pouco com ele, mais com o Fabrício, mas o Roque além de criticar tb o PT como eu fiz, ele tb reconheceu que os trabalhadores estão rompendo com o PT, e que logo irão romper de vez e talvez já seja na próxima eleição em 2018. Agora, por que ele não diz isso em público?? Não diz pra você?? Porque por enquanto é negócio ficar no partido, não faz sentido pra quem vive de disputar eleições ir a um novo partido pequeno e sem chance de eleição, é a tal zona de conforto que te falei outro dia, se você ler a entrevista dele ao JC na série dos candidatos de Bauru, veja que ele está dando uma boa entrevista até que o JC faz uma pergunta que ele não esperava, é nítida a reação de espanto pois ele subiu no muro pra responder, sobre se ele abriria mão então dos 15 milhões a qual o deputado tem direito para verba ao município, aí assustou, pois potenciais eleitores estão lendo o jornal não é mesmo?? Essas correntes, eu não tenho.

Conheci no debate, uma moça francesa e uma vietnamita que estão fazendo um intercâmbio no Brasil, ouvi isso delas, que pensavam não existir mais no Brasil gente com poder crítico, elas tem a mesma observação que eu, um país passivo as mazelas e sem poder crítico, eu disse a vietnamita que era um admirador do Ho Chi Min, e ela respondeu dizendo ser o primeiro a dizer isso a ela por estas terras, a visão que elas tem do PT como estrangeiras é corretíssima, assemelham o Lula ao Sócrates de Portugal, a mesma traição e oportunismo, os militantes da Liga Internacional Comunista, elas disseram que todos tem plena consciência da adesão neoliberal do PT. Fiquei apaixonado por elas, lindas e realmente idealistas sem essas veleidades pequeno burguesas como as mulheres daqui, mesmo as que se dizem de esquerda, eu sempre imaginei que encontraria uma grande companheira não aqui, mas nas mulheres de fora, elas me convidaram para conversar no domingo, eu aceitei mas passei muito mal aquele dia e voltei sem poder conversar mais, tem dia que até estou normal, mas outros fico ruim, não sei se tenho algo pior porque fui usar o serviço de saúde e é uma piada, não se consegue nada pra hoje, 3 horas para ser atendido e a consulta dura 3 minutos.

Não escrevo mais nada sem base, nada aqui está fora da realidade e incoerente, nada.

E só pra fechar como as pessoas hoje só pensam em si, outro dia estava lendo um edital de Agudos e adivinha?? A ATB do sr. Kyn Júnior contemplada com generosa grana do poder público de Agudos, agora pergunto, como ser crítico pela arte, ter toda a liberdade para dizer o que pensa e questionar as pessoas, se pessoas confortam-se nos braços dos governantes???

Jamais confunda o idealismo com o indivíduo, porque este faz uso do idealismo, quanto que o revolucionário deixa o idealismo fazer uso dele. Queriam tanto uma sociedade "igualitária" Henrique, que conseguiram, nunca vi tantos iguais.

E não me considero um anormal, eu sempre fui totalmente normal, as pessoas em sua maioria é que ficaram bizarras, politicamente corretas, com auto patrulha.

Camarada Insurgente Marcos Galeano "Stalin III"
Comunismo em Ação - A RETOMADA