segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

BAURU POR AÍ (107)


HOJE TEM NOROESTE... ONTEM TEVE EVENTO FESTIVO... (COPA SP DE FUTEBOL JR)

Ontem estive na Festa Oficial da Abertura da Copa SP de Futebol Jr, versão Bauru (Noroeste, Luverdense MT, Comercial PI e Fluminense RJ), 21h, num evento comandando por Bruno Mestrinelli, mas capitaneado pela atual direção do Esporte Clube Noroeste. Se querem saber, acho que o evento só foi possível, assim como a realização da etapa bauruense pelo envolvimento da Prefeitura Municipal, bancando as despesas de mais de R$ 150 mil reais incluindo hospedagem e alimentação das quatro delegações nos Hotéis Obeid e Fenícia). O buffet, ocorrendo lá nos salões do Obeid Plaza, também deve ter sido também bancado pela Prefeitura, pois o Noroeste, como é sabido não está lá para fazer convescotes e salamaleques. Só fui por um único e exclusivo motivo. Convidado por Cláudio Amantini, não consegui recusar o convite e lá estivemos. O Noroeste está no meu sangue, que pulsa por esse time, o de minha aldeia.

Ouvi todas as falas dos convidados a fazar uso do microfone montado pela SEMEL. Primeiro, o presidente do Noroeste, que não conheço pessoalmente, só de vista. Promessa de muito trabalho, empenho e pouco do que realmente queríamos ouvir, do que está sendo feito para colocar o bloco na rua. Na seqüência, assim de improviso chamam seu Cláudio e ele, numa forma das mais emocionadas, faz um relato a emocionar todos os presentes. Não se faz mais futebol como dantes, isso mais do que sabido, mas dentre tudo, elevando o tom, num doído lamento clamou para que o estádio não seja passado à Prefeitura, pois o “Noroeste precisa buscar caminhar com suas próprias pernas”. Disse mais, que existe a “necessidade da formação de um novo Conselho Deliberativo, mais atuante e que vá em busca de soluções”. Novos tempos, arejados e só com muita renovação, foi isso que entendi e saquei da fala.

Depois dele quem fala é Estela Almagro, vice prefeita, que se diz emocionada com a fala do seu antecessor e vestindo uma camiseta com as cores e brasão do glorioso, diz do filho que é meia do time atual e, dessa forma, estará em todos os jogos, gritando pelo filho e também lutando nos bastidores por novos dias. Devemos acreditar? Sim, não quero entrar no mérito nesse momento do tipo de ajuda, mas ela vindo de forma honesta, suada e batalhada, será de bom alvitre não recusar. Na seqüência, o vereador Roberval Sakai representando a Câmara dos Vereadores (o vereador Raul de Paula também estava presente), também se diz noroestino e prega ajuda e possibilidades. Quem finaliza é o representante do atual Conselho Deliberativo, talvez o único deles ali presente, Daniel Rufino. De sua fala algo inflamado: “Não vamos abandonar o barco e o mínimo que podemos fazer no momento é devolver o time de onde saiu, na terceira divisão”. Engoli em seco, mas mantive a fleuma.

Sentei na mesa com os representantes da Sangue Rubro (Pavanello me explica dos motivos da saída de alguns membros da torcida reativando a Falange Vermelha) e troquei curta conversa com alguns membros da imprensa, como Thiago Navarro do JC, Jota Martins da 87 e Roberto Maldonado, também da 97 (ninguém da Auri-Verde). Mais ouvi do que falei. Não sou intrometido, nem muito xereta. Queria muito ver o Noroeste poder dar a volta por cima, com uma ousada proposta, mas sei o quanto é difícil surgir investimentos assim do nada. Credibilidade perdida é difícil de ser reconquistada e todos os presentes sabem muito bem disso. Tenho pouco a falar sobre algo mais. Não vi esse algo mais, vi sim que, iremos esse ano caminhar com o que se tem. Seu Cláudio circula entre as mesas, ele sonha, se diz com tempo para ajudar, mas está com 85 anos e nem em sonho lhe permitirão fazer as loucuras financeiras que fez no passado. O momento é difícil, poucas risadas, muitos de cabeça baixa e para finalizar encerro com algo que nada tem a ver com futebol. Logo na chegada dou de cara com Giasone Candia, o simpático presidente do DAE. Vou lhe cumprimentar e lhe digo algo ao pé da orelha:

- Giasone, se sair ou saírem contigo e o que entrar for quem está sendo aventado, aí teremos que te amarrar na cadeira da presidência. Ruim contigo, ano regido por Ogum, prenúncio de muita luta, ele guerreiro e nós precisando defender mais as coisas dessa terra, tudo poderá piorar.

OBS.: Foi lindo ver o abraço do funcionário do som da SEMEL, ao final de tudo, saindo de seu lugar indo fazê-lo em Amantini. Contou detalhes de uma peixada onde estiveram juntos há mais de 20 anos. Por fim, amanhã posto aqui o vídeo da fala emocionada do Amantini, sobre sua paixão e amor eterno, absoluto e irrevogável noroestino. O evento foi público e a fala gravada por mim, ouvida por todos os presentes, já deve ter caído do domínio público. Não deverá causar nenhum frisson além do já previsto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Na história do Noroeste, seu Cláudio éseu Cláudio e o resto é bosta.
João Manuel

Anônimo disse...

Esse é o Brasil, dinheiro público bancando evento de instituição privada, uma vergonha. Conhecendo os bastidores da dona Estela, picaretagem total, é incrível ver uma opinião positiva, realmente tá sobrando picaretas no Noroeste, sempre os mesmos papos e nenhum projeto e entendimento do que é gestão de clube, com "torcedores" assim o time rival nem precisa montar a caravana.

Quanto ao DAE, a mesma merda de sempre, aceita-se o ruim, nunca buscar o melhor que é a solução, foda-se que o cara é simpático, administrativamente é outro omisso e incompetente que assume a pasta.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Marcos

Picaretagem no atual momento do Noroeste eu concordo

Lucas