segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MÚSICA (120)


AZULÃO DO MORRO E UM APLAUSO PARA ALGO DO PÓS-CARNAVAL

Esses temas no entorno do Carnaval não terminam nunca. Acho ótimo. Trago mais um à baila. Dos resultados do bauruense, alguns mais do que discutíveis. E não é assim também no futebol? A perfeição ou o enquadramento dentro de minha percepção de correto não é também discutível? Interminável discussão e já amainada com o passar dos dias.

Acompanhei os desfiles dos blocos e escolas de samba nos dois dias no Sambódromo. Não entendo muito para julgar, mas o faço em alguns momentos. Desci a avenida do samba em cinco oportunidades. Duas com blocos e três com escolas de samba. Foi minha experiência de maior amplitude desde que me conheço por gente. Vivenciei in loco o que é de fato estar inserido no contexto. Ganhei experiência e já não faço críticas gratuitas e fortuitas a uns e outros. Pondero mais. Entendo mais o outro lado, o de quem faz, como faz, em que condições. Tento levar tudo isso em consideração para escrever disso e daquilo.

Pois bem. Tudo se findou, apuração definida, troféus entregues e daí fui observar um algo a mais. O que as escolas fazem por esses dias de pós-carnaval? A desmobilização é ampla, geral e irrestrita? Nem todas. Quantas aproveitam para alguma reciclagem, tanto de ideias, como de pensamento e ação, levando seus passistas, membros atuantes, componentes de alas, ritmistas para conhecer outras realidades?


Quem fez isso? A mais periférica de todos, a que já possui um belo trabalho junto da sua comunidade, por sinal, muito carente, a AZULÃO DO MORRO, do Parque Jaraguá fez algo nesse sentido e enalteço aqui.Um micro-ônibus saiu lotado de Bauru logo após o almoço do último sábado, 21/02. Nele gente de todos os matizes da escola e alguns poucos de outras.

O destino foi a capital paulista. Foram assistir ao desfile das campeãs paulistanas, não sem antes passarem por alguns barracões de importantes escolas. Imagine o que isso produz na cabeça dos integrantes da escola. Algo inimaginável. Efusivos parabéns ao presidente Valdemir Cavalheiro, o Mi e a mentora e idealizadora da escola, Cidinha Caleda. Não me perguntem quem pagou, como pagou, pois não sei e nem quero saber. O fato é que vi pelas redes sociais fotos do ônibus lotado, gente da escola em algo mais do que aproveitável nesse período. O fato não pode passar batido e merece ser copiado por todas as demais.

Sair do mundinho só nosso é também uma forma de ampliar maravilhosamente conhecimentos. A Azulão acaba de fazer isso e sai na frente das demais. Se outras fizeram ou fazem o mesmo, o parabéns será estendido. Meu relato não se trata de um ou outro dirigente, figurão de alguma escola que foi ver o desfile isoladamente ou levando somente os mandantes do grupo dirigente. Trata-se de levar os que sambam na avenida, os que suam a camisa, os que ralam e sem eles uma escola não sai na avenida nem que a vaca tussa. É com a ida desses que o algo novo pode de fato surgir e despontar.
OBS.: Todas as fotos foram retiradas das redes sociais e são de integrantes da escola, todos em estado de graça com o proporcionado pela viagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Percebi algo nesse seu texto, acho que foi essa sua intenção. Uma das escolas menos abastadas, com menos recursos, é justamente essa a que propicia a alguns dos seus integrantes, não só diretores, ir conhecer experiências enriquecedoras num outro patamar. O texto ressaltou bem isso e foi isso o que mais gostei.

O carnaval aqui nas barrancas de SP, beirada matogrossense não foi lá essas coisas, mas com algum agito. Eu é que fico só olhando de longe. Não tive a mesma coragem sua de sair num monte de lugar.

Paulo Lima

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Helena Aquino Que legal !!!
23 de fevereiro às 17:44 · Curtir · 2

Ricardo Blanco Kaleda
Foto de Ricardo Blanco Kaleda.
23 de fevereiro às 20:36 · Descurtir · 4

Cristiane Ludgerio Foi o máximo
23 de fevereiro às 22:47 · Descurtir · 1

Jair Fontao Odria Parabéns ao Azulão do Morro pela atitude de levar seus componentes e convidados para conhecerem os barracões das Escolas e a apoteose no Anhembi, em São Paulo, isso traz um grande aprendizado a todos e também cresce a vontade de se fazer algo diferente no próximo carnaval.
28 de fevereiro às 01:08 · Curtir · 1

Val Da Vila Lourival A CIDINHA faz um trabalho de grande LOUVOR, pois lida com o pessoal da sua comunidade o ano inteiro, e olha que faz anos e anos, na cultura, no esporte em tdo que a comunidade precisa no dia a dia , meus sinceros respeito, por esta batalhadora, Parabens pelo grande desfile no sambadromo, Azulao do morro, Val Da Vila Lourival e CIDA esposa