quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

UMA FRASE (127)


AJAX FICA DEZ ANOS SEM RECOLHER FGTS DOS FUNCIONÁRIOS


Primeiro conto uma história aqui de minha casa. Trabalha aqui, tomando conta maravilhosamente do meu pai, uma pessoa, que não consigo denominar de Empregada Doméstica, mesmo o sendo. Ela cuida da casa e de dois velhinhos, meu pai e eu. Faz o que tem que ser feito. Ótima. Tem outro lado dela que admiro muito. Ela pega demais no meu pé em tudo o que diga respeito aos seus direitos trabalhistas. Vive se assuntando sobre isso e me cobra tudo. Há mais de um ano recolho o seu FGTS, pois se for esperar a decisão do Congresso favorável a elas, isso continuaria sendo adiado por tempo indeterminado. Ela ficou contente e me cobra mês a mês o dia do recolhimento do seu INSS, FGTS e o devido pagamento no quinto dia útil. Faz mais. Mostrou a mim uma pasta onde guarda extratos recebidos do FGTS, mês após mês. Tudo guardadinho. Do INSS, sei que acompanha via internet os recolhimentos. Não é desconfiança, sei disso. É o procedimento que todo trabalhador deveria de fato ter em relação ao seu emprego e empregador. Ela deixa aqui em casa sua força de trabalho e a reciprocidade tem que ser ali, na pinta. Aqui, acredito não deixo a desejar. Meu pai acompanha e fiscaliza tudo do alto dos seus 86 anos. Ela me diz algo todo santo mês, uma repetição de algo que não esqueço jamais: "EXIJO SÓ O QUE É MEU DE DIREITO, SEU HENRIQUE".

Agora conto uma das tantas histórias envolvendo a AJAX, essa empresa bauruense de baterias que faliu, deixou seus funcionários a ver navios e acampados na frente da hoje fechada fábrica, aguardando uma solução para seus empregos e recolhimentos trabalhistas em atraso. Um vergonha. Foi divulgado que ficou aproximadamente dez anos sem recolher o FGTS dos funcionários. Mas como? E ninguém denunciou isso? Como a fiscalização age com empresas nesse caso? Não existe nenhum mecanismo capaz de detectar esse absurdo atraso e cobrar do empresário? Impossível permanecer tanto tempo sem que nada fosse percebido. São tantas as perguntas e estupefato fico ao comparar a situação dos funcionários dessa empresa e o que ocorre aqui em casa. A funcionária aqui de casa me cobra e mostra os extratos recebidos mês a mês, mas no caso da Ajax como terá sido o malabarismo para que seus funcionários não botassem a boca no trombone, não descobrissem nada e continuarem sendo enganados mês após mês? Um sonegador individual é penalizado de forma exemplar pelo fisco, cercado hoje via internet em suas transações e algo que não me entra na cabeça é como essa sonegação foi sendo empurrada com a barriga por tanto tempo e só agora, com tudo no fundo poço vem à tona. Essa história deve ter muitos e muitos capítulos ainda encobertos e necessitando de serem revelados. Cadês as explicações para isso tudo. Nesse caso nem o que lhes é devido de direito receberam.

3 comentários:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Roque Ferreira A divida da Ajax é de 200milhões. As dívidas trabalhistas que constam no Processo de Recuperação Judicial é de 7 milhões. Todas as denúncias foram efetuadas tanto ao INSS quanto ao MTE. Ocorre que as empresas assinam acordos e não cumprem. Este caso é mais grave, pois outras empresas como a Sorena(fabricava bolsa e roupas íntimas), que funcionava irregularmente dentro do prédio da Ajax também fraudou os trabalhadores, a união, o estado e o município. Outras empresas de fachada também adotaram a mesma medida. A empresa está em processo de RJ. Não foi decretada a falência. Trabalhadores elegeram uma comissão de fábrica, e trabalham com a perspectiva de assumirem o controle da mesma. O acampamento é para evitar que o patrimônio seja roubado.
5 h · Curtir · 2

José L R Schubert E ONDE ELES ENFIARAM TODO ESSE DINHEIRO DO FGTS? ISSO ERA DOS EMP-REGADOS, FOI DESCONTADO PARCIALMENTE DOS SALÁRIOS... ISSO É ROUBO NÉ?
5 h · Curtir

José L R Schubert BRINCADEIRA COMO NADA ACONTECE CONTRA ESSES SAFADOS AQUI NO BRASIL. TODOS SAFADOS MESMO, METEM A MÃO E A COISA ACABA SEMPRE EM PIZZA...
Foto de José L R Schubert.
5 h · Curtir

José L R Schubert E, SE BOBEAR ELES É QUE SÃO OS PREJUDICADOS...
5 h · Curtir

José L R Schubert SOMOS EM MAIS DE DUZENTOS MILHÕES DE HABITANTES NESTE PAÍS... SE RESOLVERMOS FAZER A JUSTIÇA COM AS NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS, TIPO OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE, SERÁ QUE A COISA MORALIZA? MAIS DE 10 ANOS SEM DEPOSITAR O FGTS NAS CONTAS DOS EMPREGADOS E A CAIXA ECONÔMICA NUNCA ALERTOU? PORQUE NUNCA ALERTOU SE ELA SABE TUDO E CONTROLA TUDO?
5 h · Curtir · 1

Clayton Dias · 9 amigos em comum
O pouco que entendo diz o seguinte. A empresa não consegue homologar um funcionário sequer seja no ministério do trabalho ou no sindicato da classe se não estiver em dia com os recolhimentos de FGTS. Sera que nestes 10 anos a AJAX não demitiu ninguém ? Tem coisa errada ou nesta informação ou no ministério do trabalho, ou ainda no sindicato.
4 h · Editado · Descurtir · 2

Agnaldo Lulinha Silva Realmente e uma vergonha este patrão vagabundo e picareta tem sim que ocupar a fabrica e só sair com todos os direitos trabalhista parabéns aos trabalhadores da Ajax pela luta
4 h · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Clayton Dias, sim, pode ser. O Roque Ferreira havia escrito dos acordos feitos e depois não cumpridos. Na vigência de algum acordo, talvez homolgalções sejam possíveis. Também estranhei muito o tempo muito alongado inadimplente e sem nenhuma restrição/punição.
3 h · Curtir

Eliza Carulo 10 anos e tudo camuflado e levanta a poeira e vai embora a impunidade neste país deixa a desejar novamente quem paga sempre a conta é o trabalhador espero que esses trabalhadores não desanimem e lutem com força e mente para que tudo se esclareça para eles que tem sua família por detrás possam receber tudo aquilo de direito que é deles.
53 min · Curtir

Gerson Trevizani O FGTS não é descontado do salário....o empregador é obrigado a depositary 8% do valor do salário na Conta do fundo de cada funcionario....quando ele dispensa um funcionario ele é obrigado a depositar o que está devendo de fundo daquele func.
42 min · Curtir · 1

Roque Ferreira Quando realiza alguma demissão a empresa realizava o depósito do FGTS e o INSS de forma individual. Um expediente utilizado por muitas empresas.
11 min · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Nunca o fazia mês a mês a todos, mas individualmente para aquele que estava sendo demitido. Se nem como obrigação o fazia, imagina agora que a viola já está no caco. Um dos maiores males desse país não é o tal do IMPOSTOMETRO, mas sim a SONEGAÇÃO, vide o que o Lava Jato tem descoberto dos graúdos nacionais e a mídia vem tentando acobertar.
8 min · Curtir

Anônimo disse...

Henrique, vou lhe contar rapidamente duas histórias de amigos que vc vai entender bem um ponto que tb ocorre neste país, sobre a questão da superpopulação e submetida a lei da oferta e da procura como mercadoria.

Um amigo trabalhava numa firma que produzia produtos a partir do óleo de eucalipto, ele precisando muito do emprego aceitou as condições do patrão, registrava ele pelo valor X mas iria pagar somente 500 reais por mês, isso mesmo, menos de um salário, as atribuições dele era de ajudar na confecção dos produtos e fazer entregas pelo Brasil, tudo no bate e volta pois nem grana para dormir e comer o patrão dava direito, o cara chegou a fazer de caminhonete, bauru-brasília-bauru dirigindo e ainda tinha o pagamento atrasado em alguns meses.

Perguntei pq não denunciava o patrão, pq se tem uma coisa no Brasil que até funciona, são questões trabalhistas, pra ferrar é um pulo, porém ele me disse que se fizesse isso seria mandado embora e tinha muita gente assim como ele precisando do emprego, entende a lógica cruel dessa sociedade?? Os próprios trabalhadores acabam aceitando e sujeitando-se a situações assim, é complicado quando a corda aperta no pescoço.

Outro caso é de um amigo que trabalhava numa grande empresa que vendia tratores, a empresa faliu, fechou e ele e os demais trabalhadores ficaram sem receber, uma situação tipo da Ajax e o patrão avisou que a longo prazo acertaria algum dinheiro com todos, mas se alguém entrasse na justiça aí não receberiam nada, resultado, ficaram quietos por medo de não receber.

A situação é delicada e deve-se orientar da melhor forma para tentarem buscar seus direitos e seguirem a vida com um trabalho novo e sem pirotecnias nesse momento, como alguns se utilizam nesses momentos.

Camarada Insurgente Marcos

Henrique disse...

MAIS ALGUNS COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

José L R Schubert SR CLAYTON DIAS, ELES DEIXAM EM DIA SÓ O QUE É DO FUNCIONÁRIO QUE ESTÁ SENDO DEMITIDO...
20 h · Curtir

José L R Schubert NINGUÉM VAI PEDIR A RELAÇÃO DE TODOS O QUE INTERESSA PARA HOMOLOGAR É SÓ A DOCUMENTAÇÃO DO DEMITIDO
20 h · Curtir

Paulo Brizolla descontar FGTS do empregado e NÃO depositar é estelionato nítido e cristalino ....o PQ não se faz nada a respeito de uma coisa tão descarada ninguem sabe ou saberá ...e assim infelizmente este empresário que é reincidente ( fez o mesmo quando tinha uma outra empresa) nada lhe acontecerá ...é fod_
19 h · Curtir · 1

Maria Jose Nardo senhores como saber se os meus direitos estão sendo executados????? seria um serviço de utilidade pública obg
18 h · Curtir