terça-feira, 18 de agosto de 2015

CARTAS (145)


CARTA 1 - "CUIDADO! TODOS OS DESVAIRADOS ESTÃO SOLTOS"*

*Carta de minha lavra e responsabilidade publicada na Tribuna do leitor, edição de hoje do Jornal da Cidade:

O povo nas ruas está tão doente e insano quanto aquilo que diz querer combater. Não se encontra mais discurso uniforme e sensato. Coisa rara. Difícil foi presenciar algo anteontem, dentre tantos exemplos degradantes, o de alguém propondo realmente o fim da corrupção, essa endêmica e afetando tudo e a todos. Numa roda outro dia discutíamos sobre isso, o posicionamento conservador de certa camada da sociedade, principalmente a paulista e, num certo momento, disse: “Como estão conservadores hoje”. Fui corrigido e agora entendo. “Sempre o foram. Agora com os últimos acontecimentos estão tendo a oportunidade de colocar mais e mais as manguinhas para fora”, me disseram.

Pelas faixas pedindo a volta do Sarney, do regime militar, da morte do Lula e da Dilma, do extermínio de todos os que resistiram ao regime militar, a defesa do Cunha pelo simples fato de ele servir aos interesses dos que estão nas ruas, mais e mais a parcialidade da Justiça, tudo culminando com a violência ao pensamento em desacordo, a aversão ao vermelho, aos movimentos sociais e principalmente, o mais nefasto de todos, propondo o fim das suadas conquistas sociais, tenho que concordar, o conservadorismo vivenciado agora não é de hoje. Um velho filme, infelizmente não superado e muito menos resolvido.

Daí minha conclusão em forma de pergunta. De nada teria valido essa luta empreendida nesses anos todos, pois o espírito casa grande e senzala continua predominando entre nós? A corrupção que querem ver finda é a do PT, mas só essa e nenhuma outra mais. Está todo mundo cego, com ódio nas ventas e atirando para tudo quanto é lado. E os aloprados cada vez com mais voz, expondo a bestialidade toda quase sem contestação. Se é para derrubar o PT tudo vale, os fins justificam os meios. E o resto? A barbárie, como se sabe, alimenta-se do silêncio conivente. Pregar contra a corrupção é uma coisa, fazer isso ao lado de um discurso xenófobo, excludente, conservador e pregando um golpe é algo passando e muito de todos os limites.

É chegado o momento de conter os excessos e não dar a devida atenção aos insufladores do caos. Quem mente descaradamente como meio de propagar ideias, necessita de alguém cumplice do outro lado do balcão, alguém que aceite ser enganado. Muitos não estariam cumprindo esse papel? Não será dentro desse bestial quadro que resolveremos nossos seculares problemas. Falta seriedade nesse movimento oriundo das ruas. Hoje, o Brasil está menos alegre e se deixando levar por uma corrente que o tornará menos soberano, mais dependente, menos livre e cada vez mais obtuso, representando os interesses mais egoístas da humanidade. Só se atem aos ditames do capital, da usura, do pensamento único, do mercado, daí uma desesperança de algum conserto para o futuro. Nossos filhos padecerão demais nessa triste conjuntura. Por isso me vejo na luta com as armas que possuo, algumas poucas palavras.
CARTAS 2 - 8 ANOS DE ANIVERSÁRIO DA REVISTA BRASILEIROS*

* Carta de minha lavra e responsabilidade na edição de Agosto, n° 97 da mensal Brasileiros:

"Caro Hélio Campos Mello (diretor responsável) e toda equipe, os mais efusivos parabéns a tudo, todas e todos. Tive o prazer de saber da revista, pelo jornalista Ricardo Kotscho, em uma passagem dele por Bauru. Ganhei dele um número da edição zero. Daí por diante, comprei toidas nas bancas. Sou um chato, telefono quando a edição atrasa, quando esgota, quando não vem e compro, distribuo para amigos como presente, indico, faço o diabo. Isso tudo tem um motivo. Ela me representa. Simples assim".


Explicação para quem desconhece a Brasileiros: Só mesmo conhecendo e lendo suas páginas. Não adianta tecer loas e loas se não lerem, terem contato com um produto editorial de primeira linha, atuando dentro da verdade dos fatos. Um salutar jornalismo e com aquele slogan que, quando conferido é a mais pura verdade: "A revista mensal de reportagens, tendências, personagens, cultura, política e economia - Mais que informação, reflexão!".

Uma das poucas dentro do atual mercado editorial brasileiro que leio e indico.

Nenhum comentário: