quarta-feira, 12 de agosto de 2015

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (74)


DESABAFO CUSPIDO DE UMA SÓ VEZ SOBRE ATO DO DIA 16
Tudo isso poderia ser motivo para muito riso, mas a coisa é mais do que séria. Séria e trágica. Vejo que no mesmo dia desse Ato que apregoam ser contra a corrupção, mas até as pedras do reino mineral sabem não o ser, acontecerá outro ato, esse religioso. Uma passeata anual da igreja católica sendo absorvida pelo outro ajuntamento e todos bradando pelos mesmos motivos. Nesse da igreja, vejo e leio sobre o posicionamento do papa, tentando salvar sua prole e pregando exatamente contrário aos motivos pelos quais os daqui saem às ruas. O papa seguindo por uma trilha e o bispo local por outra. Quem lutou por tanta coisa transformadora no passado não pode em hipótese nenhuma estar envolvido com ações que resvalem para o ódio de classe, uma ação única e exclusiva para eliminar um só partido político, quando a imensa maioria deles estão mais do que contaminados, muito menos pensar e desfilar ao lado de quem apoia a volta do regime militar, nefasto e violento, como solução para nossos problemas. Como estar nas ruas junto de gente que menospreza a ação dos dignos movimentos sociais, os únicos ainda com seriedade na cobrança de conquista de direitos, exigindo a parte que lhes cabe nesse latifúndio? Impossível ouvir gente ao seu lado bradando algo contra Cuba, sem ao menos entender de fato o que se passa de fato com o resistente povo cubano. Nem me imagino estar ao lado de gente gritando pelo fim da corrupção, mas ocultando interesses outros, dos grupos que apoia, inclusive se beneficiando da ação de gente como esse Eduardo Cunha e até os apoiando incondicionalmente o judicialização da Justiça, quando um Poder encavala o outro, ocupa espaço que não é o seu e tudo seguindo os preceitos ditos e pregados por uma mídia mentirosa e que só defende os seus próprios interesses. Nunca poderia estar ao lado de gente gritando contra os programas sociais vigentes, todos ainda insipientes diante da tamanha necessidade da classe menos favorecida. Seria intolerável ver gente apoiando o fim dos direitos trabalhistas, pregando que o deus dinheiro é mesmo a única saída para tudo, como se nada mais existisse fazer nessa vida do que dizer amém e aceitar passivamente ser montado pela minoria que nos oprime há mais de 500 anos. Infelizmente a avenida Getúlio Vargas, a cada novo ato lá realizado se mostra o reduto onde desfilam os que combatem um país livre, altaneiro, soberano e justo. Eu não quero um mundo cada vez mais neoliberal e sem saídas, eu quero algo onde o dinheiro perca a sua força e as pessoas possam ser consideradas de fato e de direito. Nesse ato do dia 16 não poderei bradar meu grito contra os desmandos da elite que infelicita esse país, pois eles todos ali estarão, defendendo seus privilégios. Como poderei gritar contra o fim desse regime excludente, se por lá ninguém proporá o novo, algo socializante?
VIVA A PERPETUAÇÃO DAS CAPITANIAS...
Cada vez mais a Getúlio se consolida como espaço dos da Zona Sul e alguns que compram gato por lebre. Quero cada vez mais me enfronhar e estabelecer vínculos com o da Zona Norte e lá firmar meus relacionamentos. Daí nesse domingo, acordo cedo vou para a feira do Rolo, depois assisto jogo do Noroeste, almoço com meu pai, pego um cinema com o filho, namoro com a dileta companheira num parque qualquer, leio meus livros, como meus lanche numa barraquinha de ponta de vila, onde cervejarei com amigos, dançarei o verdadeiro samba e depois dormirei o sono dos justos. Em hipótese nenhuma posso pensar em pisar num ato cujos compromissos, atitudes e pessoas propagam exatamente o contrário de como penso e promovo minha ação de vida. O fim da corrupção lá deles é falácia, conversa para boi dormir, querem é continuar mamando como sempre o fizeram, excluindo um intruso, que também foi cruel, mas não é nem o maior de todos, nem o mais insano. É só mais um, tão ou mais bestial quanto tudo o que continuará vicejando nesse país. Nem na punição desses acertam, pois o fazem só a eles e deixam os piores ladrões desse país isentos. Minha ação e participação sempre estará em lugares e atos bem diferentes desse marcado para ocorrer dia 16. Impossível não ficar cansado desse hipócrita discurso cada vez mais moralista, excludente e reacionário. Marco posição e deixo sempre bem clara minha linha de pensamento e ação. A defendo doa a quem doer.

Não sou o dono da verdade, nunca tive a mera pretensão de um dia o ser, mas coisa que não faço é comprar gato por lebre ou participar de atos onde me conduzem com algo embutido e passando bem distante do que esse país realmente precisa para tornar-se livre e soberano. Era isso. Pronto, tá dito! Ao trabalho...
HPA

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, tudo isso só acontece porque o governo do partido que elegemos lá atrás, não foi diferente, não fiz o que tinha que fazer, e não falo de revolução, e sim de coisas totalmente possíveis dentro deste estado.
Faça o debate do Brasil com os que encabeçam discursos absurdos como "baixar carga tributária", terceirizações e etc, mas não desqualifique e dê as costas para a insatisfação dos trabalhadores, enquanto vc esteve fora, foi aprovada a redução da jornada de trabalho com redução salarial, esse já é o governo que mais mexeu negativamente nos direitos dos trabalhadores, fazer crescer economia às custas cruel com o trabalhador, será o massacre moderno à população.
Não importa mais quem esteja no governo Henrique, precisamos é debater as questões do país para que as pessoas possam pressionar pelos seus direitor e ter mudanças favoráveis de soberania, pleno emprego e contra essas propostas absurdas de reforma tributária e etc que estão encampando na cabeça das pessoas e elas estão comprando essa ideia pq não há quem rebata e esclareça isso, enquanto alguns propõe o absurdo, vc e outros se preocupam em proteger o governo.

A Dilma não irá cair, longe dos poderosos quererem isso, vc não percebe?? Ela irá terminar com zero por cento de aprovação o governo, mas dará tudo o que estes querem. Nem o PSDB quer a queda dela, com exceção do fraco grupo do Aécio, não me preocupa o oportunismo partidário pois o PT fez o mesmo no passado, me preocupa sim ver ideias sendo colocadas nas mentes das pessoas como as já citadas e não existir debate pq os que poderiam fazer estão preocupados com o governo.

O governo FHC passou pela mesma pancada Henrique, terminou com a popularidade lá embaixo, não pense que a Globo ou outras mídias tem partido, eles querem saber de seus cofres, a impressão que dá de o PT ser mais pressionado é que é o primeiro governo a enfrentar a era digital, pense nisso.

E o mundo jamais será neoliberal, apenas as colônias como o México, Hong Kong etc, e o Brasil que está quase lá e não por culpa dos outros Henrique e sim pelos que eram os "diferentes" e se revelaram iguais.

Não se engane também que os interesses do Bispo e do Papa são opostos, meu time tem Richard Dawkins Henrique, esse não ilude nem "marketeia" ninguém.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Henrique só mais uma coisa, vivemos numa época terrível de pensamentos reducionistas e não podemos deixar as coisas caírem nessa vala comum. A única coisa globalizada no mundo, são os padrões aspirados de consumo, instalados em todas as classes sociais, lembre-se que hoje nem a classe trabalhadora é homogênea como no passado, quando vc faz um discurso separando regiões da cidade, acaba indo contra até a obra marxista, porque a não é a origem do sujeito que vai determinar a sua consciência e esta consciência hoje está globalizada nos padrões citados, cuidado para num reducionismo não provocar a ira de pessoas que são boas mas precisam de orientações corretas, quem as faça saber questionar e pensar.

Hoje a tarde um cidadão desesperado entrou no ônibus e ajoelhou-se implorando para as pessoas por algum trocado pois não tinha feito uma refeição no dia, tanto ele como muitos ali dentro, não tem vida Henrique, não a vida que sabemos ser possível, volto pra casa triste, porque mesmo que alguém ou um governo dê uma comida a este senhor e tantos outros, eles continuarão a não ter uma vida, apenas peças manipuláveis de exploração.

Por isso, seguindo os textos do Juca e do Gregório, o que o PT fez ao dar continuidade é pra ser odiado e imperdoável pelos ainda revolucionários que são uns pobres diabos que não se venderam. Chega dessa desculpa malufista-quercista do que caga mas faz pelo "social".

Camarada Insurgente Marcos